A versão digital do documento do veículo está disponível em todo o Brasil a partir desta quarta-feira (1º), informou o Ministério da Infraestrutura. Com a adesão do Pará, todos estados e o Distrito Federal passam a emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), como é chamado o documento, apenas em formato digital.

O processo de implementação do documento digital para carros, motos e outros veículos começou no fim de 2018, e existem 4.083.150 CRLVs digitais no Brasil até agora. De acordo com o ministério, a emissão do documento passa a ser inteiramente online e não é necessário ir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) local para obter o documento digital.

02
jul

Coronavírus no RN

Postado às 12:51 Hs

A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap atualizou os números do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira(02). Os casos confirmados chegam a 32.578.

O total de vítimas da covid-19 no RN chega a 1095. Em comparação com o último boletim, 28 novos óbitos confirmados, após exames laboratoriais dos últimos dias, sendo nove nas últimas 24 horas.

Em investigação são 173 mortes. Os casos suspeitos são 44.157. Descartados somam 51.041. Recuperados são 2.904.

Sobre a ocupação dos leitos críticos, o secretário adjunto, o médico Petrônio Spinelli, informou que o RN registra 91% neste momento.

Por regiões, o cenário é o seguinte:

Mossoró (Oeste): 100%

Pau dos Ferros (Alto Oeste): 100%

Região metropolitana de Natal: 90%

Seridó: 79,3%

 

02
jul

Fique Sabendo…

Postado às 11:55 Hs

 # Do Seridó

O ex-deputado federal Wanderley Mariz teve o quadro de morte cerebral confirmada. A informação foi dada pelo Blog de Flávio Marinho.Mariz tinha 79 anos e estava internado desde o dia 27 de junho na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas em Natal. Ele exerceu três mandatos de deputado federal entre 1975 e 1987. Ainda foi candidato a senador em 1986 quando foi derrotado por José Agripino e Lavoisier Maia. Mariz ainda foi secretário de justiça no governo de Geraldo Melo.

A última eleição que ele disputou foi em 2008 quando tentou a Prefeitura de Caicó pelo PSDC. Wanderley era filho do ex-governador e ex-senador Dinarte Mariz.

# Internado 

O deputado federal João Maia encontra-se hospitalizado em Natal desde a noite dessa quarta-feira(01), com suspeita de ter contraído a covid-19. No momento, o parlamentar apresenta quadro estável e aguardando o resultado do exame que só deve sair na noite desta quinta-feira (02). João Maia está realizando exames e seguindo todas as orientações médicas.

 

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) continua com os atendimentos presenciais suspensos, de acordo com o Decreto número 29.541 do Governo do Estado e reforça que nesse período os cidadãos podem fazer uso de alguns serviços de forma on-line, sem sair de casa, disponíveis no site www.detran.rn.gov.br. Além disso, excepcionalmente, o Detran está realizando atendimento em casos prioritários para entrega de CNHs expedidas antes da Pandemia, entrega de CNHs apreendidas na Operação Lei Seca, liberação de veículos apreendidos e vistorias veiculares em lojas e Concessionárias.

Na pesquisa divulgada desde ontem (1) pelo Instituto Consult (leia dados mais abaixo) revela que o nome mais rejeitado para disputar a Prefeitura de Natal (RN) é o da deputada federal Natália Bonavides. O segundo mais rejeitado é o deputado estadual Sandro Pimentel.

O atual prefeito tucano e candidato à reeleição Álvaro Dias vai para a disputa da reeleição deste ano com a perspectiva de vencer o pleito ainda no primeiro turno, de acordo com a pesquisa:

Ele obteve 32,5% das intenções de voto contra: Natália Bonavides (PT) de 4,9%, seguida por Kelps Lima (SDD) com 4,8%. Hermano Morais (PSB) tem 4,3%, Eudiane Macedo (PRP) aparece com 3,1%, Sandro Pimentel (PSOL) com 2,8%, professor Carlos Alberto (PV) com 1,8% e Fernando Pinto (PCdoB) com 0,1%.

De acordo com o levantamento, 63,4% dos entrevistados desaprovam a gestão de Fátima Bezerra.

