Teve início nesta terça-feira (28) o Seminário “Aprender na Diversidade”, ação que integra as atividades do Programa de Formação Continuada para a Educação Especial em 2022, idealizado e executado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró. A capacitação, que segue até esta quarta-feira (29) na sala 6.com da Universidade Potiguar (UnP), contempla estagiários que atuam como auxiliares em escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal de Ensino.

A programação foi aberta pela secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, que ressaltou a importância da formação. “Estamos em mais uma etapa do processo de capacitação e formação continuada para a Educação Especial, lembrando que já tivemos desde o início do ano momentos com os professores das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), momentos com os supervisores, gestores e demais professores da Rede, e agora, no recesso, sem prejudicar o trabalho da sala de aula, estamos com os auxiliares, os estagiários que estão sendo capacitados”, frisou.

A secretária destacou que os estagiários, ao serem selecionados, receberam orientações da Coordenadoria de Educação Especial da SME de forma individualizada e que, agora, estão passando por um processo de capacitação coletiva. “É um momento importante, principalmente porque hoje estamos divulgando que já chegamos a marca de 468 estagiários selecionados pela Rede Municipal de Ensino. Inicialmente ofertamos 415 vagas, e já selecionamos 468. E continuamos com a seleção aberta, porque a nossa intenção é criar um cadastro de reserva”, explicou Hubeônia Alencar.

Os estagiários compareceram em grande número à capacitação. “Para nós, que estamos em um processo de formação, esse momento é bastante necessário, para que possamos chegar à escola com um conhecimento mais avançado, porque estamos lidando diretamente com os alunos, e esse processo de capacitação vai alavancar melhor o nosso conhecimento. Todo mundo vai sar daqui pronto para mais uma nova etapa”, disse Lucas Silva, que atua como auxiliar na Escola Municipal Professor Antônio Fagundes.

 

“Para nós, é uma aprendizagem única, que só vem a somar no nosso currículo escolar. Estamos aqui para interagir com os professores, eu só tenho que agradecer. Tenho aprendido muito. Os alunos com deficiência são crianças que trazem para a gente um aprendizado diferenciado. Na área de educação tem que haver muito respeito e amor com as crianças, porque se torna mais suave o aprendizado de cada dia”, comentou Laura Cherubim, estagiária na Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha.

Neste primeiro dia de seminário, o tema trabalhado foi “A escola inclusiva: possibilidades e acessibilidade”. As formadoras do encontro foram as professoras Samira Carneiro (Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) e Margreth Freire, da Rede Municipal de Ensino de Mossoró. A mediação coube à professora Cláudia Glauciana Castro, que atua na Coordenadoria de Educação Especial da SME.

Nesta quarta-feira (29), o seminário debaterá o tema “A importância da construção dos vínculos para o acolhimento das crianças/alunos com deficiência”. Com mediação da professora Cristianne Miranda, da Coordenadoria de Educação Especial da SME, o encontro terá como formadoras a psicóloga Eurandizia Maia, da UnP, e Danielle Medeiros, ex-estagiária e diretora da UEI Eva Maria. As atividades começam sempre às 8h, no período da manhã, e às 14h, à tarde.

“É um momento de compartilhar conhecimento, de aprender sobre inclusão educacional, na perspectiva de que o sentido da inclusão é a inclusão de todos, onde todas as crianças estão aprendendo juntas, interagindo juntas. Estamos trabalhando com os estagiários nessa compreensão da necessidade de estratégias diferentes, porque são pessoas que têm um processo de aprendizagem que nem sempre é igual ao outro, e é nessa perspectiva de compreender essas necessidades, de incluir de fato, que estamos está realizando este seminário”, frisou a gerente executiva Pedagógica da SME, Gilneide Lobo.

O Programa de Formação Continuada em Educação Especial para o ano de 2022 é conduzido pela SME, por meio das Gerências Executivas de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia e Pedagógica, a partir das Coordenadorias de Educação Especial, Psicopedagogia e Avaliação e Formação Continuada, em um trabalho integrado e articulado.

“A formulação de uma Programa de Formação Continuada em Educação Especial se constitui em um avanço para a Secretaria Municipal de Educação, um avanço porque a Educação Especial nos é uma causa muito importante, e cumpre dizer que ela não se encerra com a realização desse seminário, desse encontro formativo. A SME continuará investindo em formação, em pessoas, em qualificação para que a educação inclusiva no município seja colocada em prática de fato e de direito, e não apenas uma retórica”, concluiu Hélio Oliveira, gerente de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia.

Fonte: Assessoria