# # Novo cenário na AL …
Uma nova mudança na Assembleia Legislativa poderá acontecer nos próximos dias… É que o Conselho Político achou interessante um deputado integrar o secretariado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Como o líder do Governo, Getúlio Rego (DEM) não quer nem ouvir falar em Secretaria de Saúde, o posto vem sendo oferecido ao deputado Kelps Lima (PR), hoje ligado ao presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta (PMN). Caso Kelps Lima aceite assumir a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), o Seridó ganha um deputado estadual: o suplente Antônio Petronilo (PMDB), que assumiria o posto. O problema é que Kelps Lima resiste em aceitar a Saúde, a menina dos olhos de Kelps seria a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos… Mas, o PMDB já teria reservado a pasta para o ex-deputado Elias Fernandes, que é engenheiro e foi até pouco tempo, diretor geral do Dnocs.
# # Primeira viagem internacional
O Papa Francisco deverá participar de pelo menos quatro atividades da Jornada Mundial da Juventude, principal evento da juventude católica, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de julho deste ano, na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o vice-presidente do Comitê Organizador Local da Jornada, dom Antônio Augusto, o primeiro pronunciamento do pontífice deverá ocorrer na Praia de Copacabana, no final da tarde do dia 25. O pronunciamento deverá ocorrer em um palco montado na praia, onde o papa será oficialmente recebido pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta. “Dom Orani saudará o papa. Haverá também os jovens representantes de cada continente, que irão cumprimentá-lo. Depois haverá um momento de oração”, disse dom Antônio.
# # Apoio a Eduardo Campos…
O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), ofereceu seu lugar a José Serra, na condição de o tucano apoiar a candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) à presidência da República, contra o mineiro Aécio Neves. A informação foi confirmada por dirigentes dos dois partidos. Pelo acordo, Freire seria“repatriado” a Pernambuco com a garantida de reeleição para deputado federal. O acordo com o PSB garantiria também a candidatura de Serra ao governo de São Paulo pelo PPS, em 2014, contra Geraldo Alckmin. A informação é de Cláudio Humberto, na sua coluna desta sexta-feira. Com mais detalhes: A mão forte Serra garantiu mandato de deputado federal em São Paulo ao pernambucano Roberto Freire, que dificilmente repetirá a proeza. A mão forte de Eduardo Campos garantiria outro mandato para Roberto Freire, novamente por Pernambuco, desde que Serra o apoie em 2014. José Serra não esconde que se opõe a Aécio Neves, mas ainda não cogitou abandonar o partido, segundo os aliados que lhe restam no PSDB.
# # Mais uma agência no RN
A cidade de Jardim de Piranhas irá ganhar no próximo mês de abril uma agência bancária do Banco do Brasil. A data da inauguração será no próximo dia 05 de abril. A confirmação da inauguração foi feita pelo gerente de Relações Institucionais do banco, Paulo Augusto Bouças, ao deputado federal e Coordenador da bancada do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional, João Maia, grande responsável pela reivindicação da agência no município. Levar o Bando do Brasil para Jardim de Piranhas faz parte de uma das lutas do deputado João Maia, natural daquela cidade, e que entende o quando será importante uma agência bancária para a população. “A abertura da agência do Banco do Brasil em Jardim de Piranhas é um marco para o desenvolvimento da cidade, melhora a vida de aposentados e pensionistas, assim como dos empresários locais que não precisarão se deslocar a outras cidades pra realizarem movimentações bancárias”, garantiu o deputado em seu Twitter, nesta quinta-feira.
# # Na busca por assinaturas
A ex-senadora Marina Silva disse nesta quinta-feira que vai rodar o País atrás de assinaturas para criar o seu novo partido político, batizado de Rede Sustentabilidade. Pela manhã, Marina esteve no Mercado da Lapa, zona oeste de São Paulo, onde conversou com feirantes e participou de um mutirão de coleta de apoios. “Esta é a segunda atividade que eu participo, a primeira foi em Brasília. A partir de agora vamos andar o Brasil inteiro”, afirmou. Na sexta-feira (15), a ex-ministra do Meio Ambiente vai a Araraquara, a 270 quilômetros da capital, e, no fim de semana, ela estará no Rio. Marina, no entanto, disse que ainda não há um levantamento de quantas assinaturas o movimento já conseguiu, pois o processo está apenas no início. A Rede foi lançada em 16 de fevereiro e tem até setembro para conseguir as mais de 500 mil assinaturas de apoio que a Justiça Eleitoral exige para a criação de uma nova sigla.Cotada como um das candidatas à Presidência em 2014, depois de ter conquistado quase 20 milhões de votos nas eleições passadas, Marina criticou o clima de campanha criado nas últimas semanas pelo PT e PSDB e disse que a Rede não vai participar desse processo de antecipação.
Poste seu comentário