O Sebrae lança nesta terça-feira (28) o livro Educação Empreendedora durante o Encontro Nacional de Educação Empreendedora, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília. Quarto volume da coletânea Pequenos Negócios – Desafios e Perspectivas, a publicação reúne artigos de caráter técnico-analítico, assinados por especialistas em educação e empreendedorismo. O livro destaca a experiência do projeto Despertar, implementado há dez anos pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. A partir do dia 3 de junho estará disponível na Biblioteca Interativa Sebrae (BIS), no endereço http://www.sebrae.com.br/customizado/bis.
O artigo sobre o Despertar é assinado pelo gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae-RN, Antônio Carlos Liberato, que relata como o projeto tem transformado a vida de jovens do Ensino Médio de escolas públicas através do empreendedorismo. Entre 2003 e 2012, a iniciativa beneficiou mais de 26 mil estudantes apenas no Rio Grande do Norte. Nesse mesmo período, 520 professores da rede estadual foram qualificados por facilitadores do Sebrae para transmitir conhecimentos sobre empreendedorismo.
Além do Rio Grande do Norte, a metodologia do Despertar já foi adotada pelo Acre, Roraima, Rio Grande do Sul e ainda neste ano será implantado em Santa Catarina, em parceria com as respectivas secretarias estaduais de educação. O Sebrae reestruturou o Despertar e a partir deste ano passa a disponibilizá-lo para todos os estados.
Além de Antônio Carlos Liberato, outros 29 autores, entre convidados e colaboradores do Sebrae, debatem o tema, apontam caminhos e relatam experiências, fazendo uma reflexão teórica da prática no âmbito da educação empreendedora. O prefácio do livro é do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Entre os convidados estão acadêmicos como o professor Louis Jacque Filion. Especialistas de instituições parceiras como Juliano Seabra, da Endeavor, Wilma Resende Araujo Santos, da Junior Achievement, e Mônica Dias Pinto, do Canal Futura, também participam do livro.
O objetivo da coletânea é promover o debate sobre desenvolvimento na perspectiva dos pequenos negócios, a partir de abordagens que conectam a discussão acadêmica com o cotidiano da assistência técnica e dos serviços empresariais.
O primeiro volume da série Pequenos Negócios – Desafios e Perspectivas foi lançado em novembro de 2011 e contou com artigos sobre empreendedorismo, inovação e inclusão produtiva no âmbito da atuação do Sebrae. Desenvolvimento sustentável e inovação foram os temas trabalhados nos volumes dois e três, respectivamente, publicados em 2012.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário