Reitor visita novas instalações do campus da Ufersa Caraúbas
Em funcionamento desde o último dia 6 de maio, o novo campus da Ufersa Caraúbas recebeu nesta terça-feira, 28, a visita do reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professor José de Arimatea de Matos, juntamente com os representantes das sete pró-reitorias que compõem a Universidade. “Estamos aqui dando boas vindas aos estudantes, professores e servidores que já ocupam as instalações do campus mesmo que parcialmente concluídas”, afirmou.
Na ocasião, o professor pediu a compreensão dos docentes pelas dificuldades que estão sendo enfrentadas nessa fase inicial, reafirmando o compromisso de trabalhar para sanar as dificuldades. “Fizemos o máximo para estarmos aqui nesse momento, apesar dos problemas, hoje, estamos mais bem instalados que antes, pois o bloco de sala de aula oferece as condições ideias para o aprendizado, inclusive, com climatização”, frisou.
Para os alunos, a boa notícia é que dentre de no máximo três meses, a obra da biblioteca será entregue aos estudantes. “Os livros já chegaram e estamos com uma biblioteca catalogando os volumes”, adiantou. Quanto ao restaurante universitário a construção deve ser iniciada nos próximos dias. Outra novidade que a equipe de planejamento já trabalha no projeto para a construção da residência universitária. No total, são mais quatro obras em processo de licitação para a Ufersa Caraúbas.
O reitor lembrou aos estudantes que eles são a elite do ensino superior quando apenas 3% dos jovens brasileiros conquistam uma vaga numa universidade federal. “Entre as 22 universidades federais existentes no norte/nordeste, a Ufersa está entre as 5 melhores”, frisou. O reitor disse ainda que esse desempenho é o reflexo do desempenho dos estudantes e professores.
Considerando como a primeira maravilha do médio oeste potiguar, a diretora da Ufersa Caraúbas, professora Edna Linhares, ressaltou a importância da instituição para a região. “Esse campus representa mais oportunidade e melhor acesso dos jovens do interior ingressarem na universidade”, disse. Atualmente, a Ufersa Caraúbas conta com 850 estudantes matriculados em dois cursos bacharelados de Ciência e Tecnologia.
No encontro, os estudantes ouviram os pró-reitores sobre as perspectivas de projetos de pesquisas e extensão, bem como de bolsas permanência. “Caraúbas conta hoje com 181 bolsas”, afirmou o pró-reitor de assuntos comunitários, professor Rodrigo Sérgio. Os estudantes podem ainda a concorrer às bolsas de pesquisas oferecidas pela Universidade.
Na opinião da maioria dos estudantes, ocupar o novo espaço acadêmico do campus da Ufersa Caraúbas é um avanço considerável. “Melhorou muito. E com o restaurante será ideal”, afirmou Gercicley da Silva. Segundo ele, a não existência do RU dificulta a vida dos que precisam passar o dia inteiro na universidade.
Para o recém chegado a Ufersa Caraúbas, Pedro Henrique de Moraes do Rosado, natural de Apodi, a estrutura do campus é satisfatória. “A estrutura tem qualidade, bem como os professores são muito capacitados”, avaliou. O estudante também se mostrou satisfeito com a aquisição do ônibus para o transporte dos alunos, bem como as novidades anunciadas pelo reitor.
CURSOS – Além dos dois cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, o campus de Caraúbas se prepara para receber três engenharias: Mecânica, Elétrica e Civil, e os cursos de licenciatura de letras, habilitação em inglês, e música. “Mecânica e Elétrica já no próximo semestre e Civil no primeiro semestre do próximo ano”, frisou o reitor. Mesmo antes da implantação do curso de letras, o campus vai oferecer para os estudantes, curso de extensão em inglês. A previsão é de que quando estiver em pleno funcionamento a Ufersa Caraúbas receba 1.900 estudantes.
O professor Arimatea de Matos exemplificou o crescimento da Ufersa com a aprovação de 60 vagas para o curso de medicina a ser criado no campus de Mossoró, com funcionamento a partir de 2016. O reitor aproveitou a ida a Caraúbas para estreitar o relacionamento da equipe no nível central numa reunião administrativa com os professores e servidores do campus da Ufersa do Médio Oeste.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário