Capacitação do Projeto Espaço do Conhecimento reúne representantes da Petrobrás e do Comdica.


Os professores das escolas contempladas pelo Projeto Espaço do Conhecimento participaram de mais uma capacitação neste sábado (27). O encontro aconteceu no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), em Mossoró, com a presença de representantes da Petrobrás e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Comdica.

Primeiro os professores assistiram uma palestra proferida pelo Gerente de Projetos da Petrobrás, o engenheiro Ricardo Pinheiro, sobre a atuação da Petrobrás e a necessidade de mão de obra qualificada para ocupar o mercado de exploração de petróleo. O objetivo foi passar ao público presente informações que possam ser utilizadas durante as aulas. “Muitas vezes o professor não enxerga a importância dele na formação dos futuros profissionais”, destacou o engenheiro.

Na sequência o tema trabalhado foi os direitos da criança e do adolescente. A palestra foi ministrada pela representante do Comdica, Mirna Aparecida, que falou sobre as políticas de atendimento da criança e do adolescente, especialmente do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Momentos como esse são importantes para esclarecer e aproximar as instituições”, disse.

De acordo com a Coordenadora Executiva do Projeto Espaço do Conhecimento, Wagna Dantas, a capacitação foi pensada para apresentar aos professores o contexto em que o projeto se insere. “A Petrobrás, como patrocinadora, está aqui para que eles conheçam mais a empresa e o Comdica para lembrar que todas as atividades serão desenvolvidas em conformidade com as leis de proteção à infância e à juventude”, explicou a Coordenadora.

O Espaço do Conhecimento visa melhorar o ensino das ciências da natureza e da matemática em três escolas da rede pública de ensino localizadas na área de atuação da Petrobrás. O objetivo é tornar as aulas mais atrativas e fazer com que os alunos se interessem pelos conteúdos. A capacitação dos professores é a primeira fase do projeto que ainda prevê a instalação de laboratórios das ciências da natureza (química, física, biologia), matemática e informática, além de outras atividades nas escolas beneficiárias.


O projeto é executado pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) e patrocinado pelo Programa Petrobras de Desenvolvimento e Cidadania. As escolas beneficiárias são a Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho e Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, em Mossoró e a Escola Estadual Monsenhor Honório, em Pendências. São parceiros do projeto o Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *