27
set

Eleições 2020 : Mossoró

Postado às 19:43 Hs

A partir do dia 9 de outubro tem início a propaganda Eleitoral gratuita no rádio e na TV no pleito deste ano de 2020.   Cada programa eleitoral no rádio e na TV terá 10 minutos.

Rádio: das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.

TV: das 13h00 às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

A tabela oficial dos tempos de cada candidato/ coligação de Mossoró, veja abaixo:

27
set

Saiba mais…

Postado às 19:21 Hs

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (27):

– Registro de 335 óbitos nas últimas 24h, totalizando 141.741 mortes;

– Foram 14.318 novos casos de coronavírus registrados, no total 4.732.309 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 4.060.088, com o registro de mais 9.251 pacientes curados. Outros 530.480 pacientes estão em acompanhamento.

27
set

Registros

Postado às 18:45 Hs

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (27). Os casos confirmados somam 68.627.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.377 no total. Foram 5 óbitos a mais que ontem, porém a Sesap não detalhou quantos de fato teriam ocorrido nas últimas 24 horas e quantos seriam oriundos dos óbitos em investigação.

A taxa de ocupação de leitos críticos registrada por volta das 15h deste domingo era de 37,97% com 158 leitos disponíveis, segundo a plataforma de regulação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN.

A disputa eleitoral na cidade de Mossoró terá seis candidatos a prefeito: Allyson Bezerra (Solidariedade), Professor Ronaldo (PSOL), Cláudia Regina (DEM), Irmã Ceição (PTB), Isolda Dantas (PT) e Rosalba Ciarlini (PP) que tenta a reeleição.

A eleição para a Câmara Municipal de Mossoró, que passará de 21 para 23 vereadores a parir do ano que vem, terá 456 candidatos na disputa, distribuídos em 23 partidos.

O partido com o maior número de candidatos a vereador em Mossoró é o Solidariedade, com 35 candidatos. PSD e PROS têm 32 candidaturas registradas, cada. Na sequência, PSC com 30 e PSB com 29 candidatos. PSDB, PSL, Republicanos e Patriota que registraram 25 candidaturas, cada um.

A movimentação deste domingo foi interessante, para um domingo já que a tradição das movimentações em Mossoró geralmente é o sábado o dia de maior movimento.

Com o fim do prazo de registro de candidatura no próximo dia 26 de setembro, entrará no ar o aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias da sociedade sobre irregularidades em campanhas eleitorais. O aplicativo existe desde 2014, mas foi aprimorado ao longo de cada pleito e, para as Eleições 2020, existem diversas novidades a fim de tornar o seu uso ainda mais funcional. O objetivo principal é facilitar o trabalho de apuração por parte dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral, que podem contar com os cidadãos para atuar como fiscais da eleição no combate à corrupção eleitoral.
A última pesquisa Seta/Blog do BG apontou uma novidade que foi bem recebida na classe política e nas redes sociais e virou pauta de conversas políticas. O deputado federal licenciado Fábio Faria, atualmente ocupando o cargo de ministro das Comunicações do governo do presidente Jair Bolsonaro, aparece em primeiro lugar na pesquisa estimulada entre os possíveis postulantes ao mandato de senador em 2022. Na pesquisa espontânea, Faria aparece atrás apenas do senador Styvenson Valentim. Ocupando um dos postos de destaque no Governo Federal e sendo um dos ministros mais próximos ao presidente Jair Bolsonaro, Fábio Faria vê, pouco a pouco, se reverter uma situação que era de muita rejeição na campanha eleitoral de 2018. Imperava naquela época uma forte rejeição ao governo do seu pai, Robinson Faria.
A partir deste domingo (27), os candidatos das Eleições Municipais 2020 estão autorizados a fazer propaganda eleitoral, inclusive na internet. A propaganda eleitoral é aquela que promove o candidato e a sua plataforma eleitoral no âmbito público. Por meio dela, os concorrentes do pleito podem pedir votos aos eleitores. Este ano, o início da propaganda eleitoral foi transferido para o dia 27 de setembro em razão de a pandemia de Covid-19 ter adiado as Eleições Municipais de 2020. O pleito foi adiado para os dias 15 e 29 de novembro – respectivamente, 1º e 2º turnos de votação –, pela Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho. Regras gerais A propaganda eleitoral não pode se valer de abuso do poder econômico ou político, ou ainda utilizar indevidamente os meios de comunicação. Ela ainda deverá trazer de forma clara, nas candidaturas aos cargos majoritários – como é o caso dos prefeitos –, os nomes do titular da chapa e de seu vice. Também precisa informar os partidos políticos que endossam a candidatura e, se for o caso, que compõem a coligação.

O Ministério Público Eleitoral, através do promotor Lúcio Romero Marinho Pereira, ingressou com ação pela impugnação da candidatura da ex-prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), que disputa novamente o cargo, tendo como vice o Dr. Daniel (PSL).

No entendimento do promotor, Cláudia está inelegível, em razão das condenações decorrentes do pleito eleitoral de 2012.

“No caso da impugnada, o termo final de sua inelegibilidade ainda não se esgotou, tendo em vista que a data das eleições do ano de 2012 (7 de outubro), e, o momento de informar a Justiça Eleitoral as suas condições de registrabilidade (condições de elegibilidade e não incidência das causas de inelegibilidade), é no momento do protocolo do Requerimento do Registro de Candidatura (RRC), que no caso, ainda não se expirou”, afirma o promotor eleitoral.

Em nota, Cláudia Regina se disse surpresa com ação e afirmou que sua candidatura está autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

É com surpresa que a coligação “Juntos por Mossoró” recebe a notícia de que o Ministério Público Eleitoral – MPE entrou com ação pedindo impugnação de registro de candidatura da democrata Cláudia Regina alegando “suspensão dos direitos políticos”, coincidentemente, à véspera do primeiro dia de campanha eleitoral. 

A decisão julgada no dia primeiro de setembro de 2020 pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE autoriza a candidatura de Cláudia Regina. Neste sentido, a candidata manifesta seu respeito à atuação do Ministério Público, órgão de extrema importância para o exercício da democracia, ao passo que reitera sua plena confiança no exercício da Justiça e no transcurso propositivo da campanha eleitoral à Prefeitura de Mossoró.

27
set

RN Eleições 2020

Postado às 10:08 Hs

O prazo para registro de candidaturas encerrou neste sábado (26), no Rio Grande do Norte, foram cadastradas 10.174 candidaturas, das quais 9.164 delas para vereador, 505 pra prefeito e 505 para vice-prefeito.

No total, foram 1.048 candidaturas a mais que nas eleições de 2016. Disputam a reeleição 646 candidatos a prefeito e vereador.

Dez partidos com mais registros de candidaturas no RN:

 

27
set

Campanha começando…

Postado às 10:03 Hs

Até ontem, a sucessão municipal estava resumida ao noticiário frio e sem emoção. Parafraseando o futebol – e a política o que é se não um jogo diabólico e maquiavélico – o juiz (a Justiça Eleitoral) vai mandar rolar a bola. Da canela para baixo, tudo é joelho: vale bater sem piedade. O que não vale é a agressão covarde e gratuita.

Covardia gratuita é mentir, dissimular. Numa campanha de pandemia, o território fértil do engodo e da enganação está pavimentado pelo asfalto pantanoso das fake news. Elas chegam para impressionar: em manchetes que chamam atenção, editadas com falsas fontes em supostos sites ou blogs de muita credibilidade e populares.

Checar a informação no Google é o primeiro passo. Se você não encontrar o assunto em links que liguem diretamente ao site referido, não acredite. Mais importante ainda: não difunda. Compartilhar fake news é porta aberta para o crime. E crime pode resultar em multa e até prisão.

O jogo que vale é o da desmistificação dos políticos na campanha. Esses têm que ser desnudados. Desnudar é investigar o seu passado, o que fez ou deixou de fazer, o que prometeu e nunca cumpriu. Se roubou, se mentiu, se já se envolveu em maracutaias, se honrou compromissos, enfim, se é ou não um político decente e confiável, comprometido com as grandes causas em defesa dos menos favorecidos.

A campanha começa hoje e até a eleição em 15 de novembro e o segundo em 29 de novembro, para capitais e colégios acima de 200 mil eleitores, carros com sons barulhentos aparecerão em seu bairro e rua com propaganda de candidatos. Essa mesma propaganda chegará até você por meio de santinhos, praguinhas, cartazes, adesivos e perfurados no vidro traseiro do carro.

A partir de hoje também estão permitidos os eventos de rua e internos, como caminhadas e carreatas. Comícios tradicionais estão abolidos por conta das regras da pandemia, porque se constituem atos propícios à aglomerações. O porta a porta também vale, mas preste atenção se o candidato está respeitando o uso de máscara.

