Via Jornal de Hoje
O presidente da Câmara Federal, o potiguar Henrique Eduardo Alves, do PMDB, previu uma coisa, mas a Secretaria da Presidência da República anunciou outras. A visita da presidente da República, Dilma Rousseff, do PT, ao Rio Grande do Norte está repleta de dúvidas. De certeza mesmo, só que ela vai desembarcar em Natal no final da manhã de segunda-feira, para anunciar obras para o Estado e distribuir máquinas agrícolas para as Prefeituras do interior.
Contudo, como a presidente da República vai desembarcar no Rio Grande do Norte já é uma dúvida. Isso porque segundo o presidente da Câmara Federal, ela iria pousar na pista do novo aeroporto (ainda em construção) em São Gonçalo do Amarante, “para ver com ela está linda”, afirmou Henrique por meio do Twitter na quarta-feira. Para a Secretaria da Presidência da República, a previsão repassada nesta sexta-feira é que ela chegue pelo aeroporto Augusto Severo, de Parnamirim.
Segundo Henrique, Dilma também vai confirmar a inclusão da duplicação da BR 304 nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A mesma ação que ele anunciou em março, quando antecipou a mesma obra. Contudo, segundo as ações programas para a presidente Dilma, não há tal previsão.
A presidente da República deve anunciar o edital de duplicação da BR 101, assinar o termo de cooperação do Brasil Mais Seguro, dar a ordem de serviço para a construção do Museu da Rampa e do Memorial do Aviador e anunciar a garantia de recursos para a ampliação do Centro de Convenções.
Especificamente sobre a duplicação da BR 101, trata-se de obras remanescentes que ficaram após o trabalho feito – boa parte – pelo Exército. Ou seja: a construção de vias marginais, drenagem e de dois viadutos – na Avenida Maria Lacerda Montenegro, ajudando a diminuir os problemas de congestionamento.
Havia a expectativa que Dilma Rousseff também anunciasse a autorização para a construção das barragens de Poço de Varas, Pedra Branca e Bujari. Além disso, que ela desse a ordem de serviço para a Barragem de Oiticíca. As ações já haviam sido antecipadas pela governadora Rosalba Ciarlini no início deste mês. “Conquista do RN”, classificou a governadora na época. Mas também não foi confirmado pela Secretaria da Presidência. Claro, a agenda da presidente no RN ainda pode sofrer alterações.
MÁQUINAS
Durante visita da presidenta da República, Dilma Rousseff, à cidade de Natal na próxima segunda-feira, 149 prefeitos irão assinar o termo de doação correspondente a 250 equipamentos, dos quais 201 – 101 retroescavadeiras e 100 motoniveladoras – já estão disponíveis no pátio do Centro Administrativo. A informação foi dada pelo delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa, informou, durante entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (31), no auditório da Governadoria.
As máquinas doadas vão atender a 89,22% dos municípios do Estado e também a 79,45% da população rural potiguar, ou seja, das 704 mil famílias da zona rural, 560 mil serão beneficiadas. A aquisição dos equipamentos pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), somam investimentos na ordem de R$ 81,6 milhões. Após a entrega, serão iniciados cursos de capacitação dos 500 operadores que nelas trabalharão (dois por equipamento). Serão cursos de 16h (retroescavadeiras) e de 40h (motoniveladoras) com término até o dia 27 de junho.
De acordo com Raimundo Costa, a perspectiva é de que as máquinas possam atender aos municípios de forma continuada para a recuperação de estradas vicinais e reforço da infraestrutura hídrica do semiárido com a construção e recuperação de reservatórios.
Poste seu comentário