A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que as pessoas acima de 40 anos que tomaram a primeira dose de reforço contra a Covid-19, popularmente chamada de terceira dose, há quatro meses podem a partir deste sábado (18) receber a segunda dose de reforço, chamada de quarta dose.

“Reforçamos a importância destas pessoas que tomaram a terceira dose há quatro meses que a partir deste sábado se dirijam a um ponto de vacinação e receba a segunda dose de reforço, a que chamamos de quarta dose. Pedimos também que as pessoas mantenham atualizada a vacinação”, disse o coordenador de Imunizações da SMS, Etevaldo Lima.

Neste final de semana a Secretaria de Saúde de Mossoró disponibiliza para a população mossoroense três pontos de vacinação para a imunização, além da Covid-19, do Sarampo e Influenza. Os pontos abertos no sábado (18) e domingo (19) são a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Soares, localizada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel, o Partage Shopping Mossoró e a Festa de São João Batista.

O horário de funcionamento do ponto na UBS Maria Soares será das 08h às 16h nos dois dias. Já no shopping a vacinação no sábado acontece das 10h às 18h e no domingo será das 11h às 18h. Na Paróquia de São João Batista o horário vai das 18h às 22h.

Em todos esses pontos serão aplicadas a primeira, segunda, terceira e quarta doses. A vacina contra a Covid-19 é ofertada para várias faixas etárias, preconizadas pelo Ministério da Saúde, como crianças de 5 a 11 anos, população adulta e pessoas acima de 60 anos.

Os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são pessoas acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; rodoviário; passageiros urbanos e de longo curso.

E ainda: trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas; além de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

Já os grupos prioritários para a vacinação contra o sarampo são trabalhadores da saúde e crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos de idade. Na vacinação contra a Covid-19, são pessoas acima de 5 anos. São aplicadas primeira, segunda, terceira e quarta doses na campanha de vacinação contra a Covid-19.

Fonte: Assessoria