07
jul

Registros

Postado às 19:28 Hs

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta terça-feira (7):

– Registro de 1.254 óbitos nas últimas 24h, totalizando 66.741 mortes;

– Foram 45.305 novos casos de coronavírus registrados, no total 1.668.589 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 976.977, são mais 49.685 pacientes curados em relação ao boletim de ontem. Outros 624.871 pacientes estão em acompanhamento.

São Paulo é o estado com o maior número de casos (332,7 mil) e de mortes (16,4 mil) em decorrência da Covid-19. Na sequência, aparecem o Ceará (124,9 mil), o Rio de Janeiro (124 mil), o Pará (116,1 mil) e o Maranhão (92 mil).

O juiz Luiz Alberto Dantas Filho, titular da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, determinou que o Estado do Rio Grande do Norte e a governadora Fátima Bezerra suspendam, em caráter imediato, qualquer tipo de repasse financeiro destinado ao Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) até o julgamento do mérito da ação ou nova decisão judicial em contrário. O caso A medida liminar atende a pedido feito pelos deputados estaduais Kelps Lima, Cristiane Dantas e Allyson Bezerra, os quais ingressaram com uma Ação Popular requerendo a suspensão dos repasses para o Consórcio Nordeste até que este providencie o ressarcimento ao Estado do Rio Grande do Norte do montante de R$ 4.947.535,80 desembolsado pelo ente estatal como cota-parte na aquisição de 30 respiradores pulmonares mecânicos, que seriam usados em unidades hospitalares para os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu ontem (6) uma consulta que questiona se o adiamento das eleições municipais afeta a contagem do prazo de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa.

Na consulta, o deputado federal Célio Studart (PV-CE) questiona se um candidato cuja inelegibilidade vencia em outubro, quando se realizaria a eleição, pode ser considerado elegível para disputar o pleito em 15 novembro, nova data da eleição estabelecida pelo Congresso.

O parlamentar argumenta que, na nova data, já estaria vencido o prazo de oito anos de inelegibilidade para os condenados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2012, por exemplo. Isso porque, nesses casos, conforme deliberado pela própria Justiça Eleitoral, a contagem teve como marco inicial o dia 7 de outubro, data do primeiro turno da eleição daquele ano.

Em Mossoró: É o caso da ex-prefeita Cláudia Regina (DEM)que foi cassada em 2012. A ex-prefeita Cláudia Regina (DEM) se movimenta nos bastidores pensando nas eleições deste ano.

Os clientes do maior banco público do País, a Caixa Econômica Federal, têm enfrentado instabilidade no acesso, na tarde de hoje. Seja para consultar o saldo, fazer transferências ou pagamentos, usuários reclamam da demora para conseguir o acesso às suas contas e, quando conseguem, não passam disso.

O site ou aplicativo trava e o tempo da sessão expira. Provavelmente, o ‘bug’ está acontecendo devido ao imenso número de acessos para consulta do auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal.

Mossoró não vai acompanhar o recuo da governadora Fátima Bezerra (PT), que mandou suspender a segunda fase da retomada das atividades econômicas . A decisão da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) é continuar o plano de reabertura gradual da economia. Como o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os gestores locais (estaduais e municipais) têm autonomia para decidir, prevalece o decreto municipal assinado pela prefeita Rosalba na terça-feira da semana passada, 30 de junho, que deu início a reabertura das atividades econômicas no dia seguinte, quarta-feira, 1º de julho. Portanto, o plano de retomada da economia de Mossoró está mantido, e seguirá o documento elaborado pelo município.
07
jul

