No ano de 2021 foram registrados por dia, mais de 170 casos de pessoas desaparecidas no Brasil. Para reencontrá-las, as primeiras horas após o desaparecimento são essenciais no processo de localização. Sabendo disso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou o sistema Sinal Desaparecidos, com o intuito de encontrá-las o mais rápido possível.

Para utilizar o sistema é bem simples: basta acessar o site “desaparecidos.prf.gov.br” e preencher os dados do noticiante e da pessoa desaparecida, com o nome, telefone e endereço, bem como as informações sobre o desaparecimento.

Após o registro, todos os policiais de plantão, em um raio de 500 quilômetros do local da ocorrência, serão imediatamente comunicados do ocorrido. Por isso, quanto mais rápido for feito o registro no sistema da PRF, maiores são as chances de localizar a pessoa desaparecida.

O serviço funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. Além do site, o registro também pode ser feito via telefone – para isso basta ligar no número de emergência da PRF, o 191.

Importante: O registro no sistema Sinal Desaparecidos da PRF não substitui a confecção do Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. Comunicar a uma autoridade fato criminoso que não existiu é crime previsto no artigo 340 do Código Penal com pena de detenção, de um a seis meses, ou multa.