O tempo da largada de hoje na propaganda também se dará pelas redes sociais. Mas o chamado guia eleitoral no rádio e na televisão só começa no próximo dia 9. Tempo de eleição é tempo próprio e propício à reflexão.

Muitos vão bater à sua porta, os falsos e verdadeiros profetas. Saiba distinguir um do outro como se separa o joio do trigo, porque o seu voto é a arma mais poderosa para transformar a sua vida e por consequência a de todos nós.

Blog do Magno

27
set

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 6:51 Hs

27 de setembro:
Dia Mundial do Turismo.
Dia de São Vicente.
Dia da Caridade.
Dia do Encanador.
Dia Nacional do Idoso
Nesta data em:

1540 – O Papa Paulo III confirma a criação da Companhia de Jesus pela bula “Regimini militantis Ecclesiae”.
1825 – É inaugurada na Inglaterra a Stockton and Darlington Railway, considerada a primeira linha férrea do mundo.
1940 – É assinado o Pacto Tripartite.

Nasceram neste dia…

1601 – Rei Luís XIII de França (m. 1641).
1696 – Santo Afonso de Ligório, teólogo italiano (m. 1787).
1984 – Avril Lavigne, cantora canadense.

Morreram neste dia…

1986 – Cliff Burton, baixista estadunidense (n. 1962).
1993 – James Harold Doolittle, general estadunidense (n. 1896).
2005 – Ronald Golias, na imagem, comediante e ator brasileiro (n. 1929).

2010 – Mário Tupinambá, humorista brasileiro (Bertoldo Brecha) (n. 1932).

2012 – Ted Boy Marino, ator e lutador de luta-livre profissional ítalo-brasileiro (n. 1939).

2017 — Hugh Hefner, empresário e publicitário norte-americano (n. 1926).

A série de lives do projeto “Ateliê Virtual”, da Escola Judicial (EJud) do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), segue em sua segunda edição e na próxima quarta-feira (30), das 16h às 17h30, terá um webinar com o tema “Setembro Amarelo: Trabalhador, Depressão e Prevenção ao suicídio”, em seu canal no YouTube.

Realizado em parceria com o programa Trabalho Seguro e o Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do TRT-RN, o seminário virtual vai contar com participações especiais. São elas: o professor de história, bancário e advogado Joserrí de Oliveira Lucena e a psicóloga, doutora e professora do Curso de Psicologia (graduação e mestrado) da Universidade Potiguar (UnP) Alda Karoline Lima da Silva.

Os juízes do trabalho do TRT-RN e gestores do programa Trabalho Seguro no RN, Simone Medeiros Jalil e Alexandre Érico da Silva serão os mediadores do webinar. Após a abertura, será disponibilizado um link no chat do YouTube e na descrição do vídeo para acesso ao formulário de participação. É importante ressaltar que o formulário deve ser preenchido somente por magistrados e servidores dos TRTs.

Setembro Amarelo

O mês de setembro é marcado pelo Dia Mundial da Prevenção ao suicídio (10), sendo assim, o Brasil dedica o mês para a campanha do Setembro Amarelo desde o ano de 2015, com o objetivo de conscientizar sobre as doenças que levam ao suicídio e a sua prevenção.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) previu que até este ano, a depressão seria a doença mais incapacitante do mundo, afetando assim, pessoas de todas as esferas da sociedade, incluindo os trabalhadores.

26
set

Saiba mais…

Postado às 19:59 Hs

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (26):

– Registro de 869 óbitos nas últimas 24h, totalizando 141.406 mortes;

– Foram 28.378 novos casos de coronavírus registrados, no total 4.717.991 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 4.050.837, com o registro de mais 9.888 pacientes curados. Outros 525.748 pacientes estão em acompanhamento.

A quantidade de pessoas curadas no Brasil já é sete vezes superior ao número de casos ativos (525.748), que são os pacientes em acompanhamento médico.  O registro de pessoas curadas já representa 85,8% do total de casos acumulados.

26
set

Registros

Postado às 19:53 Hs

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (26). Os casos confirmados somam 68.500.

A Sesap também atualizou o número de curados no Estado: são 40.400. Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.372 no total, sendo 02 ocorridos de fato nas últimas 24 horas e outras duas que aconteceram em dias anteriores confirmadas através de exames. Em investigação estão 312 mortes.

