Os estudantes da Rede Municipal de Ensino têm garantido, através da Prefeitura de Mossoró, transporte escolar de qualidade com uma frota composta, atualmente, por 22 ônibus, atendendo cerca de 2,2 mil alunos, principalmente da zona rural. Os veículos, que estão em circulação desde o início do ano letivo, foram apresentados na tarde desta quinta-feira (14), na Estação das Artes Elizeu Ventania, pelo prefeito Allyson Bezerra e pela secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar.

“Nossa frota é composta por ônibus próprios, com alguns ônibus novos, outros que foram reformados por completo, melhorando os bancos, a questão hidráulica, mecânica, bem como a frota também possui ônibus locados. Nós estamos chegando a aproximadamente 33 comunidades rurais de Mossoró, para dar de fato educação de qualidade aos nossos estudantes. Estamos aqui para acompanhar, fiscalizar, reforçar esse trabalho que está sendo feito pela Secretaria de Educação”, destacou o prefeito Allyson Bezerra.

Os estudantes utilizam os veículos diariamente, em aproximadamente 32 diferentes rotas, alcançando 35 escolas e uma Unidade de Educação Infantil (UEI), nas regiões da Maísa, Alagoinha, Barrinha, Jucuri, Piquiri, Chafariz, Mulunguzinho, entre outras. A partir de um trabalho de reorganização da frota, iniciado em 2021, foi possível ainda ampliar a quantidade de rotas, com itinerários que contemplam, por exemplo, a Escola Municipal São Romão, no Assentamento São Romão, e o Núcleo Municipal de Educação Rural Cornélio Barbalho de Carvalho, no Riacho Grande.

Foto: Célio Duarte (Secom/PMM)

“O transporte escolar é uma pauta que nós temos abarcado desde que chegamos à Secretaria. Encontramos ônibus em condições muito precárias, investimos durante o ano de 2021 na manutenção da frota e aquela frota que não pôde ser ainda recuperada, que continua em manutenção, nós locamos ônibus para substituí-la e estamos atendendo à necessidade de mais de 2,2 mil alunos que estão diariamente utilizando a nossa frota. Não só mantivemos todas as rotas que já existiam, como criamos rotas novas”, pontuou a secretária Hubeônia Alencar.

Além da garantia do transporte para os alunos da Rede Municipal, a Prefeitura de Mossoró também tem atendido estudantes universitários que residem no polo Maísa, com ônibus em rotas que circulam pela manhã e à noite, com cerca de 120 alunos beneficiados, e no polo Jucuri. A rota disponibilizada pela manhã na Maísa também é uma das novas criadas pela Secretaria de Educação este ano, assim como a do polo Jucuri.

“Lançamos uma linha que vai até o polo Jucuri, fazendo com que a gente consiga trazer os nossos estudantes universitários para a cidade, e também no polo Maísa, onde a Prefeitura está contemplando ônibus no período noturno, mas também esse ano, com uma iniciativa dessa gestão, fazendo com que tenhamos uma rota no horário matutino”, reforçou o prefeito Allyson Bezerra.

“O resultado do trabalho realizado ao longo do ano de 2021 nós estamos vendo agora, com a nossa frota em circulação, sem problemas de transporte. Como dissemos, encontramos uma frota sem condições de uso, com ônibus em situação praticamente de abandono. Isso ficou para trás. O compromisso da atual gestão é garantir dignidade aos nossos alunos, o que passa por um transporte escolar adequado. É uma pauta que nós temos tratado com muita seriedade e que nos é muito cara. Como estudantes da zona rural que fomos, o prefeito e eu, sabemos a relevância do transporte escolar para a educação dos estudantes que vivem nas comunidades rurais. Isso é respeito à educação e às pessoas”, complementou e concluiu a secretária Hubeônia Alencar.

Fonte: Assessoria