24
jan

§ § Espaço Web § Os Numerais

Postado às 0:05 Hs

 

Dizem por aí que o sete é o número preferido de Deus. Como a Skol, ele desce redondo. Daí o Senhor ter criado o mundo em sete dias, ter dado sete cores ao arco-íris, ter definido sete sacramentos, ter fixado sete pecados capitais, ter ditado sete virtudes, ter aberto sete chacras no corpo humano, ter dado sete vidas ao gato.

Na Bíblia, o sete é grande vedete. Sete foram os pãezinhos que Jesus multiplicou pra dar comida à multidão. Depois do banquete, sobraram sete cestos cheinhos. Cristo expulsou sete demônios do corpo de Maria Madalena. Sete pessoas foram as únicas que se salvaram com Noé das águas do dilúvio. Sete é a metáfora do incontável:

Pedro queria saber o limite do perdão. Aproximou-se de Cristo e perguntou:

– Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?

Respondeu Jesus:

– Não te digo até sete vezes, mas até 70 vezes sete.

Tão sagrada criatura pertence ao clã dos numerais. Tratar bem os membros da família agrada a Deus e aos homens. Mas nem todos são tementes ao Todo-Poderoso. Há os pecadores. Eis os atos que entristecem o Senhor e enchem o diabo de alegria.

Zero à esquerda

Zero à esquerda? É nulidade. Poupe tempo e espaço. Em datas, em vez de 05.04.2010, escreva 5.4.10 ou 5.4.2010. Viu? A informação não perde nada. A mesma economia vale para escrita de numerais em geral: Em vez de havia 02 pessoas na sala, fique com havia 2 pessoas na sala. Por quê? Você não diz havia zero duas pessoas na sala.

Eu sozinho

Catorze alterna com quatorze. Mas cinquenta é única. Xô, cincoenta!

Bruxaria

Os numerais são mágicos. Número determinado vira indeterminado. É o caso do “até 70 vezes 7″ bíblico. Cristo não quis dizer 490 vezes, mas infinitas vezes. É o caso, também, do cardinal mil. Desde os começos da língua, ele se presta pra expressar indeterminação exagerada. Olho vivo. Ele não tem plural: Em abril, chuvas mil. Fez promessas mil durante a campanha. Apresentou propostas mil pra vender o produto.

Primeirão

Não caia no simplismo. O primeiro dia do mês tem privilégios. Só ele é ordinal. Os demais embarcam na canoa do cardinal: Primeiro de janeiro abre as portas do ano-novo. Os gregos não tinham o 1º dia do mês. Viajou no dia 2.

Alergia

Há numerais que sofrem de alergia. Um deles é dois. Ele não tolera o pronome todos. Todos os dois? Saia de perto. É espirro pra todos os lados. Diga os dois ou ambos.

Outro é o ordinal. Com os números que indicam ordem, o hífen não tem vez. Escreva sem medo de errar: décimo primeiro, quinquagésimo quarto, milésimo trigésimo segundo.

Sem pedigree

Numeral pertence às espécies vira-latas. Sem privilégios, concorda com o nome a que se refere (dois livros, duas cadeiras, trezentos carros, trezentas casas). Moleza? É. Mas muitos bobeiam. Dizem “trezentos e quarenta e uma declarações”. Ops! Fazem o trabalho pela metade. Como não existe meia gravidez, não existe meia concordância. Demos ao trezentos o que é do trezentos. Assim: trezentas e quarenta e uma declarações.

Milhar, milhão & cia. são machinhos e não abrem. Os distraídos se esquecem do sexo da moçada. Quando seguidos de nome feminino, não dá outra. Travestem os coitados. Dizem “duas milhões de pessoas” ou “foram liberadas milhões de moedas”. Viu? É a receita do cruz-credo. Respeito é bom e a turma do milhão adora: dois milhões de pessoas, foram liberados milhões de moedas.

Pegadinha

A vírgula joga no time dos gozadores. Adora pegadinhas. Quando o desavisado cai na cilada, ela, morrendo de rir, sai cantando o tal enganei o bobo na casca do ovo. Contra a sabida, só há uma saída — a atenção plena. Concorde com o número que vem antes da vírgula: 1,2 milhão; 0,4 bilhão; 13,5 milhões.

