O Ministério das Comunicações (MCom) promoveu, nesta quinta-feira (16/12), em Natal (RN), cerimônia com demonstrações de projetos utilizando a internet 5G. O evento marcou a implementação da tecnologia em perímetro específico da capital potiguar, além de testes com luminárias inteligentes e demonstrações de casos de uso da nova geração de redes móveis.

“Com a chegada do 5G, nós teremos uma oportunidade de preparar as nossas crianças e jovens para o novo mundo que está chegando”, comemorou o ministro do MCom, Fábio Faria, ao destacar que em Natal, a Brisanet começa a instalar os equipamentos ainda este ano para, até julho do ano que vem, cobrir toda a área metropolitana da capital.

Nas cidades de Uberaba, Uberlândia (MG) e Franca (SP), a Algar instalou a tecnologia de quinta geração para redes móveis na quarta (15/12). “Essa é a beleza do mercado livre”, enfatizou Faria ao indicar que todas as outras operadoras terão que implementar ações para não perder espaço no setor de telecomunicações.

Também estiveram presentes na cerimônia a secretária-executiva do MCom, Estella Dantas; os deputados federais João Maia, Benes Leocádio e General Girão; o prefeito de Natal, Álvaro Dias; e os presidentes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, e do Conselho de Administração do Grupo Guararapes, Flávio Rocha.

O evento foi realizado pelo MCom em parceria com a ABDI com o objetivo de promover o debate entre os setores público e privado para estimular a transformação digital por meio da difusão de tecnologias e novos modelos de negócios.

A ABDI será responsável pela instalação, em caráter experimental, de luminárias munidas com antenas 5G e câmeras de vídeo nas cidades de Ceará Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína jjkk(TO), Jaraguá do Sul (SC) e Curitiba (PR).
Tecnologia

A Brisanet, empresa que arrematou os lotes referentes às regiões Nordeste e Centro-Oeste no leilão do 5G, também realizou, durante o evento em Natal, demonstração com a tecnologia para exibir as diferenças entre o sinal de altíssima velocidade e baixa latência da quinta geração em relação à geração anterior. Já as startups de tecnologia mostraram o uso do 5G na prática, em casos como o Robo Educ, ferramenta de ensino para crianças; a impressão de 3D para escolas; um robô de acompanhamento para idosos; e um sistema de tradução automática para libras.

Leilão

O maior leilão de radiofrequências da América Latina ocorreu no início de novembro e arrecadou R$ 47,2 bilhões, dos quais mais de 85% serão revertidos em investimentos, devido ao perfil não arrecadatório do certame. Dessa forma, foi viabilizada a expansão da conectividade no país, levando internet de alta velocidade para localidades com pouca ou nenhuma conexão, e a cobertura de 36 mil km de rodovias federais e em escolas públicas.

Também estão previstas como contrapartidas a serem cumpridas pelas operadoras a implantação da infraestrutura de fibra óptica na região Amazônica, a estruturação da rede privativa de comunicação da Administração Pública Federal e a entrega de kits de televisão para famílias de baixa renda do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A implementação do 5G no país irá gerar impactos em diversos setores da economia, como a indústria, o agronegócio e a saúde. A nova tecnologia vai transformar a rotina dos negócios, a partir da conexão simultânea com mais computadores até o compartilhamento de dados em tempo real. Estas inovações permitem integrar e otimizar a cadeia produtiva ao operar grandes equipamentos de maneira remota.

Serviços de streaming, videochamadas e transmissões de eventos esportivos ou culturais passarão a contar com resolução melhor de imagem e áudio, sem interrupções ou perda de qualidade. Objetos do dia a dia, como eletrodomésticos, roupas e a até a própria residência, poderão ser conectados à rede mundial de computadores e acionados remotamente.