19
set

Saiba mais…

Postado às 20:23 Hs

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (19):

– Registro de 739 óbitos nas últimas 24h, totalizando 136.532 mortes;

– Foram 33.057 novos casos de coronavírus registrados, no total 4.528.240 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 3.820.095, com o registro de mais 30.956 pacientes curados. Outros 571.613 pacientes estão em acompanhamento. O registro de pessoas curadas já representa 84,4% do total de casos acumulados.

CommentsCOMENTE AQUI

Via Estadão

Alinhado com o presidente Jair Bolsonaro, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, promoveu nessa quinta-feira, dia 17, uma intervenção e anulou as convenções partidárias nas cidades onde a sigla apoiaria candidatos de legendas que fazem oposição ao Palácio do Planalto. São elas Bernardo do Campo, Osasco e Presidente Prudente, em São Paulo,  Salvador (BA) e Fortaleza (CE).

Os movimentos vêm na sequência da intervenção na capital paulista na última quarta-feira, quando Jefferson tirou da disputa Marcos da Costa, ex-presidente da OAB-SP, que será candidato a vice do deputado Celso Russomanno (Republicanos).

DISPUTA COM DÓRIA – A articulação nesse caso passou pelo próprio presidente da República, que telefonou para o presidente estadual do PTB, Campos Machado, pouco antes do início da convenção do partido em São Paulo. No Estado, o objetivo de Bolsonaro e Jefferson é combater o governador João Doria (PSDB), potencial adversário do presidente na eleição de 2022.

Em São Bernardo do Campo e em Osasco, o PTB havia indicado os candidatos a vice de Luiz Marinho e Emídio Souza, ambos do PT. Em Presidente Prudente, o partido comporia chapa com Laércio Alcântara, do DEM. Em Salvador, a sigla de Jefferson apoiaria  Bruno Reis, também do DEM, e, em Fortaleza, estaria com Luizianne Lins,  do PT. No documento enviado aos Estados, Jefferson alega que o ato descumpre uma resolução da Comissão Executiva Nacional.

RESTRIÇÃO – Segundo um integrante da executiva nacional do PTB, o veto que atropelou os acordos locais proibiria a princípio apenas alianças com partidos de esquerda, mas Jefferson ampliou a restrição para legendas que sejam potenciais adversárias de Bolsonaro no Congresso e nas eleições em 2022.

Com esse gesto, Jefferson aproxima o PTB do Palácio do Planalto e deixa as portas abertas para que Bolsonaro e seu grupo entrem na legenda para disputar a reeleição.

19
set

Registros

Postado às 16:29 Hs

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (19). Os casos confirmados somam 66.963.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.348 no total, sendo 02 ocorridos de fato nas últimas 24 horas. Em investigação estão 312 mortes.

Casos suspeitos somam 31.571 e descartados 132.012. Curados são 39.924.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, visando a preparação das Eleições 2020, convocou reunião com todos os chefes de cartório e servidores das zonas eleitorais da capital e do interior do estado no intuito de repassar esclarecimentos relacionados ao planejamento final das Eleições municipais.

A reunião será realizada através de videoconferência e terá transmissão pelo canal do Youtube do TRE-RN em link privado, nesta segunda-feira (21) das 9h às 18h.

A abertura do evento será as 9h com a palavra do Presidente do TRE-RN, desembargador Gilson Barbosa e do Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Claudio Santos. Pela manhã seguirão as falas da diretora-geral, Yvette Guerreiro; da secretária de gestão de pessoas, Teresa Farache; da secretária de administração, orçamento e finanças, Simone Melo; do chefe do núcleo de segurança da presidência, Cel. Edwin Brito e da assessora de comunicação social e cerimonial, Juliska Azevedo.

Após o intervalo do almoço, as 13h15 começa o turno da tarde com as apresentações da assistente da assessoria jurídica da corregedoria, Angélica Gondim; a secretária judiciária, Karla Aranha e do secretário de tecnologia da informação e eleições, Marcos Maia.

Em seguida haverá a abertura de espaço para esclarecimentos de dúvidas através do chat do Youtube e o encerramento da reunião pela diretora-geral.