Casos suspeitos somam 35.509 e descartados 138.718.

Ficou mais fácil para o motorista acompanhar as multas de trânsito e até mesmo realizar o pagamento antecipado das infrações com desconto de 40%. Agora, tudo está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), conhecido por armazenar a versão digital da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e do documento do veículo. Antes, esses recursos podiam ser acessados apenas pelo aplicativo Serviço de Notificação Eletrônica (SNE), que, em breve, será descontinuado. Atualmente, continua ativo somente para atender às pessoas jurídicas. A fusão dos aplicativos CDT e SNE faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que ocorre até a próxima sexta-feira (25), e tem como objetivo facilitar a vida do cidadão, como explicou o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro. “O Denatran traz mais uma facilidade para a vida do cidadão. Agora, por meio da Carteira Digital de Trânsito, a CDT, você consegue acessar o Sistema de Notificação Eletrônica, e pode acessar as multas de trânsito que você tem na sua carteira. É possível também baixar essas multas e obter um desconto de 40%, caso você abra mão da condição de recurso”, explicou o diretor. “Você pode emitir o boleto, fazer o pagamento também via celular, indicar quem é o real infrator, aquela pessoa, talvez o seu filho, o seu marido, a sua esposa, que dirige o veículo que

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teve alta médica às 13h30 deste sábado (26) do Hospital Albert Eisntein, em São Paulo, segundo a assessoria de imprensa da presidência. Na sexta-feira (25) o político passou por uma cirurgia para retirada de cálculo na bexiga.

Bolsonaro não tem nenhum cuidado especial para fazer nos próximos dias e pode viajar. O presidente já deixou o hospital e já embarcou em uma aeronave a caminho de Brasília, segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações. O órgão divulgou o boletim médico do Einstein confirmando a alta.

“O Presidente da República Jair Bolsonaro, internado desde a manhã desta sexta-feira (25), no Hospital Israelita Albert Einstein, recebeu alta hospitalar nesta tarde às 13h30”, informa o boletim assinado pelo cardiologista Leandro Santini Echenique; o urulogista Leonardo Lima Borges; e o diretor-superintendente do hospital, Miguel Cendoroglo.

G1

26
set

Horário estendido

Postado às 10:26 Hs

Publicado decreto que autoriza Partage Shopping a funcionar até às 22h

A Prefeitura de Mossoró publicou hoje, 25, novo decreto que estende o horário de funcionamento dos shoppings em Mossoró. O documento autoriza abertura das 10h às 22h, obedecendo as regras do protocolo sanitário.

O decreto 5.826 altera o 5.728 e determina medidas como uma pessoa a cada 15 m², além de afixada em cartazes a capacidade máxima de ocupação nas principais portas de acesso, sendo permitido no interior das lojas, uma pessoa a cada 5m².

O documento está disponível na edição desta sexta-feira do Jornal Oficial de Mossoró, JOM.

O advogado Frederick Wassef, que já representou o presidente Jair Bolsonaro e o filho mais velho dele, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), e mais quatro pessoas foram denunciadas, hoje, pela força-tarefa da Lava Jato por peculato e lavagem de dinheiro.

Foram denunciados:

  • Frederick Wassef, advogado;
  • Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio-RJ; Marcelo Cazzo, empresário que teria apresentado Wassef para o grupo;
  • Marcia Carina Castelo Branco Zampiron, advogada;
  • Luiza Nagib Eluf, advogada.

A denúncia é um desdobramento da Operação E$quema S, que mirou um suposto esquema de tráfico de influência envolvendo grandes escritórios de advocacia. Jair e Flávio Bolsonaro não são investigados nessa operação.

Os procuradores encontraram movimentações suspeitas nas contas do escritório de Wassef. Esses recursos, segundo os investigadores, foram desviados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ).

Em nota, Wassef diz que “estão criminalizando a advocacia no Brasil”, que nunca teve relação comercial com a Fecomércio e que nunca negociou com eles. Segundo Wassef, a denúncia é baseada em “absolutamente nada” contra ele (veja a íntegra da nota e o que dizem os outros citados no fim da reportagem).

Também nesta sexta, o desembargador federal Abel Gomes, presidente da Primeira Turma Especializada do Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF2), negou pedido de liminar para liberar valores bloqueados das contas de três dos escritórios de advocacia atingidos pela “Operação Esquema S”.

set 27
domingo
22 14
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
132 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5.835.765 VISITAS