Fonte:Dad Squarisi

Mário Assis Causanilhas

Os números já estão superados. As aglomerações e festas de fim de ano fizeram o Brasil entrar na segunda onda. Mesmo assim, este artigo de Cláudio Humberto não perdeu atualidade nem relevância, pois mostra uma realidade mais positiva da situação da Covid-19 no Brasil, que demonstra a extraordinária importância do SUS e da assistência pública de saúde, integrada por heróis e heroínas que se dedicam a atender as faixas mais carentes da população, 24 horas por dia e 365 dias ao ano.

###
HÁ OUTRA MANEIRA DE NOTICIAR A SITUAÇÃO DA COVID NO BRASIL

Claudio Humberto   /    Diário do Poder

Quando o Brasil superou a marca de 7 milhões de pessoas curadas da covid, esse número representava 97,24% do total de casos encerrados. Em relação a óbitos, jornais famosos, como o francês Le Monde, listam os países de acordo com a população e o Brasil aparece em 24º com 928 mortes a cada milhão de habitantes. Em situação pior, com 932 mortes por milhão, temos a Suíça, sem que ninguém fale em “caos na saúde” lá.

Proporcionalmente, Brasil tem menos óbitos que Argentina (964), México (994), França (1019), Espanha (1100), EUA (1109) e Reino Unido (1136).
Há ainda Peru (1142), Itália (1272) e Bélgica, que tem taxa de 1.707 mortes por milhão de habitantes; quase o dobro da média brasileira.

DIVULGAÇÃO SÉRIA – O Brasil, com 212 milhões de habitantes, tinha 705 mil casos ativos da covid. O Reino Unido (68 milhões de habitantes) tem o dobro: 1,4 milhão.

É assim que se faz uma divulgação séria, comparando dados estatísticos, sem o viez político, sem deturpar os fatos… Não é gerando o pânico na população que males podem ser resolvidos, fazendo com que uma boa parte pense que estamos em meio do caos e vira um “salve-se quem puder” e um “Deus nos acuda”…

Estamos agindo com consciência, salvando muito mais pacientes do que uma boa parte dos países ditos de primeiro mundo…

DENTRO DO RAZOÁVEL – Ninguém quer negar nada… Sabemos o quanto esse vírus é perigoso, mas temos sim agido dentro do razoável e obtendo resultados consideráveis, dentro dessa crise terrível de saúde pública, com implicações na vida de todos…

Vamos sair dessa com a admiração de boa parte do mundo, se Deus quiser!!!

23
jan

Números da Covid

Postado às 18:56 Hs

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (23):

– O país registrou 1.202 óbitos nas últimas 24h, totalizando 216.445 mortes;

– Foram 62.334 novos casos de coronavírus registrados, no total 8.816.254 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 7.628.438, com o registro de mais 33.667, pacientes curados. Outros 971.371 pacientes estão em acompanhamento. O número de pessoas curadas já representa 86,5% do total de casos acumulados.

O voo que trará as 31.500 doses da vacina desenvolvida pela Oxford/AstraZeneca tem previsão de chegada ao RN às 16h40 do domingo (24).

Foto: Francis Mascarenhas/Reuters

A informação foi divulgada pelo Ministro das Comunicações Fábio Faria em suas redes sociais.

A carga vem dividida em 3 volumes e embarca no voo G32289 rumo ao Rio Grande do Norte às 12h55 do domingo.

Secretários de Fazenda de 18 estados assinaram uma carta, nesta sexta-feira (22), destinada ao Congresso Nacional , em que pedem a adoção de “medidas urgentes” contra a segunda onda de Covid-19 no Brasil. Entre elas, está a prorrogação do auxílio emergencial , concedido aos mais vulneráveis até dezembro. Os secretários também pedem a prorrogação do estado de calamidade pública e do Orçamento de Guerra por mais seis meses, que perderam a vigência em 31 de dezembro de 2020. Essas medidas dispensam uma série de regras orçamentárias e facilitam o aumento dos gastos públicos . Até agora, o governo federal vem negando a intenção de prorrogar o auxílio emergencial , o estado de calamidade e Orçamento de Guerra , diante da crise nas contas públicas. No ano passado, os gastos com a pandemia se aproximaram de R$ 600 bilhões, a maior parte por conta do auxílio.
Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) impedidos de fazer a prova na semana passada por superlotação das salas podem decidir se irão ao segundo dia do exame, neste domingo (24). Todos os que se sentiram prejudicados podem fazer o pedido de reaplicação pela página do participante entre os dias 25 e 29 de janeiro. O candidato deve relatar o ocorrido e não precisa apresentar documento de comprovação. As informações são da assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem.
23
jan