Previsto para acontecer nos dias 1º e 2 de outubro, o 2º Fest Bossa & Jazz – Home Sessions divulga as primeiras atrações e altera a data do evento. Agora marcado para 2 e 3 de outubro, em formato híbrido, com apresentações ao vivo via web e com presença de público convidado no Hotel Barreira Roxa – Via Costeira, em Natal-RN, o evento reúne grandes artistas da música. Para o primeiro dia estão confirmados de Dudu Galvão & Samara AlvesCandeeiro Jazz; Ed Motta Blues Beatles. Os demais nomes serão revelados em breve.

Realizado por Juçara Figueiredo Produções e aprovado pelo programa Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura da Cidade do Natal, o projeto conta com patrocínio da Unimed Natal, apoio cultural da Fecomércio RN, SENAC-RN e apoio da Beju Produções. Cerveja oficial: Stella Artois.  Com oito lives entre artistas locais, nacionais e internacionais, o Festival terá transmissão pelo canal oficial da Band RN, no YouTube.

Em sua 1ª edição, produzida em abril deste ano, o Fest lançou campanha de arrecadação de fundos para o Instituto Juvino Barreto, junto aos seguidores, público e artistas participantes do Home Sessions, mantendo na versão on-line a preocupação com o impacto social do projeto, especialmente em um momento no qual os idosos estão entre os principais atingidos, devido a pandemia. Já para a 2ª edição, cultivando a mesma filosofia, porém ampliada para o impacto social da música na população potiguar, o Fest Bossa & Jazz – Home Sessions realiza nova campanha de arrecadação de fundos, agora voltado para o projeto Ilha de Música, idealizado e coordenado pelo trombonista, Gilberto Cabral, na comunidade da África, localizada na zona norte da cidade.

Acompanhe as mídias sociais e fique por dentro de tudowww.festbossajazz.com.br | @festbossajazz e Facebook.com/festbossaejazz

Os Microempreendedores Individuais (MEI), cujos negócios foram afetados pela pandemia, terão acesso ao auxílio emergencial residual para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (covid-19). O decreto 10.488 com a Medida Provisória 1.000, que institui o benefício, foi publicado no último dia 16 e estabelece o pagamento de até quatro parcelas de R$ 300, e de R$ 600 no caso de mães solteiras, para aqueles beneficiários que já vinham recebendo o dinheiro.

No Rio Grande do Norte, 57.381 MEIs já tiveram acesso ao auxílio emergencial concedido pelo governo, de acordo com dados do Ministério da Economia, e que poderão obter as novas parcelas residuais. O número representa 42,6% de todos os MEIs registrados no estado, que chegam hoje ao total de 134.512 negócios formalizados nessa categoria jurídica.

Agência Sebrae

Três partidos políticos de oposição acionaram o Supremo Tribunal Federal, hoje, para contestar pontos da política ambiental do governo Jair Bolsonaro.

Em uma das ações, PT e PSB querem a suspensão do decreto de fevereiro deste ano que trata do Conselho da Amazônia Legal. Na outra, a Rede pede que o Supremo determine ao governo uma série de medidas – entre elas, um plano para prevenção e combate a incêndios no Pantanal e Na Amazônia.

Os processos serão analisados, respectivamente, pelos ministros Dias Toffoli e Marco Aurélio Mello. Não há prazo para que eles tomem uma decisão.

Na ação de PT e PSB, os partidos afirmam que o decreto mudou as competências, composição e alcance do Conselho da Amazônia Legal e, com isso, retirou a participação de governadores e da sociedade civil.

“Estabeleceu-se assim, competências amplas e genéricas, como ‘coordenar e integrar as ações governamentais relacionadas à Amazônia Legal’ e ‘coordenar ações de prevenção, fiscalização e repressão a ilícitos’, antes uma atribuição do Ibama e desconsiderou por completo os Princípios Constitucionais ao alijar da sua composição representantes da sociedade civil, notadamente quanto a participação de representantes de povos indígenas, quilombolas, pescadores, comunidades tradicionais da região ou entidades de representação coletiva”, afirma o documento.

As siglas ressaltam ainda que o conselho não conta com indigenistas especializados. Por outro lado, passou a incluir 19 militares das Forças Armadas e quatro delegados da Polícia Federal.