Inscrições para o Sisu começam hoje

Postado às 13:55 Hs

A partir desta terça-feira (7), estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano. Até sexta-feira (10) serão oferecidas mais de 51 mil vagas em instituições de ensino superior do país. Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu 2020.2 vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD). Além de ter feito o Enem de 2019, os interessados não podem ter zerado a redação. Estudantes que fizeram o exame na condição de treineiros também não podem participar. Como se inscrever? Por meio do site do Ministério da Educação (MEC), na tela “Minha inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes. Para fazer a primeira escolha, basta clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”. A pesquisa de vagas pode ser feita por nome do município, instituição ou curso. Após selecionar a opção, basta clicar em “Escolher este curso” para continuar. Nesta fase, o candidato deverá indicar se irá participar do Sisu pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas das instituições. No caso das universidades e institutos federais, os alunos de escola pública que se candidatarem às vagas reservadas serão divididos em grupo e subgrupo, conforme renda familiar e raça. Clique em “Escolher esta modalidade” para continuar.
07
jul

Registros

Postado às 13:01 Hs

A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap atualizou os números do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta terça-feira(07). Os casos confirmados chegam a 35.809. Em comparação ao boletim dessa segunda (34.984), 825 registros a mais.

O total de vítimas da covid-19 no RN chega a 1.289,  sendo 41 confirmados de acordo com resultados de exames laboratoriais ao decorrer dos últimos dias. Óbitos em investigação são 171.

Os casos suspeitos são 48.921. Descartados somam 56.301. O número de recuperados, até então computado em 2.904 desde os últimos dias, não teve atualização.

Na ocasião, o médico Petrônio Spinelli, secretário adjunto, informou a taxa de ocupação de leitos neste momento em 92%. Petrônio ainda informou que 702 pessoas estão internadas, entre leitos críticos e clínicos, em hospitais públicos, privados ou filantrópicos. Desse total, 360 estão em leitos críticos.

Entre regiões, a ocupação se encontra no seguinte cenário:

Oeste – Mossoró – 100%; Mato Grande – 100% Região metropolitana de Natal – 96% Seridó – 69% Alto Oeste – Pau dos Ferros – 66,7%

Após apresentar sintomas suspeitos da covid-19 desde o começo desse domingo-feira(05), e realizar exames, o presidente Jair Bolsonaro teve confirmado no fim da manhã desta terça-feira(07) o resultado positivo para o novo coronavírus.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse à CNN, na manhã desta terça-feira (7), que está se sentindo melhor e que a febre baixou.

Após o presidente apresentar sintomas, além da primeira-dama Michelle Bolsonaro, familiares e funcionários no Palácio do Alvorada também realizarão testes para a Covid-19.

07
jul

Eleições 2020

Postado às 12:16 Hs

Processo de consulta às bases será finalizado essa semana através de uma pesquisa online para receber sugestões. O PSDB Potiguar vai promover lives em redes sociais com técnicos jurídicos e profissionais em comunicação de marketing, para debater as novas regras eleitorais e formatos de campanha para as Eleições 2020. Será o primeiro partido do Rio Grande do Norte, após promulgação do Congresso Nacional, da proposta que adia as eleições municipais para novembro, por conta da pandemia do novo coronavírus. “Tomamos essa iniciativa para colaborar com o crescimento do partido. O PSDB agora tem mais de 50 prefeitos e vice-prefeitos, além de ter triplicado o número de vereadores em todas as regiões do Estado. As convenções serão agora em agosto e setembro, e todos os pré-candidatos do PSDB terão informações e ideias novas para debater de forma que não façam aglomeração, como recomenda às autoridades em saúde”, afirma o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente estadual do PSDB.
07
jul

§§ Espaço Web § ” Gratidão “

Postado às 11:19 Hs

O homem por detrás do balcão olhava a rua de forma distraída. Uma garotinha se aproximou da loja e amassou o narizinho contra o vidro da vitrine. Os olhos da cor do céu brilhavam quando viu um determinado objeto. Entrou na loja e pediu para ver o colar azul. É para minha irmã. Pode fazer um pacote bem bonito, Diz ela. O dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou: Quanto de dinheiro você tem? Sem hesitar, ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão e feliz, disse: Isso dá ?

