jan
Anvisa marca reunião com União Química para tratar de autorização da Sputnik V
Postado às 8:39 Hs
21 de janeiro:
Dia de Santa Inês.
Dia mundial da Religião.
Nesta data em:
Assembleia Constituinte Francesa proclama o princípio da igualdade dos cidadãos perante a lei (1790).
1863 – É fundada a empresa Opel.
1921 – Estréia do filme de Charlie Chaplin, O Garoto.
1968 – Um bombardeiro B-52, na imagem, carregando quatro bombas de hidrogênio cai na Groenlândia, deixando escapar grandes quantidades de plutônio sobre o gelo.
Nasceram neste dia…
1829 – Óscar II da Suécia (m. 1907).
1941 – Plácido Domingo, tenor espanhol.
1953 – Paul Allen, informático e empresário norte-americano.
Morreram neste data…
1793 – Luís XVI de França (n. 1754).
1924 – Lenin, político soviético (n. 1870).
1950 – George Orwell, escritor e autor britânico (n. 1903).
2008 — Luiz Carlos Tourinho, ator brasileiro
2009 — Peter Persidis, futebolista austríaco (n. 1947).
2019 — Emiliano Sala, futebolista argentino (n. 1990).
2020 — Terry Jones, ator, diretor e roteirista britânico (n. 1942).
Diretoria da CDL se reúne com prefeito de Mossoró para discutir parcerias; pleito do setor de eventos é apresentado
A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL Mossoró) esteve reunida na tarde dessa terça-feira (19), no Palácio da Resistência, com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, para discutir parcerias com o Município que oportunizem desenvolvimento e crescimento da cadeia produtiva de Mossoró. O presidente da entidade, Stênio Max, também apresentou o plano de retomada do setor de eventos mossoroense, paralisado há quase um ano em função dos efeitos provocados pela pandemia do novo coronavírus.
O prefeito falou da satisfação de receber os empresários e afirmou que é a favor da classe produtiva da cidade. “Vamos investir na desburocratização da gestão pública para facilitar a vida do empresário. Aqui a gente discute gestão e o que é melhor para a cidade”, declarou o prefeito Allyson e ainda citou os exemplos da UFERSA, UERN e Assembléia Legislativa do RN no que se refere à desburocratização.
O presidente da CDL Mossoró, Stênio Max, reforçou a importância da união entre os órgãos. “Sabemos a importância da Prefeitura de Mossoró no fomento da economia local. A CDL quer ser parceira permanente da Prefeitura para estimular a economia local”, declarou Stênio, acompanhado do vice-presidente da entidade, Damásio Medeiros.
Na ocasião, Stênio informou que a CDL Mossoró irá preparar um e-book para auxiliar o Município na captação de investimento. “Vamos gerar um e-book com os potenciais locais para captação de investidores e novos negócios em Mossoró. Será uma satisfação da CDL contribuir nesse aspecto para fomentar o crescimento da nossa cidade”, anunciou o presidente.
O prefeito Allyson ainda parabenizou a entidade pela conduta diante da pandemia. “Quero parabenizar a CDL por ter apresentado, no pico da Pandemia, um protocolo de retorno do comércio. Tenho certeza que foi fundamental para garantir a abertura do comércio durante a pandemia”.
Fonte: Assessoria
O presidente Jair Bolsonaro enviou uma carta para cumprimentar o presidente Joe Biden, que tomou posse como 46º presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira (20). Em rede social, Bolsonaro cumprimentou Biden e destacou a relação firme entre os dois países.
“A relação Bandeira do Brasil e Bandeira dos Estados Unidos é longa, sólida e baseada em valores elevados, como a defesa da democracia e das liberdades individuais. Sigo empenhado e pronto para trabalhar pela prosperidade de nossas nações e o bem-estar de nossos cidadãos”, afirmou o presidente.
“Para marcar essa data, enderecei carta ao Presidente dos EUA, Joe Biden, cumprimentando-o por sua posse e expondo minha visão de um excelente futuro para a parceria Brasil-EUA”, disse o presidente em outro post. Bolsonaro só reconheceu a vitória do presidente eleito dos EUA, Joe Biden, sobre Trump 38 dias após o pleito norte-americano.
O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (20):
– O país registrou 1.340 óbitos nas últimas 24h, totalizando 212.831 mortes;
– Foram 64.385 novos casos de coronavírus registrados, no total 8.638.249 pessoas já foram infectadas.
– O número total de recuperados do coronavírus é 7.564.622, com o registro de mais 45.776 pacientes curados. Outros 860.796 pacientes estão em acompanhamento. O número de pessoas curadas já representa 87,5% do total de casos acumulados.
Um assunto bem em evidência, que é discutido em todas as entrevistas que o presidente do Poder Legislativo mossoroense, vereador Lawrence Amorim tem participado. Da mesma forma em portais de notícias e demais mídias de Mossoró. Natural esta pauta. No entanto, este projeto é impossível de ser executado no momento. Não por falta de vontade, pois é um sonho que com certeza todo presidente queria realizar, ver realidade. É Lawrence está buscando meios de resolver a situação com alguns imóveis ora em situação de desuso na cidade.