 

 

19
set

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 6:48 Hs

19 de setembro:
Dia do Ortopedista.
Dia do Teatro.
Dia do Adolescente.
Dia da Escola Biblíca
Dia de São Januário
Nesta data em:

1975 – José Baptista Pinheiro de Azevedo substitui Vasco dos Santos Gonçalves no cargo de primeiro-ministro de Portugal.
1985 – A Cidade do México é abalada por um sismo de magnitude 8,1 na escala de Richter provocando 9 500 mortos, 35 000 feridos e 100 000 desalojados.
1991 – O corpo de Ötzi, mumificado pelo frio, é encontrado nos Alpes italianos.

Nasceram neste dia…

86 – Antonino Pio, imperador romano (m. 161).
1901 – Ludwig von Bertalanffy, biólogo austríaco (m. 1972).
1930 – Ruth Cardoso, antropóloga, professora e ex-primeira dama do Brasil (m. 2008).

Morreram neste dia…

1843 – Gustave-Gaspard Coriolis, matemático e engenheiro francês (n. 1792).
1881 – James A. Garfield , antigo presidente norte-americano (n. 1831).
1935 – Konstantin Tsiolkovsky, físico russo (n. 1857).

2001 – Cláudio Mamberti, ator brasileiro (n. 1940)

2003 – Kenneth Erwin Hagin, pastor e autor neopentecostal norte-americano (n. 1917).

2013 – Hiroshi Yamauchi, ex-presidente da Nintendo (n. 1927).

2017 — Jake LaMotta, pugilista americano (n. 1921).

18
set

Registros

Postado às 20:37 Hs

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (18):

– Registro de 858 óbitos nas últimas 24h, totalizando 135.793 mortes;

– Foram 39.797 novos casos de coronavírus registrados, no total 4.495.183 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 3.789.139, com o registro de mais 36.057 pacientes curados. Outros 570.251 pacientes estão em acompanhamento.

Com o encerramento do prazo estipulado em agosto pelo Decreto Estadual nº 29.928, o Governo do Estado publica neste sábado (19) a nova diretriz que suspende as aulas presenciais na rede pública estadual em 2020 e autoriza o retorno das atividades na rede privada de ensino e nas Instituições de Ensino Superior (IES) a partir do dia 5 de outubro no Rio Grande do Norte.

O documento, assinado pela governadora Fátima Bezerra e pelos secretários de Estado Cipriano Maia (Saúde Pública), Getúlio Marques (Educação) e Raimundo Alves (Gabinete Civil), regulamenta a decisão anunciada no dia 8 de setembro.

De acordo com o decreto, a suspensão das aulas presenciais na rede estadual “não poderá impor prejuízos ao calendário acadêmico dos estudantes, especialmente daqueles que estão cursando o último ano do ensino fundamental e do ensino médio, incluindo a educação de jovens e adultos”. A determinação do Governo é de que a carga horária deverá ser cumprida por meio de estratégias alternativas de ensino.

O decreto ainda aponta uma ressalva. A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), em conjunto com o Gabinete Civil, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e os conselhos estaduais de Educação e de Saúde, pode estabelecer atividades presenciais em situações excepcionais.

As eventuais atividades podem ser implementadas de maneira regional e individualizada, levando em consideração os dados epidemiológicos de cada região e as adequações estruturais das escolas.

REDE PRIVADA

Com relação à rede privada de ensino e as Instituições de Ensino Superior (IES), além da autorização do retorno no próximo dia 5, o decreto pontua que devem ser mantidas as atividades não presenciais para alunos, professores e funcionários que se encontrem no grupo de risco, que vivam com integrantes do grupo de risco e para aqueles cujos responsáveis optarem pela modalidade não presencial.

Governo do RN lança nesta segunda-feira (21), às 11h, na Escola de Governo, o Plano RN Cresce +, de incentivo à retomada e crescimento da economia potiguar, com ações de curto, médio e longo prazo.

Estão envolvidas as Secretarias de Estado da Tributação (SET), do Desenvolvimento Econômico (Sedec), do Turismo (Setur) e da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape).

O plano prevê uma série de incentivos fiscais, desburocratização e melhoria no ambiente de negócios, com vistas em novos investimentos para a geração de emprego e renda. São medidas que envolvem agropecuária, turismo, mineração, indústria, geração de energia, transportes e comércio, entre outras.

