Com investimentos de R$ 5,9 milhões, a governadora Fátima Bezerra lançou nesta quarta-feira (15) o novo sistema que usa tecnologia de ponta para fazer o acompanhamento das informações sobre chuvas, temperatura, umidade do ar e outras variáveis climáticas em tempo real. Será com ele que a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) fará o acompanhamento do inverno de 2022 de forma ágil e com maior grau de confiabilidade.

Com 291 estações espalhadas por todo o RN, o novo sistema de monitoramento meteorológico emitirá dois tipos de boletins diários. De hora em hora, gerado automaticamente pelo programa, e os híbridos, cinco por dia, com informações da rede automática e da convencional.

Na hora do lançamento, às 15h, o sistema registrava a ocorrência de chuvas em 37 estações, sendo a maior delas (25,4 mm) em Umarizal, na mesorregião Oeste. E o mapa da temperatura tinha o vermelho e o laranja escuro com predominância, o que significa temperaturas acima de 30ºC. Caraúbas (37ºC), Itaú (36,7°) e Severiano Melo (36,7ºC) eram a cidades mais quentes naquela hora.

A governadora Fátima Bezerra, que nasceu no sertão e sabe a importância que as chuvas têm para a economia e a sobrevivência dos que vivem no Semiárido nordestino, elogiou o trabalho da equipe da Emparn e dos parceiros que tornaram o projeto uma realidade. “O monitoramento é por demais importante porque possibilita adotar ações não apenas para a agricultura, mas para diversas outras áreas, como a defesa civil. Essa é uma demonstração clara de como usar a tecnologia para alicerçar as políticas públicas no sentido de otimizar recursos”.

Na solenidade, Fátima anunciou a liberação da contrapartida do Governo do Estado do Seguro Safra, disse que no dia anterior, cumprindo agenda administrativa em Mossoró, havia feito a entrega de sementes crioulas para que os agricultores possam aproveitar o período propício ao plantio e perguntou se já havia prognóstico para o inverno do próximo ano. “Estamos nos antecipando e torcendo para que haja um bom inverno em 2022”, enfatizou.

O secretário de Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais, Fernando Mineiro, lembrou que o projeto de modernização da coleta de dados meteorológicos foi mais um nó desatado pelo governo da professora Fátima Bezerra. “Estamos demandando um sistema de planejamento que extrapola, e muito, a área rural. Ele tem impacto também na vida das pessoas na área urbana, no abastecimento das cidades.”

Para o secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, as informações que já estão disponíveis para consulta pública no site da Emparn são importantes também para o pós-plantio: “O Governo do Estado está entregando um equipamento fantástico. Com ele, o agricultor poderá planejar as ações de pulverização da lavoura e diminuir os gastos da energia elétrica com a irrigação”.