E a possibilidade de que seja utilizado como sede do Poder Legislativo a nível de município. Ao dizer que não vai construir o novo prédio, também não se acha a favor de aluguel, até certo ponto absurdo, o que é pago pelo que abriga o Palácio Rodolfo Fernandes. Mas pensa em encontrar uma solução e que seja de condições salutares aos cofres públicos. Dessa forma, o presidente Lawrence Amorim diz achar que o dinheiro a ser gasto com o novo projeto, possa ser investido em outras obras urgentes e necessárias ao povo de Mossoró.
E o vereador Lawrence Amorim, tem sido visionário. Enxerga que a melhor das opções neste sentido, é a de utilizar o dinheiro dos impostos pagos pelo povo para pagar contas e realizar gastos responsáveis. Precisa-se de transparência para lidar com a coisa pública e o jovem presidente do Poder Legislativo mossoroense, se mostra disposto a trabalhar assim. Então que o pecúlio a ser usado na construção da Nova Câmara seja aplicado na saúde. Muito bom.
jan
Se faltar vacina no Brasil, a conta será debitada de Bolsonaro, avaliam aliados do presidente
Postado às 17:31 Hs
A equipe do presidente Jair Bolsonaro diz que acendeu o sinal de alerta dentro do Palácio do Planalto no que pode se transformar a nova crise relacionada ao coronavírus no país, depois da tragédia em Manaus. Pode faltar vacina no Brasil para dar continuidade ao Programa Nacional de Imunização.
Neste caso, interlocutores e assessores do presidente avaliam que a responsabilidade pela falta de vacina no país pode acabar sendo debitada na conta de Bolsonaro. Afinal, conflitos criados pelo atual governo com a China podem acabar atrasando ainda mais a exportação de princípios ativos daquele país para o Brasil, impedindo que Butantan e Fiocruz produzam vacinas aqui em fevereiro.
A Fiocruz, inclusive, já divulgou que seu planejamento mudou e não terá mais condições de produzir vacinas em fevereiro, como previsto inicialmente, por causa do atraso na importação dos princípios ativos para fabricação do imunizante nos seus laboratórios. Os produtos estão parados na China desde dezembro e a avaliação é que questões diplomáticas, mais do que burocráticas, estão travando a vinda dos insumos.
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (20). Foram mais 1.321 casos confirmados, totalizando 132.294. Na terça-feira (19) eram 130.973 infectados.
Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.192 no total. Foi 01 (uma) morte ocorrida nas últimas 24 horas, (em Parnamirim).
A Sesap também registrou 03 (três) óbitos ocorridos em dias ou semanas anteriores, após a confirmação de exames laboratoriais. Até terça-feira(19), eram contabilizados 3.188 mortos. Óbitos em investigação são 536. Casos suspeitos somam 73.114 e descartados são 302.634. Recuperados são 91.645.
jan
Lawrence Amorim faz cortes para adaptar a Câmara Municipal a realidade com 23 vereadores
Postado às 11:50 Hs
Via Blog do Barreto
O presidente da Câmara Municipal de Mossoró Lawrence Amorim (SD) assinou decreto em que faz adequações do legislativo a realidade de ter 23 gabinetes de vereadores com menos recursos. Foram extintos seis cargos comissionados (chefe de Divisão de Manutenção, Diretor de Material e Patrimônio, um cargo de assessor técnico e 3 cargos de assessor de comissão).
Outra medida foi suspender o aumento de 10% dos efetivos aprovado ano passado para os efetivos. Também estão vedadas as concessões de horas extras, indenizações de terços de férias e indenizações de licença-prêmio no ano de 2021.
De acordo com Lawrence Amorim as medidas visam adaptar-se a realidade com 23 vereadores bem como a redução de 6 para 5% do duodécimo repassado a legislativo pelo executivo. “A Câmara criou mais dois gabinetes de vereadores e naquela época não foi feito o estudo do impacto financeiro nem a respeito das vagas nesses gabinetes. Como temos o decreto que estabelece que não pode ter aumento de despesas então precisamos adequar a essa realidade para atender essa mudança sem gerar custos”, explicou.
Sobre a suspensão do aumento de 10% para os servidores ele disse que a medida não pode valer por conta de um impedimento legal em virtude da pandemia. “Se a pandemia tiver acabado a gente rever essa situação”, declarou.
Vale lembrar que o aumento dos subsídios dos vereadores aprovado no ano passado não valerá no ano de 2021. Cada gabinete custa entre 22 e 23 mil/mês. “Vou ter que administrar a Câmara Municipal com menos recursos e dois gabinetes a mais”, explicou.
jan
JoeBiden anuncia retorno dos EUA à OMS e ao Acordo de Paris e medidas de Trump que serão anuladas
Postado às 10:38 Hs
O gabinete de transição do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou na manhã desta quarta-feira (20), horas antes da posse, uma série de medidas que serão tomadas no primeiro dia no cargo.