Devido ao evento do lançamento do plano, excepcionalmente, nesta segunda-feira (21), não haverá coletiva de imprensa na Escola de Governo com a atualização de dados da Covid-19

Novas categorias profissionais poderão realizar a sorologia para a covid-19. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18) pela subcoordenadora de Gestão e Planejamento da Sesap, Lyane Ramalho, durante entrevista coletiva. A ampliação busca uma retomada segura e gradual das atividades sociais e econômicas no estado. “A Sesap adquiriu 150 mil testes sorológicos, sendo 16 mil para seus servidores e os demais para a população elegível para fazer o teste. Além de ampliar o grupo, será permitida a realização dos exames também em assintomáticos”, afirmou. A Nota Técnica emitida pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) orienta aos municípios a realizarem o teste sorológico por quimioluminescência para detecção de anticorpos contra o novo coronavírus em pessoas que já tiveram o início dos sintomas há mais de 14 e assintomáticas, e que não possuem resultado positivo para detecção da Covid-19 através da técnica RT-PCR (padrão ouro).

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) assinaram na quinta-feira (17) acordo para instalação da maior fábrica de vacinas da América Latina.

O Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde vai ocupar uma área de 580 mil metros quadrados e terá capacidade de produção de 120 milhões de frascos de vacinas e biofármacos por ano e será instalada em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro.

As vacinas contra meningite, hepatite e tríplice bacteriana, que atualmente são importadas, vão passar a sair do polo. O acordo prevê a construção de nove prédios e a inauguração está prevista para 2023 e deverá gerar 5 mil empregos diretos. O complexo será responsável por toda produção de vacinas da Fiocruz, inclusive a de covid-19, quando esta for aprovada.

Agência Brasil

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) inicia nesta sexta-feira (18), por meio das suas redes sociais, as ações direcionadas a Semana Nacional de Trânsito 2020, que segue até o próximo dia 25. Neste ano, o Órgão vai atuar utilizando exclusivamente os meios eletrônicos de divulgação, levando as atividades de conscientização, educação e mudança de maus hábitos às redes sociais, utilizando cards pedagógicos, vídeos informativos e lives focadas no tema: “Perceba o Risco. Proteja a Vida”. Um ponto importante da Semana é que o Detran vai agir com atividades integradas com o órgão de trânsito nacional, a exemplo do Denatran, compartilhando e dando maior visibilidade nas redes ao material educativo produzindo por esse órgão, mesclando a campanha estadual com informativos de segurança de trânsito nacional. “Devido a pandemia do Covid-19 estamos trabalhando uma nova fórmula de conscientização com ações de segurança e educação centralizadas nas redes sociais”, explicou o diretor-geral do Detran, Jonielson Pereira.

O Governo do Estado autoriza o retorno do funcionamento pleno das instituições financeiras e bancárias no Rio Grande do Norte a partir do próximo dia 28. A portaria conjunta será publicada nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial do Estado, regulamentando as medidas necessárias para a retomada dos serviços.

O prazo dado pelo Governo é voltado para que as instituições apliquem os protocolos e façam as adaptações necessárias ao retorno do funcionamento e atendimento ao público.

Esta nova etapa de reabertura dos serviços segue a condição de manutenção da queda dos indicadores da pandemia no RN, como a taxa de transmissão do vírus e ocupação de leitos.

Para garantir a saúde de quem frequenta os locais, as instituições terão que seguir uma série de regras. A portaria conjunta nº 24/2020, que teve em sua construção a participação de representantes dos trabalhadores bancários, lista uma série de 20 medidas de biossegurança necessárias para garantir a saúde dos clientes e dos servidores das instituições bancárias e financeiras.

Considerado maior colégio eleitoral da região do Seridó com 43 mil eleitores, a cidade de Caicó deve protagonizar uma disputa pela prefeitura com pelo menos sete pré-candidaturas.

O atual prefeito Batata do MDB é pré-candidato a reeleição e escolheu o agropecuarista Walfredo Lopes, o Barra como seu companheiro de chapa. Barra é um dos bacuraus mais históricos de Caicó, e ambos tiveram suas pré-candidaturas homologadas na convenção de ontem, que contou com as presenças de lideranças estaduais, dentre elas o deputado federal General Girão.

