O Brasil registrou no mês de dezembro o menor número de mortes por Covid-19 desde março de 2020, quando ocorreram os primeiros registros de casos no país. Ao todo, segundo informações do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), o país contabilizou 4.329 óbitos em decorrência do novo coronavírus no período.

Vale ressaltar, porém, que os dados podem não corresponder à realidade dos registros, uma vez que os sistemas do Ministério da Saúde com as informações foram hackeados duas vezes.

A invasão criminosa atrapalhou a contabilidade dos casos e mortes pela em decorrência do novo coronavírus no país, em especial no último mês de 2021. Há ainda a chance real de subnotificação de mortes.

Neste sábado (1º/12), por exemplo, cinco estados do Brasil não divulgaram dados sobre a pandemia. Com isso, a média móvel registrada despencou a 97.

Segundo o Conass, Mato Grosso, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins apresentaram problemas técnicos para o acesso aos dados. Já o Distrito Federal decidiu não divulgar os dados relativos à pandemia em fins de semana e feriados desde novembro do ano passado.

Em comparação com verificado há duas semanas, houve variação de -30%, sinalizando desaceleração nos óbitos. Nas últimas 24 horas, foram 49 mortes e 3.986 novos infectados registrados em todo o país. No total, o Brasil já perdeu 619.105 vidas para a doença e computou 22.291.507 casos de contaminação.

Metrópoles