Foto pessoal : Facebook

O ministro Alexandre de Moraes substituiu, hoje, a prisão preventiva do ex-deputado Roberto Jefferson pela prisão domiciliar. Assim, Jefferson cumprirá pena em casa, na cidade de Comendador Levy Gasparian (RJ). Jefferson terá de cumprir medidas cautelares, como usar tornozeleira eletrônica e não manter contato com investigados. As informações são da coluna do Guilherme Amado.

Mais cedo, a coluna mostrou que a defesa de Jefferson alegou ao STF que o presidente de honra do PTB corria risco de morte por motivos de saúde e estava abatido na carceragem. No último dia 18, Moraes autorizou que Jefferson deixasse a prisão temporariamente para fazer exames médicos. O plenário da corte julgaria no mês que vem se concedia a liberdade a Jefferson, o que já havia sido negado por três vezes.

Roberto Jefferson terá de cumprir diversas obrigações no regime domiciliar. Além da tornozeleira eletrônica e de não se comunicar com outros investigados, Jefferson deverá se apresentar à Justiça periodicamente e ficar em casa à noite.

Durante sua prisão, Roberto Jefferson divulgou um vídeo atacando e insinuando a morte de Alexandre de Moraes. A gravação foi divulgada de dentro do Hospital Samaritano Barra, onde ele estava internado. Moraes, então, cobrou explicações da cadeia e do hospital, e determinou uma investigação para apurar como o vídeo foi feito. No último dia 12, a PGR pediu que a PF colhesse 14 depoimentos de pessoas que visitaram Jefferson no hospital em 13 e 14 de outubro, data provável da gravação.