Para comemorar os 30 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª  Região, o TRT-RN preparou uma programação de eventos presenciais e telepresenciais para os dias 14 e 15 de junho. Haverá conferência, palestras e painéis com temas ligados ao direito do trabalho, perspectivas, processos digitais e o futuro da Justiça do Trabalho e será aberto ao público em geral, além de magistrados e servidores, por meio de inscrição prévia (clique aqui).

Na manhã da terça-feira (14/6), a partir das 9h, acontece a solenidade de abertura, no auditório do Tribunal Pleno, em Natal. Em seguida, às 10h, haverá uma conferência, na forma telepresencial, com o professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Ricardo Antunes, que vai falar sobre ‘Justiça do Trabalho: De onde viemos, para onde iremos?’ A partir das 11h, no Tribunal Pleno, está marcada a palestra “A evolução da sociedade e o trabalho” com o professor da UNICAMP, Dênis Gimenez.

Na tarde do dia 14, a partir das 13h30, também na modalidade presencial, acontece o painel “Retratos sociais. Os sentidos da crise pós pandemia e o Direito do Trabalho” com a participação do juiz da 10ª Vara do Trabalho de Natal, Zéu Palmeira Sobrinho. Ainda no Tribunal Pleno,  às 15h15, o procurador regional do trabalho, Xisto Tiago de Medeiros Neto, o juiz da Vara do Trabalho de Currais Novos, Hermann Hackradt, e o advogado João Helder Dantas falam sobre “Realidade, preconceito, inclusão e o papel da juiz”. Haverá ainda palestras na modalidade telepresencial sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os desafios da proteção social em uma sociedade tecnológica desigual.

O último dia dos eventos de comemoração, a quarta-feira (15), vai começar com palestra telepresencial, a partir das 9h30, com a professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Valéria Marques Lobo, que vai tratar do tema “Por uma justiça inclusiva na representação dos trabalhadores. Problemas e perspectivas”. A partir das 10h30, no Tribunal Pleno, acontece o painel sobre “Processo digital. Normas processuais e adequações” com os desembargadores Bento Herculano Duarte Neto, do TRT-RN, Sérgio Torres Teixeira, do TRT-PE, e Ubiratan Moreira Delgado, do TRT-PB.

Na parte da tarde, a partir das 13h30, está marcada a aposição da placa comemorativa, o lançamento do selo 30 anos e uma homenagem ao presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, no auditório do Tribunal Pleno. Em seguida, haverá painéis sobre sustentabilidade e o papel institucional do tribunal, com servidores da área de gestão e governança, e a presidente do TRT-RN, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, vai participar do painel sobre a história do tribunal, atualidade e futuro.

A comemoração pelos 30 anos do TRT-RN será encerrada com o lançamento do e-book que conta com textos assinados por magistrados, servidores e advogados que participaram da história do tribunal.

Fonte: Assessoria