O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu, hoje, prorrogar por mais 90 dias o inquérito sobre uma suposta milícia digital que teria atuado contra a

Reprodução

democracia e o Estado democrático de direito.

O inquérito foi aberto em 2021, depois que o procurador-geral da República, Augusto Aras pediu o arquivamento de outra investigação que envolvia aliados do presidente Jair Bolsonaro. Na época, Alexandre de Moraes acatou o pedido de Aras, mas decidiu abrir um novo inquérito para investigar a atuação de milícias digitais. Em outubro, Moraes prorrogou as investigações por 90 dias, o prazo se encerraria no dia 6 de janeiro de 2022.

O objetivo do inquérito é investigar a atuação

de supostas milícias digitais nas redes sociais e descobrir quem são os responsáveis pela articulação e financiamento do movimento. Além disso, a Polícia Federal investiga se há uso de verba pública por parte destas organizações.

A decisão de Moraes de prorrogar novamente a investigação desagrada o Palácio do Planalto, pois mantém aberto um inquérito que atinge aliados e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que atuam nas redes sociais para defender o governo e atacar seus adversários. Este inquérito, que seguirá aberto durante o início do ano eleitoral, acaba funcionando como um limite para atuação dos apoiadores de Bolsonaro.