Projeto de extensão valoriza agricultura familiar com visitas a comunidades
Nesse fim de semana, os componentes do Projeto de Extensão Vivenciar, Interagir e Construir Saberes vão realizar visitas a comunidades e assentamentos rurais do Mato Grande, Região Central do Rio Grande do Norte. O projeto, que é coordenador pelo professor Joaquim Pinheiro, envolve docentes e estudantes da Ufersa e do IF Ipanguaçu e aborda as temáticas de transição agroecológica, soberania alimentar e economia solidária na agricultura familiar camponesa.
A vivência, explica o professor Joaquim Pinheiro, percorrerá os municípios de Bento Fernandes, João Câmara, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande. “Vamos conhecer experiências de quintal produtivo, hortas agroecológicas comunitárias, biodigestor, casa de farinha, tecnologias hídricas de convivência com o Semiárido, relação criação animal/produção vegetal, entre outras práticas agroecológicas”, adianta o professor. Pela Ufersa participam estudantes de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Zootecnia e Ecologia,
A proposta, explica o professor, é discutir com os agricultores as formas de organização, bem como as políticas públicas para a transição agroecológica. A comercialização solidária em feiras livres como as de São Miguel do Gostoso e Pedra Grande e a Cesta Agroecológica serão visitadas pelos estudantes.
Ainda dentro da vivência, no sábado à noite, 11, será realizado o debate “A construção da agroecologia no Mato Grande: o já feito, o à fazer, os desafios e as possibilidades”, promovido pela TECHNE e AACC, entidades de assessoria que integram a Rede Pardal e que atua na região. O encerramento da programação será no domingo com um almoço no Assentamento Canto da Ilha de Cima, com alimentos produzidos localmente.
CONTINUIDADE – A vivência terá continuidade no dia 19 de maio, com visitas as comunidades rurais de Mossoró, responsáveis pela Feira Agroecológica da cidade que acontece aos sábados. Nos dias 25 e 26 será a vez dos assentamentos em Apodi, que desenvolvem experiências exitosas com o manejo da mata nativa, das sementes crioulas, apicultura, saneamento básico com re-uso da água e tantas outras. No mês de junho, o primeiro ciclo de visitas será encerrado em assentamentos e comunidade em Governador Dix-Sept Rosado e Campo Grande.
“Serão nessas localidades que os estudantes, a partir do mês de julho, quando passarão sete dias, interagindo com seus moradores, irão vivenciar e construir conhecimentos e ações compartilhada com os agricultores/as, através de oficinas e trabalho de campo, nas temáticas que norteiam o Programa”, adianta o professor Joaquim Pinheiro.
Poste seu comentário