Eram apenas algumas moedas que ela exibia orgulhosa. Sabe, quero dar este presente para minha irmã mais velha. Desde que morreu nossa mãe ela cuida da gente e não tem tempo para ela. É aniversário dela e tenho certeza que ficará feliz com o colar que é da cor de seus olhos. O homem foi para o interior da loja, colocou o colar em um estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita verde.

 

Tome! Disse para a garota. Leve com cuidado. Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo. Ainda não acabara o dia quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis adentrou a loja. Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e indagou: Este colar foi comprado aqui? Sim senhora. E quanto custou? Ah!, falou o dono da loja. O preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o cliente.

A moça continuou:  ” Mas minha irmã tinha somente algumas moedas! O colar é verdadeiro, não é ?” Ela não teria dinheiro para paga-lo! ” O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e o devolveu à jovem. Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. ELA DEU TUDO O QUE TINHA. O silêncio encheu a pequena loja e duas lágrimas rolaram pela face emocionada da jovem enquanto suas mãos tomavam o pequeno embrulho.

Gratidão se paga com gratidão !

Verdadeira doação ‚ dar-se por inteiro, sem restrições. Gratidão de quem ama não coloca limites para os gestos de ternura. Seja sempre grato, mas não espere pelo reconhecimento de ninguém. Gratidão com amor não apenas aquece quem recebe, como reconforta quem oferece.

 

As prefeituras do Rio Grande do Norte recebem hoje (7)a última parcela da recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repassada pelo Governo Federal. A Federação dos Municípios do RN (Femurn) alerta que, se não houver prorrogação para o próximo semestre, muitos municípios ficarão sem recursos financeiros para cumprir compromissos como folha de pagamento de pessoal. De acordo com o presidente da entidade, José Leonardo Cassimiro de Araújo, sem a ajuda federal “os municípios não vão suportar atravessar esse segundo semestre com a mesma folha de pagamento”.

As 167 prefeituras do Rio Grande do Norte recebem nesta terça-feira (7), data da última parcela, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), R$ 66,47 milhões. O maior volume recursos vai para Natal, que terá R$ 5 milhões, seguido de Mossoró e Parnamirim, com R$ 1,52 milhões.

O programa de compensação das perdas de FPM encerra com esse repasse. Mas as entidades que representam os prefeitos alertam que, se não houver prorrogação para o próximo semestre, as prefeituras ficarão sem recursos financeiros para cumprir compromissos como folha de pagamento de pessoal por causa das perdas de arrecadação em decorrência da crise econômica da crise econômica provocada pela pandemia do Coronavírus.

TN

O Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, admitiu ontem dificuldades das previsões econômicas diante da pandemia do novo coronavírus e dos “custos de várias cidades, vários estados, parados”. No entanto, ele aposta que a crise brasileira em 2020 será menor do que previam analistas catastróficos, que apontam até para -9% e que a redução da economia será de 4,7% a 6,5% este ano.

Sachsida define o impacto do covid-19 como uma “quebra estrutural na economia”, mas garante que o país tem condições de se recuperar. Para o secretário do governo Bolsonaro, os próximos anos serão marcados na História, como “os anos das reformas”.

“O importante é sabermos o Norte”, explicou Sachsida à Rádio Bandeirantes, e atribui ao presidente Bolsonaro essa responsabilidade.

CLÁUDIO HUMBERTO

07
jul

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:45 Hs

7 de julho:
Dia do Pacificador.
Dia do Voluntário Social
Dia Internacional das Cooperativas
Dia Santo Vilibaldo e Santo Adriano
Dia da Independência das Ilhas Salomão.
Nesta data em:

1456 – O Papa Calisto III absolve Joana d’Arc da acusação de heresia, 25 anos depois da sua morte.
2005 – Terroristas islâmicos realizam ataques ao sistema de transporte público de Londres, provocando explosões em três trens do Metropolitano de Londres e num ônibus.
2007 – Realizam-se espetáculos simultâneos do Live Earth nos sete continentes, visando a chamar a atenção da opinião pública para as alterações climáticas no planeta.

