O Globo

Diante de dificuldades para formalização de federações partidárias de campos políticos diferentes, PT e MDB já consolidaram alianças regionais de apoio ao Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pelo menos seis dos nove Estados do Nordeste.

No Rio Grande do Norte (RN), PT e MDB também devem caminhar juntos. Inicialmente, Lula sugeriu a Garibaldi Alves, cacique do MDB local, que ele deveria concorrer ao Senado na chapa da Governadora Fátima Bezerra (PT). No entanto, após negativa de Garibaldi, quem deve ser indicado para a vaga é o Ex-Prefeito de Natal (RN) Carlos Eduardo Alves (PDT). No segundo turno das eleições de 2018, ele apoiou o Presidente Jair Bolsonaro (PL).

O MDB no Rio Grande do Norte (RN) passou a reivindicar a vaga de vice. A ideia era colocar o deputado federal Walter Alves, filho de Garibaldi Alves. A governadora tem resistido e quer manter seu vice, Antenor Roberto (PCdoB). No arranjo eleitoral, Garibaldi Alves vai disputar vaga na Câmara. Walter Alves deve concorrer a deputado estadual. Há acordos com a governadora para que, se eleito, ele assuma a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.