O prazo para declaração do Imposto de Renda 2013 tem início hoje e se estende até o dia 30 de abril. Está obrigado a prestar contas ao Fisco o contribuinte que recebeu em 2012 mais de R$ 24.556,65 em rendimentos tributáveis ou quantia superior a R$ 40 mil em rendimentos isentos. A expectativa da Receita Federal é de que 26 milhões de documentos sejam entregues no período.

Este ano, será possível importar dados de pagamentos da declaração anterior, o que deve reduzir o tempo gasto no preenchimento. Tributaristas aconselham, no entanto, que o contribuinte organize os documentos com antecedência e não deixe o envio para a última hora, quando o sistema costuma apresentar lentidão.

O próprio programa gerador do IR oferecerá a possibilidade de a pessoa importar as informações relativas a 2012. Será possível, por exemplo, puxar dados de escolas, médicos e planos de saúde, atualizando apenas o valor.

Os gastos com saúde, que podem ser abatidos integralmente da renda tributável, continuam na mira da Receita, alertam os especialistas. O Fisco tem sido cada ano mais rigoroso com as despesas médicas. Em algumas situações, só o recibo não basta e a Receita tem exigido laudos detalhando o tratamento.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *