O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que começou a sair do papel há mais de 10 anos com recursos públicos, deve ter as obras físicas – que agora estão a cargo da iniciativa privada – concluídas em dezembro deste ano. Os vôos começam a chegar e a partir em abril de 2014, ou seja, em menos de um ano.

A construção do aeroporto com dinheiro privado começou em agosto de 2012. A obra é responsabilidade do consórcio Inframérica, que arrematou a concessão do aeroporto e terá direito também de administrá-lo quando estiver pronto. Atualmente estão sendo montadas as superestruturas, que são os pilares e as vigas que sustentarão o empreendimento. A cara do aeroporto começa a aparecer nessa fase. Instalações de equipamentos hidráulicos, elétricos, hidrossanitários e mecânicos começam no segundo semestre deste ano.

 

Operação

Os terminais de cargas e passageiros devem ficar prontos e começar a funcionar simultaneamente. Haverá capacidade para receber 6,2 milhões de passageiros por ano, mas a perspectiva é que no primeiro ano de funcionamento 4 milhões de pessoas passem pelo terminal. Para efeito de comparação, no Augusto Severo passaram cerca de 2,6 milhões em 2012. O total esperado no novo aeroporto é uma vez e meia maior que o volume atual e é calculado considerando a média de 10% de crescimento no fluxo, registrada nos últimos dez anos. Para cargas, haverá capacidade para movimentação de 10 mil toneladas por ano.

 Lojas

Em julho deste ano o consórcio Inframérica pretende começar a conversar com possíveis parceiros comerciais. “São as lojas que farão parte do complexo. Vamos começar a fechar o mix”, diz o superintendente do aeroporto, Ibernon Martins. A intenção, segundo ele, é ter lojas âncoras, mas os nomes de possíveis parceiras não foram divulgados. Também não está descartada a presença de marcas que estão hoje no Augusto Severo. Essas lojas têm hoje contratos firmados com a Infraero e terão de assinar possíveis novos contratos para atuar em São Gonçalo.

Apesar de tantas noticias boas e animadoras, nenhum obra de mobilidade para o novo aeroporto começou, isso mesmo, se quer começaram as obras de mobilidade. Outra coisa que também já está definida nos bastidores é um consenso entre a classe política potiguar é o nome. O aeroporto deverá se chamar Aluísio Alves.

fonte: Tribuna do Norte

 

1 comentário

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    Gustavo Queiroz
    24 de abril de 2013 16:49

    Deveria se chamar Câmara Cascudo.


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