29
set

Política em destaque

Postado às 9:59 Hs

Mulher tem mais espaço

Com poucos incentivos e barreiras históricas, as mulheres ainda são uma parcela pequena na disputa pelas prefeituras: representam apenas 13,05% (2.495) dos 19.123 candidatos em todo o País nas eleições 2020. O porcentual é ainda menor quando se trata de mulheres negras ou pardas – são 857 (4,5%). Homens brancos representam mais da metade (55%) dos candidatos a prefeito, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os números mostram pouco avanço em relação ao registrado na eleição de 2016, quando 16.565 candidatos disputaram o cargo, sendo 2.149 mulheres (12,98%), e ainda está abaixo de 2012, quando o índice foi de 13,3%, com 2.026 candidatas. O prazo para registro de candidaturas para as eleições de novembro se encerrou no último sábado. Desde 2010, mulheres precisam ser 30% das candidaturas registradas por um partido para os cargos de vereador e deputado, mas a regra não vale para cargos do Executivo. Isso demonstra a relevância das cotas.

No primeiro caso (prefeituras), como não há cotas, as práticas históricas de registro de candidaturas masculinas vão sendo reproduzidas a cada eleição. Por isso, esse patamar tão baixo. As cotas interrompem a dinâmica histórica de dominância masculina, abrindo mais espaço para as mulheres. Na disputa por vagas nas Câmara Municipais, a presença de mulheres vem aumentando. Neste ano, são 173.710 (34,37%) do total de 505.461 candidatos, ante 153.313 (33,08%) em 2016 e 134.150 (31,9%) em 2012.

Estudo feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e pela ONU Mulheres mostrou que o Brasil registra baixos índices de representatividade feminina e de paridade política entre os sexos na comparação com os seus vizinhos da América Latina. Os poucos mecanismos adotados até hoje no País para incentivar mais mulheres na política são considerados insuficientes, pelo estudo. As mulheres, no entanto, são maioria entre os eleitores brasileiros: 52,5%.

Para se fazer uma reforma política que de fato tenha efeitos no sistema eleitoral e de representação com vistas a mitigar os efeitos dessa história desigual de direitos políticos entre os gêneros, é forçoso a discussão dos aspectos de funcionamento intrapartidário que, em geral, mantêm-se cristalizados de velhos hábitos. A estrutura de poder é pouco oxigenada.

29
set

Eleições 2020 / Agenda dos candidatos

Postado às 9:37 Hs

Agenda dos/as candidatos/as

 

# Allyson Bezerra (SDD) – Muda Mossoró

8h – Caminhada da Mudança nas Barrocas

16h – Caminhada da Mudança no Santa Delmira e Abolição IV

# Cláudia Regina (DEM) – Coligação Juntos por Mossoró

A programação da campanha para está terça será divulgada ao longo do dia.

# Irmã Ceição (PTB) – Coligação Mossoró para todos

Encontro do PTB estadual

#Isolda Dantas (PT) – Coligação Mossoró para toda a gente

7h – Visita ao Mercado do Bom Jardim

9h30 – Visita com os sindicatos

14h30 – visita ao Comercial Paraíba

16h – Caminhada da Liberdade no Bom Jesus

#Ronaldo Garcia (PSOL) – Coligação PSOL

Semana de lives no instagram: nesta terça-feira, a convidada é a poetisa Larissa Galvão, do Slam RN, para debater sobre arte periférica de resistência.

Quem comanda as lives é a candidata a vice-prefeita Yasmin Dias

#Rosalba Ciarlini (PP) – Coligação Força do Povo

15h30 – Visita à empresa Hepta Construções (Rua Deocleciano Venceslau da Paixão, residencial Nelson Oliveira

16h30 – Visita à liderança Socorro, na Baixinha, seguida de caminhada (rua Rodrigues Alves

19h – Lançamento da candidatura de Naldo Feitosa a vereador (rua Antônio Delmiro, Belo Horizonte, ao lado da LL Construção)

29
set

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 6:45 Hs

29 de setembro:
Dia do Policial.
Dia Mundial Petróleo
Dia do Anunciante.
Dia dos Santos: Gabriel, Miguel e Rafael

Dia da Independência do Botsuana.
Nesta data em:

522 a.C. – Dario I da Pérsia mata o usurpador magiar Gaumâta, assumindo a posição de rei do Império Persa.
1911 – Itália declara guerra ao Império Otomano.
1938 – Adolf Hitler, Neville Chamberlain, Édouard Daladier e Benito Mussolini assinam o Acordo de Munique.