A pesquisa foi feita com mil pessoas distribuídas nas quatro regiões da cidade. Os resultados têm uma margem de erro de 3,1% para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. O número de registro no TSE é RN01510/2020.

A Corte de Contas expediu ofícios para gestores públicos do Estado, prefeituras e câmaras municipais, com orientações acerca da devolução dos valores do auxílio emergencial de R$600 recebidos indevidamente por 9.867 servidores públicos do RN, totalizando R$ 6,6 milhões.

Contas reprovadas
O Tribunal de Contas do RN emitiu parecer desfavorável às contas da Prefeitura Municipal de Pedro Avelino, relativas ao exercício de 2013, responsabilidade de Sergio Eduardo Bezerra Teodoro (Sérgio Cadó).

02
jul

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:39 Hs

2 de julho:

Dia do Bombeiro.

Dia de São Bernardino.

Dia do Hospital

Nesta data em:

1823 – Rendem-se as forças pró-lusitanas, na imagem, dando fim ao processo de Independência da Bahia.

1966 – A França realiza o seu primeiro experimento com armamento nuclear no Atol Moruroa.

1976 – O Norte e o Sul do Vietname voltam a reunir-se depois da separação em 1956, formando a República Socialista do Vietname.

Nasceram neste dia…

1903 – Rei Olavo V da Noruega (m. 1991).

1906 – Hans Bethe, físico germano-norte-americano (m. 2005).

1914 – Mário Schenberg, físico brasileiro (m. 1990).

Morreram neste dia…

1566 – Nostradamus, astrólogo francês (n. 1503).

1932 – D. Manuel II de Portugal (n. 1889).

1961 – Ernest Hemingway, escritor estado-unidense (n. 1899).

1997 – James Stewart, ator estadunidense (n. 1908).

2009 – Adésio Alves Machado, ex-futebolista e escritor espírita brasileiro (n. 1933).

2011 – Itamar Franco, ex-presidente e senador brasileiro (n. 1930).

2014 — Louis Zamperini, atleta e capitão do Exército Americano

2016 — Camilo de Oliveira, ator Português (n. 1924)

01
jul

§ § Espaço Web § : Esmolas

Postado às 23:23 Hs

 

 

Havia um cego que pedia esmola em uma movimentada praça de uma grande cidade. Todos os dias passava por ele, de manhã e à noite, um publicitário que deixava sempre alguns centavos no chapéu do pedinte. O cego trazia pendurado no pescoço um cartaz com a frase:

”Cego de nascimento. Uma esmola, por favor”.

 Certa manhã, o publicitário teve uma idéia: virou o letreiro do cego ao contrário e escreveu outra frase. À noite, depois de um dia de trabalho, perguntou ao cego como é que tinha sido seu dia.

O cego respondeu, muito contente:

– Até parece mentira, mas hoje foi um dia extraordinário! Todos que passavam por mim, deixavam alguma coisa. Afinal, o que é que o senhor escreveu no letreiro?

 

O publicitário havia escrito uma frase breve, mas com sentido e carga emotiva suficientes para convencer os que passavam a deixarem algo para o cego. A frase era:

“Em breve chegará a primavera e eu não poderei vê-la”.

 

Na maioria das vezes não importa O QUE você diz, mas COMO você diz.

 

 

01
jul

Eleições 2020…

Postado às 20:41 Hs

A Câmara acaba de aprovar, em segundo turno, por 407 votos a 70, a PEC do adiamento das eleições. Após a aprovação da PEC, Alcolumbre afirmou em redes sociais que o Congresso promulgará a emenda às 10h desta quinta-feira (2). A proposta aprovada adia as eleições municipais para 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno), em razão da pandemia da Covid-19. No primeiro turno da votação, os deputados fizeram duas mudanças no texto aprovado pelo Senado que retiram poderes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os deputados tiraram do TSE e passaram para o Congresso o poder de definir novas datas para as eleições em municípios que não tiverem condições sanitárias para realizar o pleito nos dias determinados pela PEC, com data-limite em 27 de dezembro.
01
jul

Registros

Postado às 19:18 Hs

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (1º):

– Registro de 1.016 óbitos nas últimas 24h, totalizando 60.610 mortes;

– Foram 45.482 novos casos de coronavírus registrados, no total 1.447.523 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 826.061, são mais 36.021 pacientes curados em relação ao boletim de ontem.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1º) em primeiro turno o texto-base da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 18/2020, que prevê o adiamento das eleições municipais em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A proposta recebeu 402 votos favoráveis, 90 contrários e quatro abstenções.