Registros

Postado às 12:20 Hs

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (23). Foram mais 871 casos confirmados, totalizando 134.881. Na sexta-feira (22) eram 134.010 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.230 no total. Foram 3 (três) mortes ocorridas nas últimas 24 horas, (Caicó, Caraúbas e Natal).

A Sesap também registrou 4 (quatro) óbitos ocorridos em dias ou semanas anteriores, após a confirmação de exames laboratoriais. Até sexta-feira(22), eram contabilizados 3.223 mortos. Óbitos em investigação são 549.

Casos suspeitos somam 75.689 e descartados são 308.667. São 36.047 em acompanhamento e recuperados são 95.604.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 63,2%, registrada no início da tarde deste sábado (23). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 317. Até o momento desta publicação são 89 leitos críticos (UTI) disponíveis e 153 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 140 disponíveis e 164 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Seridó apresenta 77,1% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 68,4% e a Região metropolitana de Natal 56,3%.

23
jan

Supremo lava as mãos

Postado às 12:07 Hs

A ministra Rosa Weber, vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e responsável pelo plantão judicial até fevereiro, negou, ontem, um pedido de liminar (decisão provisória) para garantir a votação remota na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. Na segunda-feira, a Mesa Diretora da Câmara definiu, por 4 votos a 3, que a eleição, marcada para 1º de fevereiro, será somente no formato presencial.

Um dia depois, o PDT ingressou com mandado de segurança no Supremo, no qual pediu a liminar para que a votação ocorra em formato híbrido, permitindo o voto remoto ao deputado que assim preferir. Rosa Weber, no entanto, negou o pedido. Na decisão, a ministra defende que não cabe intervenção do Judiciário no assunto, por se tratar de questão interna da Câmara.

Ela destacou que a decisão da Mesa Diretora obedeceu aos procedimentos previstos e afirmou não ver “ameaça ao parâmetro constitucional do direito à saúde dos parlamentares com a densidade material necessária para provocar a excepcional intervenção do Poder Judiciário em assunto legislativo de cunho próprio”. Rosa Weber disse ainda que a decisão da Mesa Diretora foi tomada sob o argumento de que os deputados não poderiam receber tratamento diverso dos cidadãos, que em novembro do ano passado enfrentaram os riscos de contágio e compareceram às urnas nas eleições municipais de 2020.

Ao apresentar o pedido de liminar, o PDT classificou como “alarmantes” os níveis de contaminação pela covid-19 no Brasil e argumentou que “a possibilidade do voto à distância é fundamental para a preservação da saúde de deputados e funcionários da Casa, sobretudo aqueles que fazem parte do grupo de risco”.

Blog do Magno

A quantidade de beneficiários do Bolsa Família no Rio Grande do Norte cresceu 7,3% ao longo do ano de 2020. De acordo com dados do Ministério da Cidadania, o Estado potiguar começou o ano com 338.754 beneficiários, número que, em novembro, havia crescido para 363.563.

O ano também teve o mais baixo número de benefícios bloqueados ao longo dos últimos anos no Estado, com 10.294 benefícios retidos no total, 89,4% a menos do que em 2019, quando ocorreram 97.523 obstruções.

O número de benefícios cancelados também teve uma queda brusca, de 50.719, em 2019, para 9.107, em 2020. A baixa quantidade de cancelamentos e bloqueios pode ser explicada pela Portaria 443, de 20 de julho de 2020.

Com validade inicial de 180 dias, a portaria suspendeu as revisões e atualizações do Cadastro Único, assim como os cancelamentos do benefício. Na última segunda-feira (18), uma nova prorrogação da medida foi publicada no Diário Oficial da União, e ela deverá valer por mais 90 dias.