Nasceram neste dia…

1848 – Rodrigues Alves, político brasileiro (m. 1919).
1860 – Gustav Mahler, compositor austríaco (m. 1911).
1901 – Vittorio De Sica, ator, cineasta e roteirista italiano (m. 1974).

Morreram neste dia…

1923 – Guerra Junqueiro, político, jornalista e escritor português (n. 1850).
1930 – Sir Arthur Conan Doyle (na imagem), escritor britânico, famoso pela criação do Sherlock Holmes (n. 1859).
1990 – Cazuza, cantor e compositor brasileiro (n. 1958).

2010 — Ezequiel Neves, produtor musical brasileiro (n. 1935)

2012 — Ronaldo Cunha Lima, Poeta e Político brasileiro (n. 1936).

2014 — Alfredo Di Stéfano, ex-futebolista e ex-treinador de futebol argentino (n. 1926).

2015 — Maria Barroso, atriz e ativista política portuguesa (n. 1925).

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta segunda-feira que o governo atual começou com uma “visão idílica” que o deixou “aprisionado” durante o primeiro ano de gestão, ao tentar negociar a aprovação de projetos com bancadas temáticas no Congresso. Segundo Mourão, Bolsonaro “mudou a sua rota” em 2020. Ele defendeu ainda que, “se não houver coalizão, o presidente não governa”. “O governo começou com uma visão idílica, estou sendo bem sincero, de que por meio das bancadas temáticas nós teríamos um relacionamento eficiente com o Congresso”, afirmou em conversa promovida pelo Credit Suisse, acrescentando: “Quando viramos esse ano, o presidente, que obviamente passou 28 anos dentro da casa, sabe como a coisa funciona, entendeu que tinha que ter uma base mais consistente”, disse.

Procuradores do Ministério Público Federal (MPF) pediram nesta segunda-feira (06) o afastamento de Ricardo Salles do posto de ministro do Meio Ambiente.

Para os procuradores, Salles age com a intenção de desmontar a proteção ao meio ambiente no país, incorrendo no ato de improbidade administrativa.

Leia a matéria completa aqui, no site Justiça Potiguar.

Foto: reprodução

O presidente Jair Bolsonaro informou nesta segunda-feira (6) à CNN que está com sintomas de Covid-19.

Bolsonaro disse que está com 38°C de febre e 96% de taxa de oxigenação no sangue, e contou que está tomando hidroxicloroquina. Por causa dos sintomas, a agenda do presidente para o restante da semana está cancelada.

O presidente já fez um teste para Covid-19 no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. O resultado do exame deve sair por volta do meio-dia desta terça-feira (7).

CNN Brasil

06
jul

Registros

Postado às 19:15 Hs

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta segunda-feira (6):

– Registro de 620 óbitos nas últimas 24h, totalizando 65.487 mortes;

– Foram 20.229 novos casos de coronavírus registrados, no total 1.623.284 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 927.292, são mais 21.006 pacientes curados em relação ao boletim de ontem. Outros 630.505 pacientes estão em acompanhamento.

06
jul

Em Apodi

Postado às 18:34 Hs

Caern trabalha em vazamento na cidade de Apodi

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está trabalhando na retirada de um vazamento na adutora de 500mm da cidade de Apodi. O problema foi detectado no fim da manhã desta segunda-feira (06). Devido ao vazamento, os poços do sistema precisaram ser paralisados, com isso o fornecimento de água para a cidade foi suspenso. A previsão da Caern é concluir o serviço até o fim da tarde desta terça-feira (07), quando o abastecimento deverá ser retomado. O prazo de normalização, ou seja, para que todos os imóveis estejam com o abastecimento regular é de até 48h após o conserto.

jul 7
terça-feira
23 29
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
23 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5.828.358 VISITAS