O horário de verão 2012/2013, que começou no dia 21 de outubro de 2012, vai acabar à 0h logo após o Carnaval, no terceiro domingo do mês de fevereiro de 2013, o dia 17 de fevereiro.
Isso significa que da noite de sábado, 16 de fevereiro, para domingo, 17 de fevereiro, os relógios onde o horário de verão vigora deverão ser atrasados em uma hora.
A determinação do começo e do fim do horário de verão está em um decreto assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008. Segundo esse decreto, o horário de verão terminará sempre a partir da 0h do terceiro domingo de fevereiro.
A economia está sendo obtida ao longo dos 119 dias do horário especial que o País adota para melhor aproveitar a luz natural.
Neste período os dias são mais longos do que as noites por causa da posição da terra em relação ao sol e a luminosidade natural pode ser mais bem utilizada. Isso proporciona uma redução na demanda máxima do sistema elétrico em função do deslocamento do pico de carga para além do habitual.
O principal benefício da redução da demanda é a otimização do sistema elétrico – decorrente do menor carregamento nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição de energia – e a redução de geração térmica.
A diminuição da demanda de ponta permite ainda poupar a água dos reservatórios das hidrelétricas, que deverão estar bem abastecidos para quando iniciar o período de seca.
A partir de segunda já sentiramos mudança nos horário bancários e alguns na programação de tv.
Poste seu comentário