23
jan

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 6:45 Hs

23 de janeiro: 
Dia de Santo Ildefonso.
Dia da Escola Militar (1855)
Dia do Futebol profissional brasileiro.
Nesta data em:

1368 – Zhū Yuánzhāng ascende ao trono da China como Imperador Hongwu, dando início à Dinastia Ming.
1808 – Dom João VI e a Família Real Portuguesa desembarcam na Bahia, fugindo das invasões napoleónicas.
1960 – O batiscafo Trieste atinge a profundidade recorde de 10 916 m, no Challenger Deep da Fossa das Marianas.

Nasceram neste dia…

1898 – Sergei Eisenstein, cineasta soviético (m. 1948).
1832 – Édouard Manet, pintor francês, um dos fundadores da arte moderna (m. 1883).
1941 – João Ubaldo Ribeiro (na imagem), escritor brasileiro.

Morreram neste dia…

1931 – Anna Pavlova, bailarina russa (n. 1881).
1944 – Edvard Munch, pintor norueguês, precursor do expressionismo (n. 1863).
1986 – Joseph Beuys, artista alemão, pioneiro do movimento ambientalista (n. 1921).

1989 – Salvador Dalí, pintor espanhol

2002 – Pierre Bourdieu, sociólogo francês (n. 1930)

2005 – Johnny Carson, humorista estadunidense (n. 1925)

2007 – Leopoldo Pirelli, empresário italiano (n. 1925).

2008 — Stein Rønning, karateka norueguês (n. 1925).

2009 — Héctor Rossetto, enxadrista argentino (n. 1922).

2010 — Ariosto Teixeira, jornalista, poeta e escritor brasileiro (n. 1953).

2015 — Abdullah da Arábia Saudita (n. 1924).

2018 — Nicanor Parra, poeta e matemático chileno. (n. 1914).

2019 — Caio Junqueira, ator brasileiro (n. 1976).

Mesmo estando matriculados em cursos presenciais ou semipresenciais, 130 mil estudantes do ensino médio não tiveram aulas presenciais no RN. Este número equivale a 78% do total de alunos do ensino médio que somam 167 mil.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19 de novembro de 2020.

A PNAD Covid-19 destaca ainda que 147 mil estudantes estavam no ensino médio em escola pública – equivalente a 88% – e 20 mil em escola privada.

Em relação às atividades disponibilizadas para alunos que não tiveram aulas presenciais, os dados da pesquisa mostram que 64% tiveram atividades; 34,7% não tiveram.

Foto: Francis Mascarenhas/Reuters

O Rio Grande do Norte receberá cerca de 31 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Em entrevista exclusiva ao Blog do BG, o Ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse que os imunizantes devem chegar em solo potiguar até o domingo à noite.

Como a FioCruz recomenda a aplicação em dose única da vacina, serão 31 mil pessoas imunizadas no RN. A dose única do imunizante já garante 73% de eficácia, segundo o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger.

Os grupos prioritários deverão receber as primeiras doses, profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos em casas de repouso.

22
jan

Números da Covid

Postado às 20:26 Hs

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (22):

– O país registrou 1.096 óbitos nas últimas 24h, totalizando 215.243 mortes;

– Foram 56.552 novos casos de coronavírus registrados, no total 8.753.920 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 7.594.771, com o registro de mais 14.030, pacientes curados. Outros 943.906 pacientes estão em acompanhamento. O número de pessoas curadas já representa 86,8% do total de casos acumulados.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta sexta-feira (22) o novo pedido de uso emergencial feito pelo Instituto Butantan de 4,8 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac que será produzida no país pelo Butantan, em São Paulo. Este segundo pedido trata do envase, pelo próprio Instituto Butantan, da vacina em frasco-ampola multidose. Ou seja, as duas principais diferenças são o local de envase da vacina e o tipo de embalagem que será utilizada. A solicitação também se estende aos 46 milhões de doses ja acordados com o Ministério da Saúde, sem necessidade de nova solicitação.

Em julgamento iniciado às 9h e que entrou pela tarde desta sexta-feira, 22, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), por maioria de votos, 3 a 2, negou o registro de candidatura do então candidato a deputado federal Kericles Alves Ribeiro, “Kerinho”. Com isso, os 8.990 votos recebidos por Kerinho são anulados e assim uma nova retotalização deve provocar uma mudança na composição da Câmara Federal, com a saída de Beto Rosado (PP) e a entrada de Fernando Mineiro (PT) pelo novo quociente.