Entre as principais estão medidas sanitárias e econômicas de combate à pandemia, o retorno dos EUA à OMS (Organização Mundial da Saúde) e ao Acordo de Paris para o Clima. Também foi anunciada a reversão de várias outras decisões do atual presidente americano, Donald Trump, como a construção do muro na fronteira com o México e o veto à entrada de cidadãos de países muçulmanos nos EUA.
Veja as principais medidas anunciadas:
Meio ambiente
Retorno ao Acordo de Paris para o Clima;
Reverter as ações ambientais de Trump “para proteger a saúde pública e o meio ambiente e restaurar a ciência”;
Saúde
Acabar com o processo de saída dos EUA da OMS (Organização Mundial da Saúde);
Obrigar o distanciamento social e o uso de máscaras em prédios e áreas federais e por funcionários públicos do governo e terceirizados;
Política externa
Parar a construção do muro na fronteira com o México;
Reverter o veto de Trump à entrada de cidadãos de países muçulmanos nos EUA;
Economia
Estender a moratória para despejos até 31 de março;
Estender a pausa no pagamento de financiamentos estudantis até 30 de setembro;
Outras medidas
Lançamento de uma série de iniciativas governamentais para promover a igualdade racial;
Prevenir e combater a discriminação com base no gênero ou na orientação sexual;
O gabinete de transição afirmou que as ações executivas visam adotar “ações para lidar com a pandemia da Covid-19, fornecer alívio econômico, combater as mudanças climáticas e promover a igualdade racial”.
Segundo o comunicado, Biden “assinará uma combinação de ordens executivas, memorandos, diretivas e cartas para dar os passos iniciais” horas após a posse, que está marcada para o meio-dia em Washington (14h em Brasília).
“O presidente eleito Biden agirá não apenas para reverter os danos mais graves do governo Trump, mas também para começar a fazer nosso país avançar”, aponta o comunicado.
Biden promete para os 100 primeiros dias de governo vacinar 100 milhões e mudar completamente a abordagem de combate à pandemia, para reduzir seu impacto econômico e social.
G1
O Governo de Joe Biden e Kamala Harris nos Estados Unidos começa hoje ao meio-dia de Washington (14h de Brasília), com perspectiva de mudanças profundas. As informações são do Blog do Riella.
A cerimônia de posse do presidente e da vice-presidente será realizada sob medidas de segurança, sem presença de público. Será a primeira transferência de poder desde 1869 em que o presidente anterior (Donald Trump) não estará presente para passar o cargo.
Joe Biden deverá reverter políticas de Trump já nos primeiros dias. Ele vai priorizar o combate à Covid-19. Pretende também injetar US$ 700 bilhões na economia e resgatar o multilateralismo na política externa. Repercute a proposta de aumento do salário mínimo federal para US$ 15 por hora (cerca de R$ 80). Biden promete também investir US$ 2 trilhões em energia renovável.
Há a promessa de gastar US$ 400 bilhões em compras governamentais direcionadas a produtos da indústria americana. Biden garante levar os EUA a ingressar novamente no Acordo de Paris, que prevê a redução dos gases de efeito estufa em até 28% até 2025.
Permanece como incerta a postura diante da China, levando-se em conta o desafio da disseminação do 5G no mundo (inclusive no Brasil). E destaca-se a intenção de alterar profundamente a política migratória imposta por Trump.
jan
Governo Federal lança nesta 4ª feira campanha “Brasil imunizado, somos uma só nação”
Postado às 9:22 Hs
O partido Solidariedade anunciou que mudou de lado na eleição para a presidência da Câmara e, agora, passará a apoiar o candidato Baleia Rossi (MDB-SP).
Antes, a bancada de 14 deputados vinha apoiando a candidatura do principal concorrente de Baleia, o deputado Arthur Lira (PP-AL). O Solidariedade havia anunciado apoio a Lira ainda em dezembro, no lançamento da campanha do político. A mudança foi definida em reunião da executiva nacional da legenda. A eleição que definirá o novo presidente da Casa será no dia 1º de fevereiro e terá votação presencial, apesar do aumento no número de casos de Covid-19. O formato foi definido nesta segunda pela Mesa Diretora da Câmara.
Nos bastidores, apesar do apoio declarado a Baleia Rossi, integrantes da bancada afirmam ter maioria de votos a favor de Lira. Esses parlamentares afirmam que a mudança de apoio formal representa a posição dos demais membros da executiva do partido, e não necessariamente dos deputados.
Em nota divulgada pelo partido, o presidente da sigla, Paulinho da Força (SD-SP), citou a defesa da democracia e autonomia das decisões do Congresso para justificar a adesão à candidatura de Baleia. Segundo a nota, a crise sanitária só será superada “com soluções bem negociadas pelos poderes Executivo e Legislativo, sem subordinação de qualquer espécie”.
“Por essas razões, incluindo o necessário enfrentamento pelo poder Legislativo na tão dramática pandemia, na crise econômica e no gravíssimo desemprego de milhões de trabalhadores brasileiros, que o Solidariedade decide apoiar a candidatura do deputado Baleia Rossi à presidência da Câmara Federal para o biênio 2021/2022”, diz um trecho da nota.