Conforme a proposta, os dois turnos eleitorais, inicialmente previstos para os dias 4 e 25 de outubro, serão realizados em 15 e 29 de novembro, respectivamente. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa medidas para assegurar o pleito com garantias à saúde

Os parlamentares votam, neste momento, destaques da matéria. Depois, a matéria precisa ser votada em segundo turno. Caso também seja aprovada em segunda votação, o texto seguirá para sanção presidencial.

01
jul

Prorrogado

Postado às 18:26 Hs

Com a edição do Ato Conjunto nº 008/2020/TJRN/MPRN/DPERN/TCERN, que prorrogou até 31 de julho a suspensão do expediente presencial em todas as unidades do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte, a Presidência do Tribunal de Justiça e a Corregedoria Geral de Justiça estenderam a prorrogação da suspensão dos prazos processuais de processos físicos também até o dia 31 de julho de 2020.

A medida está contida na Portaria Conjunta nº 35/2020 – TJ, que considera a persistência do quadro de emergência em saúde pública envolvendo o novo coronavírus (Covid-19). O normativo é assinado pelo presidente do TJRN, desembargador João Rebouças, e pelo corregedor geral de Justiça, desembargador Amaury Moura.

A medida contida na Portaria Conjunta será revista até o dia 31 de julho, no sentido de sua manutenção, alteração ou suspensão.

TJ/RN

01
jul

Informes

Postado às 17:18 Hs

Caern trabalha em manutenção corretiva e suspende abastecimento para oito cidades

 

Nesta quarta-feira (1º), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) dará início a uma manutenção corretiva no conjunto motor bomba responsável pelo abastecimento de oito cidades da Regional Sertão Central, são elas: Angicos, Fernando Pedroza, Pedro Avelino, Lajes, Caiçara do  Rio do Vento, Pedra Preta, Jardim de Angicos e Riachuelo. Além das comunidades de Cachoeira do Sapo, que é município de Riachuelo e de Mulungu, pertencente à Santana do Matos. O equipamento apresentou um vazamento na sua conexão com a adutora, na Estação de Bombeamento 1, localizada na cidade de Itajá.

O fornecimento de água já foi suspenso para que o serviço tenha início às 8h, a previsão da Companhia é que o conserto seja concluído até às 18h, quando o abastecimento será retomado imediatamente. Já o prazo de normalização, ou seja, para que todos os imóveis estejam abastecidos é de até 48h.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira (1°) diretrizes para a volta às aulas presenciais. Entre elas, estão o uso de máscaras, distanciamento social de 1,5 m, estímulo a reuniões online e afastamento de profissionais que estejam em grupos de risco. Apesar da divulgação do documento, ainda não há uma data prevista para a volta às aulas presenciais em todo o país, suspensas desde março. Segundo o balanço do MEC, ao menos 10 universidades estão com atividades remotas, 5 com atividades parciais e 54 com atividades suspensas. O protocolo com medidas de biossegurança trata sobre a comunidade acadêmica, medidas protetivas individuais e coletivas, cenários comuns como salas de aulas, transporte coletivo, atividades laborais, entre outras.
01
jul

UERN vai manter suspensão de aulas

Postado às 15:30 Hs

O comitê de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Comitê Covid-19-UERN) reforçou, em recomendação técnica, a necessidade de manter suspensas as atividades presenciais, no âmbito da Instituição, diante dos riscos de transmissão do novo coronavírus ainda existentes no Estado e do crescimento na quantidade de casos confirmados e de mortes.

