O ano letivo 2022 da rede municipal de ensino de Mossoró foi aberto oficialmente nesta terça-feira (22), durante a primeira noite da Jornada Pedagógica, que tem como tema “Novos tempos, novas práticas: ressignificando o processo de ensino e aprendizagem”. O evento foi realizado no Hotel Thermas, com transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura de Mossoró no YouTube, contando com a presença do prefeito Allyson Bezerra, da secretária de Educação, professora Hubeônia Alencar, supervisores e gestores escolares, entre outras autoridades.

“Hoje estamos aqui com a nossa Jornada Pedagógica, continuando no formato híbrido, recebendo presencialmente nessa abertura diretores, supervisores e convidados da Secretaria e, de casa, acompanhando pelo canal da Prefeitura no YouTube, com transmissão ao vivo, os professores da rede puderam participar. Nesta conferência de abertura do ano letivo tratamos da temática das novas práticas, novos saberes, a ressignificação da aprendizagem. A programação continuará nos próximos dias, com atividades que vão envolver do professor ao gestor”, pontuou a secretária Hubeônia Alencar.

Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Durante a abertura da Jornada, a Secretaria Municipal de Educação também prestou contas das ações realizadas em 2021, pontuando avanços referentes à infraestrutura de unidades de ensino; informatização da rede, com destaque para o processo de matrículas 100% on-line; melhorias na merenda escolar; realização da primeira Feira de Ciências da rede municipal no formato virtual; melhorias também no transporte escolar, entre outras conquistas.

O prefeito Allyson Bezerra, em sua mensagem, enfatizou os avanços na educação municipal alcançados ao longo do último ano, reconhecendo o trabalho dos profissionais de toda a rede de ensino. Ainda durante a sua fala, o gestor anunciou a concessão de mais de 300 progressões funcionais de classe. O chefe do Executivo ressaltou também a importância da Jornada Pedagógica.

“É um momento em que a rede municipal de ensino mostra a importância do segmento dos professores, dos servidores técnicos, dos pais, dos nossos estudantes, mostra a importância de todos que contribuem para que a educação de Mossoró esteja formando cidadãos, mossoroenses que entendam os valores, as competências dos currículos, mas, acima de tudo, que coloquem a educação como primeiro plano para vencer na vida”, frisou o prefeito.

Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A supervisora da Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto, Selimar Silveira, servidora efetiva do município há mais de 20 anos, também comenta a importância da Jornada para os profissionais da rede. “Estamos vindo aqui prestigiar esse momento, e lembrando que nas escolas já estamos trabalhando, desde o dia 14, temas que são importantes para esse tempo, em que estamos retornando de forma presencial. A Jornada ajuda muito no nosso trabalho pedagógico”, disse.

Jaqueline Aires, diretora da Escola Municipal Alexandre Linhares, acompanhou a abertura do ano letivo e ressaltou que a discussão dos temas propostos na Jornada auxilia os gestores no processo de retomada das aulas. “Vamos discutir temas importantes que serão trabalhados durante todo o ano”, afirmou. “É um momento ímpar, de muito aprendizado para nós e também para os professores, porque discutimos vários temas. Vou acompanhar a programação todos os dias”, complementou Kelly Cristina, diretora da Escola Municipal Celina Guimarães.

NOVOS TEMPOS, NOVAS PRÁTICAS

Na primeira noite do evento, o palestrante convidado foi o Prof. Dr. Luiz Gomes da Silva Filho, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Ele abordou na conferência de abertura o tema norteador da Jornada Pedagógica 2022. “É tempo de rever as posturas, os comportamentos, é tempo de revisar a vida no sentido profundo, de revisar as práticas pedagógicas e práticas de vida também”, comentou o docente.

A gerente Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Gilneide Lobo, corrobora o pensamento apresentado pelo professor Luiz Gomes. “Estamos saindo de um processo em que o ensino estava totalmente retomado, passando pelo retorno presencial de parte da rede e esse ano estamos voltando com toda a rede no formato presencial. O tema discute então como ressignificar o processo de ensino e aprendizagem diante de tudo isso que vivemos. Isso exige que o professor tenha um novo olhar”, disse.

A programação da Jornada segue nesta quarta-feira (23), com palestra da Profª Dra. Denise Maria de Carvalho Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ela abordará a temática “Campos de experiências e direitos da aprendizagem na construção da rotina na Educação Especial”. O público-alvo é formado por professores da Educação Infantil. A palestra será transmitida pelo YouTube da Prefeitura de Mossoró, a partir das 8h.

Também na quarta (23), às 14h, pelo YouTube, a Profª Me. Miria Helen Ferreira de Souza, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), trará à discussão o tema “A gestão da sala de aula e os desafios de uma aprendizagem significativa com foco na recuperação das aprendizagens”. Sua palestra é voltada para professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Encerrando a programação, na quinta-feira (24), supervisores e gestores escolares da rede municipal voltam a se reunir presencialmente no Hotel Thermas, a partir das 14h, para acompanharem a palestra que tem como tema “Projeto político-pedagógico e Mapa Educacional: instrumentos de planejamento e gestão da rede municipal de Mossoró”.

O assunto será abordado pela Profª Dra. Gilneide Maria de Oliveira Lobo, gerente executiva Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, e pelo professor Francisco Hélio de Oliveira Rodrigues, gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME.

Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

“A Jornada é sempre um momento de alinhamento de estratégias didático-pedagógicas e das políticas educacionais que serão colocadas em prática no ano letivo em curso. No dia 24 nós estaremos trabalhando com gestores e supervisores a retomada do Mapa Educacional como instrumento de avaliação e planejamento das unidades de ensino”, finalizou o gerente Hélio Oliveira.

A solenidade de abertura da Jornada Pedagógica contou com participação especial da Camerata de Cordas da Faculdade de Letras e Artes (FALA) da Uern, e presença de representantes de instituições como Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN), Universidade Potiguar (UnP), Uern, Ufersa, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), secretários municipais, vereadores e diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM).

Fonte: Assessoria