Mais de 3 mil instrumentos verificados pelo IPEM/RN em março.

Entre os equipamentos fiscalizados estão balanças, bombas de combustível, produtos têxteis, brinquedos, entre outros.

 

Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) realizaram, durante o mês de março, 3046 verificações de instrumentos metrológicos em Natal, Região Metropolitana, Mossoró e mais quinze municípios do interior do estado.

Foram verificadas 1240 balanças comerciais, 789 cronotacógrafos, 773 bombas de combustíveis, 224 taxímetros, 140 esfigmomanômetros, entre outros. Desses itens os que apresentaram um maior número de irregularidades foram as balanças com erros em 8% dos ensaios realizados, seguido pelos esfigmomanômetros com 7% de reprovações.

Nos casos em que a irregularidade poderia trazer prejuízo ao consumidor, os instrumentos foram retirados de uso até serem reparados e o estabelecimento comercial foi autuado e poderá ser multado.

As verificações foram realizadas em Natal e Região Metropolitana e nos municípios de Mossoró, Montanhas, Pedro Velho,  Várzea, Espírito Santo, Nova Cruz, Lagoa D’Anta,  Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, São José de Campestre, Passa e Fica, Assu, Patu, Almino Afonso, Antônio Martins e Frutuoso Gomes.

Setor de Qualidade reprovou produtos têxteis

O Setor de Qualidade é responsável pela fiscalização de inúmeros itens que têm certificação obrigatória pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e devem, entre outras exigências, apresentar o Selo de Conformidade do Inmetro. Em março, foram realizadas 630 ações de fiscalização que envolveram itens como brinquedos, eletrodomésticos, luminárias, lâmpadas de led, fósforos de segurança, isqueiros a gás descartáveis, colchões, material escolar, produtos têxteis, entre outros.

Entre os itens fiscalizados foram reprovados 254 produtos têxteis por não apresentarem etiqueta com informações obrigatórias ou não exibir a etiqueta. A presença da composição têxtil, do tamanho, dos símbolos de conservação e de informações sobre o fabricante ou importador são informações essas obrigatórias para todos os produtos têxteis.

Em caso de dúvidas, sugestões, solicitações e denúncias procure o IPEM/RN por meio da nossa Ouvidoria, pelo telefone: ouvidoria@ipem.rn.gov.br ou pelo whatsapp (84) 3222.9079 e 98147-9433.