As atividades presenciais estão suspensas na Universidade desde 15 de março, com boa parte dos serviços essenciais funcionando de maneira remota. O comitê reforça também, no documento, a necessidade da Instituição apontar caminhos possíveis para ampliação das atividades que possam ser realizadas remotamente, diante da imprevisibilidade sobre um retorno presencial.

O comitê foi instituído pela UERN no dia 13 de março, com o objetivo de orientar a Comunidade Acadêmica sobre procedimentos a serem adotados durante a pandemia. Entre os integrantes do comitê estão o médico infectologista e professor do curso de Medicina da UERN, Fabiano Maximino e a enfermeira e professora da Faculdade de Enfermagem da UERN, Amélia Carolina Lopes Fernandes.

O comitê aponta também a necessidade de planejamento prévio sobre formas de retomada presencial para aplicação quando o retorno for orientado pelas autoridades de saúde pública, garantindo a segurança de todos.

Confira a recomendação técnica na íntegra AQUI

Julho já começou com uma boa notícia e a vacina experimental contra o novo Coronavírus produzida pela gigante farmacêutica Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia BioNTech demonstrou bons resultados em testes com humanos. A vacina estimulou a resposta imune dos pacientes saudáveis, mas também causou efeitos colaterais, como febre, em doses mais altas.

O estudo foi randômico e testado em 45 voluntários que receberam três doses da vacina ou placebo; destes, 12 receberam uma dose de 10 microgramas, outros 12 tomaram 30 microgramas, mais 12 receberam uma dose de 100 microgramas e nove foram tratados com a versão em placebo da vacina. A dose mais alta, de 100 microgramas, causou febre em metade dos participantes do teste — por conta dos efeitos colaterais, o grupo não recebeu uma segunda dose.

Depois de uma segunda dose da injeção três semanas depois da primeira, 8,3% dos participantes do grupo de 10 microgramas e 75% do grupo de 30 microgramas também tiveram febre. Outro sintoma apresentado foram distúrbios de sono. Os pesquisadores, no entanto, não consideraram os efeitos colaterais sérios e não resultaram em hospitalizações.

A vacina foi capaz de gerar anticorpos contra a Covid-19 e alguns deles neutralizaram o vírus, o que pode significar que é capaz de parar o funcionamento dele, mas ainda não se sabe se esse nível mais alto de anticorpos é realmente capaz de gerar imunidade à doença. A Pfizer irá conduzir novos estudos em breve para provar que quem tomou a vacina é 50% menos vulnerável ao vírus.

01
jul

Indefinição

Postado às 13:54 Hs

O governo ainda não anunciou, claramente, como pretende fazer o pagamento do auxílio emergencial nos meses de julho e agosto. O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira, 30, que o governo, agora, cogita distribuir as duas novas parcelas de R$ 600 do auxílio emergencial em quatro etapas, para garantir renda aos trabalhadores informais durante um cenário de “crise mais extensa” devido à pandemia do novo coronavírus. Antes, o governo havia dito que os repasses seriam feitos em três etapas.

Segundo Guedes, a divisão das parcelas será uma “aterrissagem inteligente”. De acordo com ele, a ideia é que no início de agosto sejam pagos R$ 500; outros R$ 100 no final do mês; em setembro, serão depositados mais R$ 300 no início do mês e outros R$ 300 no final. Na prática, as cotas continuam a somar os mesmos R$ 1.200 em dois meses, mas há indefinição sobre a forma de repassar o recurso.

01
jul

TSE pode retirar biometria das eleições

Postado às 12:52 Hs

Luís Roberto Barroso avalia a possibilidade de excluir necessidade da identificação biométrica dos eleitores no pleito deste ano.  Ele encomendou aos técnicos do TSE um estudo que revele quanto tempo um cidadão leva para votar com e sem a biometria.

Em outra ponta, vem consultando médicos para saber o que é mais seguro, em termos sanitários, a identificação por meio da digital ou, à moda antiga, na base da assinatura. Quando tiver essas informações em mãos e a depender do estágio da pandemia, Barroso baterá o martelo.

jul 2
quinta-feira
16 02
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
22 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5.827.889 VISITAS