Votaram pelo indeferimento, o relator Ricardo Tinoco, o desembargador Ibanez Monteiro e o juiz federal Carlos Wagner. Enquanto divergiram os juízes Fernando Jales e Adriana Magalhães.

A decisão que prevaleceu levou em conta documentação apresentada pela Prefeitura de Monte Alegre e o INSS que atestaram o vínculo ininterrupto de Kerinho com o cargo público municipal, o qual deveria ter se desincompatibilizado no período eleitoral. Assim será feito um novo cálculo do quociente eleitoral que resultará na ascensão de Fernando Mineiro (PT) para o cargo de deputado federal e a conversão de Beto Rosado (PP) em primeiro suplente da coligação 100% RN.

A decisão cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E Beto Rosado (PP) vai recorrer com embargos de declaração.

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) realizou, nesta quinta-feira (21), uma sessão telepresencial para abrir o novo Ano Judiciário.

A solenidade também marcou o retorno das audiências e os prazos judiciais nas unidades judiciárias da capital e do interior do Rio Grande do Norte, que estavam suspensas desde o dia 20 de dezembro.

Numa mensagem breve e objetiva, a presidente do TRT-RN, desembargadora Perpétuo Walderley, fez um balanço do trabalho realizado por magistrados e servidores no ano de 2020 e conclamou a todos a igualar ou superar os índices alcançados em 2020.

“Se no ano que passou, mesmo em meio às dificuldades e incertezas, a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte foi um raio de esperança, mantendo sua atividade, cumpre a nós, neste ano, prosseguir em nosso mister constitucional, para a que a missão da paz e da justiça social possa se realizar”, destacou a presidente.

As atividades administrativas do TRT-RN já foram retomadas desde o último dia 7 de janeiro, com adoção de medidas de segurança para conter o avanço da Covid-19.

Três novos nomes poderão entrar na disputa pela cadeira no Senado Federal.
Os possíveis candidatos que tem seus nomes ventilados tem passagens pela Câmara dos Deputados.
No grupo de Presidente Bolsonaro estão os ministros Rogério Marinho e Fábio Faria. Na oposição ao governo federal aparece bem o nome do deputado federal Rafael Motta.

Ainda tem o próprio Jean Paul que está assumindo a vaga deixada pela senadora da época Fátima Bezerra que poderá concorrer também.

2022 é logo ali. Aguardemos !

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu as consequências previstas no art. 7º do Código Eleitoral para os eleitores que deixaram de votar nas Eleições 2020 e não apresentaram justificativa eleitoral ou não pagaram a respectiva multa. A Resolução TSE no 23.637, assinada nesta quinta-feira (21) pelo presidente do Tribunal, o Ministro Luís Roberto Barroso, deverá ser referendada pelo Plenário da Corte após o recesso forense.

Entre os efeitos que ficam suspensos pela Resolução estão o impedimento de o eleitor obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e receber remuneração de função ou emprego público. A medida vale enquanto permanecer vigente o plantão extraordinário previsto pela Resolução-TSE nº 23.615/2020 para prevenir o contágio pelo Novo Coronavírus.

Para estabelecer tal medida, o Tribunal considerou que o agravamento da pandemia da Covid-19 no país dificulta a justificativa eleitoral ou o pagamento da multa por parte dos eleitores que não compareceram às urnas, sobretudo daqueles em situação de maior vulnerabilidade e com acesso limitado à internet.

Embora somente o Congresso Nacional possa anistiar as multas aplicadas aos eleitores que deixaram de votar, a Justiça Eleitoral pode, com fundamento no art. 1º, § 5º, II, da Emenda Constitucional nº 107/2020, impedir que os eleitores sofram restrições decorrentes da ausência de justificativa eleitoral durante o período de excepcionalidade decorrente da pandemia, de modo a garantir a preservação da saúde de todos.

Após o fim do prazo de suspensão estabelecido na Resolução, caso o Congresso Nacional não aprove a anistia das multas, o eleitor deverá pagar a respectiva multa ou requerer sua isenção ao juiz eleitoral.

A Resolução TSE no 23.637 pode ser conferida no Portal do TSE.

jan 24
domingo
03 46
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
92 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5.845.417 VISITAS