Outra pré-candidatura é a do médico Judas Tadeu, afilhado político do deputado estadual Vivaldo Costa. Filiado ao PSDB, Tadeu tem formado um palanque que agrega gregos e troianos, partidos aliados e adversários do Governo Fátima Bezerra. Estão no projeto de Tadeu PSDB, DEM, PT, PC do B, PSD, PL, dentre outros. O nome escolhido para ser o companheiro de chapa de Dr. Tadeu é o do empresário Toinho da Ótica Graciosa, nome indicado pelo PL.

O Solidariedade também tem pré-candidato à prefeitura de Caicó. Trata-se do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, administrador de empresas Diego Vale. Sua vice é do mesmo partido, e será a artesã conhecida como Vilma Medeiros. Diego praticamente não fez coligações com outros partidos na majoritária.

Arthur Maynard é outro pré-candidato a prefeito de Caicó. Filiado ao PSB e pessoa bastante ligada ao deputado federal Rafael Mota, Arthur vai para a sua segunda disputa política. Nas eleições de 2016 foi um dos candidatos a vereador mais votado de sua coligação, tendo 1.117 votos, porém não se elegeu por causa do quociente eleitoral.

O PSC indicou em recente convenção o companheiro de chapa de Arthur, e será o ex-prefeito Roberto Germano, que após as eleições de 2016 quando foi derrotado por Batata deixou o MDB e se afastou politicamente do grupo liderado em Caicó pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Outro pré-candidato a prefeito é Chico da CAERN. Filiado ao PV, Francisco é funcionário da Companhia de Águas e Esgotos e aposta também em chapa puro-sangue, tendo como escolhido para ser seu companheiro de chapa o líder comunitário Delosman Soares.

O PTB vai apostar no nome de Cícero Vale, o Cição Bandido para disputar a prefeitura de Caicó. Pastora Adriana, da Igreja Independente Pentecostal Missionária da Fé em Cristo é o nome para compor a chapa na condição de pré-candidata a vice. Ela também é filiada ao PTB.

A sétima pré-candidatura à prefeitura de Caicó é o do Cabo da Polícia Militar Alexandre Cavalcanti, também conhecido como Alexandre Cazuza. Sem o apoio das principais lideranças estaduais do PSL, Cabo Alexandre conseguiu realizar sua convenção e homologou a pré-candidatura, tendo como companheiro de chapa o Marcelo da Oficina.

Fonte: Marcos Dantas

Os casos de covid-19 caíram 30% na semana epidemiológica 37 em relação à semana anterior. Já as mortes registraram diminuição de 13% no mesmo intervalo. Foi a primeira vez em que as duas curvas apresentaram uma redução acima de 10% juntas desde o início da pandemia. A evolução das curvas de diagnósticos e óbitos relacionados à pandemia do novo coronavírus está no novo boletim epidemiológico sobre a doença do Ministério da Saúde, apresentado em entrevista coletiva hoje (17). A semana epidemiológica (SE) 37 compreende o intervalo de 6 a 12 de setembro. A SE é uma medida empregada por autoridades de saúde para analisar o desenvolvimento de uma determinada epidemia.

Por Heron Cid

Havia 22 anos que um presidente não desembarcava no Sertão paraibano. O último, Fernando Henrique Cardoso, visitou a mesma Coremas, em 1998, para inspecionar obras da transposição para as várzeas de Sousa.

Duas décadas depois, Jair Bolsonaro se embrenha nas caatingas do Sertão. Mas com outra pauta. As energias renováveis, tema que sai do papel e das pesquisas da academia e vira uma realidade que tem potencial para transformar o sol do semiárido em redenção.

O que se viu em Coremas, durante a agenda da inauguração da Usina de Energia Solar Rio Alto, é a repetição do roteiro estrategicamente traçado pela Presidência. Administrativa e politicamente, um presidente obstinado a cativar e conquistar o Nordeste, território minado pela presença de adversários no poder local.

Nos gestos nas ruas com populares na entusiasmada recepção, no discurso despojado e nas sinalizações de atrativos de desenvolvimento para a região, Bolsonaro investe pesado na relação com os nordestinos, desobstruída pelo auxílio emergencial e agora por políticas de incentivo à geração de emprego e renda, o drama maior dos nordestinos.

Bolsonaro, também, já percebeu o que o histórico mostra como a luz do sol que brilha intensamente por aqui. O nordestino é grato a quem faz pelo Nordeste. E gratidão não tem ideologia.

set 20
domingo
01 10
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
128 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5.835.163 VISITAS