Os moradores do polo Jucuri, zona rural, receberam com entusiasmo a entrega das novas instalações da Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto, equipamento que foi completamente revitalizado e ganhou novo mobiliário após serviços de manutenção executados pela Prefeitura de Mossoró. A entrega aconteceu na tarde desta segunda-feira (25), em solenidade que contou com a presença de pais e mães de alunos, de estudantes, servidores da unidade e do prefeito Allyson Bezerra.

“A reforma ficou bem-feita. A escola ficou linda e maravilhosa para receber os nossos filhos, de portas abertas. Os professores estão com saudade e os nossos filhos também estão com saudade da escola, porque bom é estudar”, comemorou Paloma Cristina, mãe da pequena Ana Cecília, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental. “É um momento de realização. A comunidade esperava muito por esse momento. Estou muito feliz. A escola ficou linda, maravilhosa”, complementou Leilma da Silva, mãe da estudante Geovana Isabelle, do 3º ano do Ensino Fundamental.

Durante a solenidade de entrega das novas instalações da escola, o morador da comunidade do Jucuri, Jean Carlos, declamou um cordel produzido especialmente para a ocasião. “Nasci e me criei aqui nessa comunidade. Hoje tenho meu filho estudando aqui, e é uma alegria imensa essa entrega, porque a estrutura estava totalmente comprometida, e em tão pouco tempo a gestão abraçou essa causa e está entregando uma escola revitalizada”, comentou Jean, que é pai do pequeno Lucas Eliabe, aluno do 1º ano do Ensino Fundamental.

Conforme dados da Coordenadoria de Registro e Inspeção Escolar da SME, a Escola Ricardo Vieira do Couto possui atualmente 348 alunos matriculados, em 14 turmas de Ensino Infantil e Fundamental. As aulas presenciais na unidade serão iniciadas nesta terça-feira (26), em um espaço completamente adequado para receber as crianças e os adolescentes, como destaca a diretora da unidade, Josineide Santana. “A melhoria da estrutura vai beneficiar toda a comunidade, tornando a escola aconchegante, facilitando o processo de ensino-aprendizagem das crianças. A escola está linda, impecável, vamos acolher nossas crianças e adolescentes a partir desta terça”, afirmou.

Não foi só a parte estrutural da Escola Raimundo Vieira do Couto que foi revitalizada. O espaço também ganhou uma nova mobília, com 100% das carteiras novas. “Há quase duas décadas, desde a construção, esta escola não passava por nenhum serviço de manutenção. Estamos hoje aqui entregando para a comunidade não só a escola em condições adequadas, instalações adequadas, com problemas estruturais históricos resolvidos, mas com todas as carteiras, toda a mobília nova. Isso é muito importante para nós, porque é a reafirmação do nosso compromisso com a educação. Todos esses fatores contribuem para um ensino de melhor qualidade”, afirmou a secretária de Educação, professora Hubeônia Alencar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismos e Serviços Urbanos (SEIMURN), as obras na Escola Ricardo Vieira do Couto contemplaram toda a estrutura do prédio com serviços em diversas frentes, como, por exemplo, revisão de cobertura, de esquadrias, pintura, revisão elétrica e hidráulica, manutenção de portas e janelas, entre outros. Um investimento, em infraestrutura, de aproximadamente R$ 200 mil. “Trouxemos toda a parte de manutenção da escola, revisão de telhado, toda a sua parte elétrica, hidráulica, fizemos uma manutenção geral para que ela receba a população, as crianças com dignidade”, enfatizou o secretário Rodrigo Lima.

O prefeito Allyson Bezerra afirmou que esta é a primeira de uma série de entregas que a gestão municipal fará este ano na área da educação.  “Começamos a fazer as entregas que são muito significativas para nós, que é entregar uma educação melhor. Hoje nós estamos aqui concretizando um sonho, um sonho das crianças que gostariam de estudar em uma escola melhor, com as carteiras de qualidade, e bem diferente do cenário que nós, quando assumimos a Prefeitura, encontramos: chovendo dentro das salas de aula, as salas com cupim, a cozinha sem nenhuma condição de fazer uma comida de qualidade, as salas de aula sem terem condições de oferecer um ensino de qualidade”, disse, acrescentando:

“Nós não estamos entregando apenas paredes novas, reformadas, cobertura completamente reformada, uma pintura bonita, estamos entregando além: são as carteiras para que as crianças e o nossos adolescentes, jovens, tenham onde sentar para de fato ter uma educação de qualidade. Não vai mais chover água dentro da sala de aula, o que vai ter agora é chuva de muita boa educação, isso se soma ao trabalho que a gente vem fazendo em outras frentes na educação”, reforçou o gestor.

Allyson ainda lembrou os investimentos que a gestão vem fazendo na melhoria do transporte escolar, inclusive com veículos sendo disponibilizados para alunos universitários do polo Jucuri; entrega do caminhão frigorífico para o transporte da merenda escolar; conclusão de obras inacabadas e valorização dos profissionais da educação, com ações como o reajuste salarial de 37,67%. “Vamos continuar avançando”, concluiu o prefeito.

Fonte: Assessoria