Nasceram neste dia…

1547 – Miguel de Cervantes, escritor espanhol (m. 1616).
1936 – Silvio Berlusconi, empresário e político italiano.
1948 – Theo Jörgensmann, clarinetista alemão.

Morreram neste dia

1833 – Rei Fernando VII de Espanha (n. 1784).
1902 – Émile Zola, escritor francês (n. 1840).
1908 – Machado de Assis, na imagem, escritor brasileiro (n. 1839).

1952 – Francisco Alves, cantor e ator brasileiro, conhecido como “O Rei da Voz” (n. 1898)

1998 – Jacira Sampaio, atriz brasileira (n. 1922)

2010 -Tony Curtis, ator norte-americano (n. 1925)

2012 – Hebe Camargo, cantora, apresentadora de televisão e atriz brasileira (n. 1929)

2013 – Cláudio Cavalcanti, ator brasileiro (n. 1940)

2017 — Célia, cantora brasileira (n. 1947).
2018 — Ângela Maria, cantora brasileira (n. 1929).

28
set

Informativo

Postado às 23:02 Hs

Mais pontos de atendimento são reabertos pelo ITEP.   Continuando com a retomada das atividades presenciais durante a pandemia do novo coronavírus, o Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (ITEP-RN) reabriu, nesta segunda-feira (28), novas unidades para a confecção de documentos de identidade.   Agora, já estão atendendo normalmente os postos das Centrais do Cidadão de Natal (Via Direta e Zona Norte), João Câmara, Macau, Currais Novos, Parelhas, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Pau dos Ferros, Nova Cruz, Caicó, Mossoró e Canguaretama, além da unidade de São José do Mipibu, inaugurada na última sexta-feira (25) e o ITEP da Ribeira.
28
set

Saiba mais…

Postado às 20:09 Hs

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta segunda-feira (28):

– Registro de 317 óbitos nas últimas 24h, totalizando 142.058 mortes;

– Foram 13.155 novos casos de coronavírus registrados, no total 4.745.464 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 4.084.182, com o registro de mais 24.094 pacientes curados. Outros 519.224 pacientes estão em acompanhamento.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) emitiu nota sobre as diversas aglomerações nas movimentações políticas registras no final de semana em várias cidades do interior do estado.  Leia a íntegra:

NOTA À IMPRENSA

A respeito das imagens de registros de aglomerações em atos da campanha eleitoral em municípios potiguares, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) esclarece que:

1. Conforme reconhece o Supremo Tribunal Federal, os Poderes Executivos estadual e municipal têm autonomia e dever de definir, e principalmente, de fiscalizar, o cumprimento das regras sanitárias estabelecidas por cada ente;

2. A Justiça Eleitoral está dando sua contribuição, a título de recomendação, ao apresentar à sociedade o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, cujo objetivo é definir as medidas de proteção à saúde pública a serem implementadas durante a campanha eleitoral e as eleições municipais de novembro, no contexto da pandemia da COVID-19, e está à disposição para consulta pública no portal do TSE.

3. No último sábado (26), véspera da largada da campanha eleitoral, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, fez pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão em que reforçou as recomendações da Justiça Eleitoral para o período de campanha.

Apesar de o dever de fiscalizar as infrações de biossegurança – nas regras atualmente em vigor –  não ser da Justiça Eleitoral, o TRE-RN reforça as recomendações mencionadas e expressa preocupação e profunda consternação com as imagens divulgadas, orientando candidatos e partidos políticos para que se adequem às normas sanitárias, e solicitando ao Poder Executivo que tome as medidas cabíveis e de sua competência no que se refere à fiscalização do cumprimento de tais normas.

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN)

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (28) o Renda Cidadã, novo programa de transferência de renda do governo, que substituirá o auxílio emergencial e o Bolsa Família. Para financiar o programa, a proposta é usar os recursos de pagamento de precatórios e parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os precatórios são títulos da dívida pública reconhecidos após decisão definitiva da Justiça. “Estamos buscando recursos com responsabilidade fiscal e respeitando a lei do teto de gastos. Nós queremos demonstrar à sociedade e ao investidor que o Brasil é um país confiável”, disse o presidente, em declaração à imprensa após reunião com ministros de Estado e líderes partidários, realizada na manhã desta segunda-feira, no Palácio da Alvorada. O senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, explicou que as propostas das duas fontes de renda serão apresentadas tanto na PEC do Pacto Federativo, quanto na PEC Emergencial, que tratam da desindexação dos gastos públicos.
28
set

Registros

Postado às 16:19 Hs

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira(28). Os casos confirmados somam 68.765, sendo 138 a mais em relação ao último boletim.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, até o fim desta manhã, nenhum foi registrado. O total de mortes é de 2.377. Em investigação estão 312 mortes.

Casos suspeitos somam 34.868. O índice R(t), que determina o potencial de propagação do vírus, está em 0,88 para o RN como um todo, segundo os dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Estão com o índice acima de 1 as regiões do Mato Grande (1,31), Seridó (1,02), Potengi/Trairi (1,15) e Região Metropolitana (1,07) e Oeste(1). Conforme dados no fim desta manhã, a taxa de ocupação de leitos críticos está em 36% no Estado.

Veja alguns dados por região:

48% Mossoró, 40% Alto Oeste – Pau dos Ferros , 36% Trairi, 33% Região metropolitana de Natal, 33% Mato Grande e 28% Seridó

28
set

Informes

Postado às 12:22 Hs

Defeitos em poços afeta abastecimento em bairros de Mossoró

 

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) trabalha no conserto de dois poços em Mossoró nesta segunda-feira (28), a fim de regularizar o abastecimento em diversos bairros da cidade. Os poços são o P-19 e o P-30, que apresentaram defeito no conjunto motobomba. Para executar o serviço de reparo, foi necessário suspender o abastecimento. Emergencialmente, a Caern providenciou um remanejamento a partir da Adutora Jerônimo Rosado, a fim de minimizar os transtornos nos bairros atingidos.

No caso do P-19, estão com abastecimento reduzido os bairros de Abolição 3 e 4, Santa Delmira 1 e 2, Pousada dos Thermas, Santo Antônio, Santa Júlia e Quintas do Lago. A previsão de conclusão do serviço é para a tarde desta terça-feira (29). Mas a normalização total do abastecimento demanda um prazo de até 48 horas, após a religação do poço.

Os bairros atendidos pelo P-30 são Itapetinga, Tropical Ville, Cidade Oeste, Sítio Estreito e Belo Horizonte. Esses bairros também ficarão com o abastecimento prejudicado no período de conserto do conjunto motobomba. A previsão é que o trabalho seja concluído na tarde desta quinta-feira (1), com 48 horas para a completa normalização.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou na noite deste domingo (27) à GloboNews que a Corte firmou uma parceria com as principais redes sociais para combater a disseminação de informações falsas nas eleições.

De acordo com o ministro, a parceria envolve WhatsApp, Twitter, Facebook, Instagram, Google e TikTok. Barroso afirma que as companhias se comprometeram com o desenvolvimento de ferramentas de monitoramento de páginas e perfis com comportamentos “inautênticos e coordenados”.

“Claro que nós iremos reprimir os casos de fake news que possam ser reprimidos judicialmente. Mas nós estamos fazendo um pouco diferente. Nós estamos tendo uma atuação preventiva intensa para tanto minimizar a ocorrência de fake news, quanto para procurar neutralizar a ocorrência de fake news”, afirmou o presidente do TSE.

O Palácio do Planalto apresenta nesta segunda-feira (28) aos líderes partidários do Congresso Nacional a proposta de criação do Renda Cidadã, novo programa social que substituirá o Bolsa Família. A CNN teve acesso a alguns pontos da apresentação. A proposta do governo será incluir cerca de 6 milhões de pessoas não contempladas pelo Bolsa Família, que atende hoje 14,2 milhões de lares. Essa inclusão deve custar aproximadamente R$ 25 bilhões, o que elevaria o gasto com o programa para cerca de R$ 60 bilhões por ano. O governo deve apresentar aos líderes pelo menos três opções para financiar o Renda Cidadã. Segundo apurou a CNN, nenhuma delas, porém, será oriunda de cortes em outros programas sociais nem em investimentos ou projetos nas áreas de Saúde ou Educação.
28
set

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 6:38 Hs

28 de setembro:

Dia Nacional da Liberdade de Expressão.

Dia da Lei do Ventre Livre

Dia de São Venceslau.

Nesta data em:

1066 – Início da Conquista Normanda: Guilherme da Normandia desembarca na Inglaterra com 7000 homens.

1871 – Entra em vigor a Lei do Ventre Livre no Brasil, na imagem.

 1968 – Criada a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte(UERN)

1974 – Falha a tentativa de golpe em apoio ao presidente português António de Spínola.

Nasceram neste dia…

 1803 – Prosper Mérimée, arqueólogo e escritor francês (m. 1870).

1968 – Mika Häkkinen, automobilista finlandês.

