TRT-RN: Juíza ensina noções de Saúde e Segurança no Trabalho para motoristas
Cem motoristas que estão participando do curso de Formação Profissional do Serviço Social do Transporte e do Serviço Social de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), em Natal, assistiram a uma palestra da juíza Simone Jalil sobre o Programa Trabalho Seguro, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
Uma das gestoras do programa no Rio Grande do Norte, a juíza abordou o tema Segurança e Saúde do Trabalhador, destacando o número elevado de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais que acometem os motoristas profissionais.
A juíza Simone Jalil exibiu ainda um vídeo com depoimentos de caminhoneiros falando sobre as dificuldades da profissão, como a elevada jornada de trabalho, o estresse devido às más condições de conservação das estradas e os riscos de acidentes, que põem em perigo a vida deles e de outras pessoas.
Para diminuir os riscos de acidentes nas estradas, Simone Jalil considera importante o motorista conhecer o seu limite e parar de trabalhar quando se sentir cansado. O trabalhador deve sempre priorizar a sua saúde, pois isso é a garantia de que ele vai continuar trabalhando por mais tempo para sustentar a família dele, destacou a juíza.
Entre as principais doenças que acometem os motoristas profissionais, na visão da juíza, estão o estresse, a depressão, os distúrbios mentais e o alcoolismo, além de comportamentos poucos saudáveis, como o uso de drogas, o sedentarismo que pode ocasionar doenças cardíacas, doenças no sistema digestivo e a obesidade, observou Simone Jalil.
Há outros fatores de riscos para os acidentes de trabalho dentro e fora dos veículos, segundo a juíza, como a pressão em função do tráfego intenso, jornadas alongadas, ritmo de trabalho excessivo e pressão para o cumprimento de metas, relações de trabalho autoritárias e falhas no treinamento, entre outros.
Para Simone Jalil, esse tipo de palestra é muito importante porque contribui para a discussão de um tema que hoje preocupa muito as autoridades do país, que é a prevenção de acidentes de trabalho, em particular com a categoria dos motoristas profissionais, foco da campanha nacional do Programa Trabalho Seguro em 2013.
Na opinião do diretor regional do SEST/SENAT Natal, Jefferson Dantas, palestras como essas ministradas pelos juízes que coordenam o Programa Trabalho Seguro enriquecem o currículo de nossos cursos e qualifica ainda mais os profissionais do transporte.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário