Por Ingrid Soares / Correio Braziliense

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (8/4) que “quem acredita em pesquisa, acredita em Papai Noel também”. A declaração foi uma referência às pesquisas eleitorais que mostram o ex-presidente e postulante ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na dianteira. Os atuais levantamentos mostram que Bolsonaro tem conseguido reduzir, ainda que de maneira lenta, a distância com o petista na intenção de votos. Na pesquisa da Genial/Quaest divulgada nessa quinta-feira (7), contudo, Lula mantém liderança em todos os cenários para o segundo turno.

“Quem acredita em pesquisa, acredita em Papai Noel também. Nenhuma pesquisa acertou em 2018 e não vai ser agora que vai acertar”, bradou, durante uma solenidade alusiva à entrega de obras de ampliação do aeroporto de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

LULA E ALCKMIN – O presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou, nesta sexta-feira (8/4), a chapa formada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), postulante ao Planalto, e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, como vice.

O chefe do Executivo compartilhou um tuíte em que Lula e Alckmin aparecem se cumprimentando, sorridentes. “Nossa vontade é de reconstruir o Brasil. A partir de agora é companheiro Alckmin e companheiro Lula”, diz o texto da legenda. Bolsonaro então comentou com uma larga risada traduzida por “Kkkkkkkkkkkkkk”.

Na viagem, o presidente voltou a defender o armamento por parte da população. O chefe do Executivo disse, sem especificar a qual situação se referia, que “povo armado jamais será escravizado” e que “reagirá a qualquer ditador de plantão que queira roubar a liberdade do seu povo”.

“Nós facilitamos a compra de arma de fogo por parte do povo brasileiro. Nos últimos anos, temos dobrado a venda de armas de fogo no Brasil. Eu sempre digo a vocês: povo armado jamais será escravizado. Reagirá a qualquer ditador de plantão que queira roubar a liberdade do seu povo. Temos também ampliado e muito a quantidade de CACs pelo Brasil, o colecionador e o atirador. Hoje ultrapassam 600 mil e eles podem comprar praticamente todo tipo de armamento. É um estoque, é uma reserva. É o nosso maior exército que nós temos, que é o povo brasileiro”, disse durante evento de entrega das obras de ampliação do Aeroporto Regional de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

CONTRA O ABORTO – Bolsonaro aproveitou para fazer contraponto a declarações do ex-presidente Lula, que na última semana se posiciona favor e depois contra o aborto e também contra a restrição do consumo da classe média. “Nós somos contra o aborto no Brasil. Nós não queremos restringir o consumo da classe média. Respeitamos nossas Forças Armadas e nossos militares. Nosso governo também defende a família brasileira”, disse. O presidente também rebateu acusações de corrupção na gestão dele. “Não conseguiram provar corrupção. Continuem buscando”, completou.