1984 – Melody Thornton, (Pussycat Dolls) cantora e dançarina americana.

Morreram neste dia…

 1895 – Louis Pasteur, químico francês (n. 1822).

1918 – Georg Simmel, sociólogo alemão (n. 1858).

1978 – Papa João Paulo I, 263º papa (n. 1912).

1989 – Ferdinando Marcos, ex-ditador filipino (n. 1917)

1991 – Miles Davis, músico norte-americano (n. 1926)

1993 – Peter de Vries, novelista norte-americano (n. 1910)

1994 – Harry Saltzman, produtor de cinema canadense (n. 1915)

2000 – Pierre Elliott Trudeau, político canadense (n. 1919)

2004 – Giulio Massarani, professor brasileiro de engenharia química (n. 1937)

2016 – Shimon Peres, político israelense (n. 1923).

27
set

Informes

Postado às 23:44 Hs

MANUTENÇÃO
Pane em Estação de Bombeamento reduz abastecimento de seis cidades.

Problemas elétricos internos na Estação de Bombeamento, localizada em Lajes do Cabugi, estão interrompendo o funcionamento automatizado das bombas. A equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está realizando intervenções manuais no sistema garantido um funcionamento parcial, além de tomar medidas para conserto do equipamento.

Devido a esta situação o abastecimento está reduzido para as seguintes cidades: Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos,  Comunidade de Cachoeira do Sapo e Riachuelo, além das comunidades rurais. A previsão da Caern é que o serviço seja concluído até a noite desta segunda (28), com prazo de normalização de até 48h, ou seja, até quarta-feira (30) para que os imóveis estejam plenamente abastecidos.

27
set

Eleições 2020 : Mossoró

Postado às 19:43 Hs

A partir do dia 9 de outubro tem início a propaganda Eleitoral gratuita no rádio e na TV no pleito deste ano de 2020.   Cada programa eleitoral no rádio e na TV terá 10 minutos.

Rádio: das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.

TV: das 13h00 às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

A tabela oficial dos tempos de cada candidato/ coligação de Mossoró, veja abaixo:

27
set

Saiba mais…

Postado às 19:21 Hs

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (27):

– Registro de 335 óbitos nas últimas 24h, totalizando 141.741 mortes;

– Foram 14.318 novos casos de coronavírus registrados, no total 4.732.309 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 4.060.088, com o registro de mais 9.251 pacientes curados. Outros 530.480 pacientes estão em acompanhamento.

27
set

Registros

Postado às 18:45 Hs

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (27). Os casos confirmados somam 68.627.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.377 no total. Foram 5 óbitos a mais que ontem, porém a Sesap não detalhou quantos de fato teriam ocorrido nas últimas 24 horas e quantos seriam oriundos dos óbitos em investigação.

A taxa de ocupação de leitos críticos registrada por volta das 15h deste domingo era de 37,97% com 158 leitos disponíveis, segundo a plataforma de regulação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN.

A disputa eleitoral na cidade de Mossoró terá seis candidatos a prefeito: Allyson Bezerra (Solidariedade), Professor Ronaldo (PSOL), Cláudia Regina (DEM), Irmã Ceição (PTB), Isolda Dantas (PT) e Rosalba Ciarlini (PP) que tenta a reeleição.

A eleição para a Câmara Municipal de Mossoró, que passará de 21 para 23 vereadores a parir do ano que vem, terá 456 candidatos na disputa, distribuídos em 23 partidos.

O partido com o maior número de candidatos a vereador em Mossoró é o Solidariedade, com 35 candidatos. PSD e PROS têm 32 candidaturas registradas, cada. Na sequência, PSC com 30 e PSB com 29 candidatos. PSDB, PSL, Republicanos e Patriota que registraram 25 candidaturas, cada um.

A movimentação deste domingo foi interessante, para um domingo já que a tradição das movimentações em Mossoró geralmente é o sábado o dia de maior movimento.

Com o fim do prazo de registro de candidatura no próximo dia 26 de setembro, entrará no ar o aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias da sociedade sobre irregularidades em campanhas eleitorais. O aplicativo existe desde 2014, mas foi aprimorado ao longo de cada pleito e, para as Eleições 2020, existem diversas novidades a fim de tornar o seu uso ainda mais funcional. O objetivo principal é facilitar o trabalho de apuração por parte dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral, que podem contar com os cidadãos para atuar como fiscais da eleição no combate à corrupção eleitoral.
set 29
terça-feira
11 19
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
159 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5.835.885 VISITAS