A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem (12) que a inflação no país está sob controle e que o governo tem “todas as condições” de conter uma alta que fuja ao controle. A declaração foi feita durante evento no Palácio do Planalto em que o governo anunciou crédito para famílias do Minha Casa, Minha Vida comprarem eletrodomésticos e móveis.

“É muito importante  que o Brasil tenha uma visão do seu futuro condizente com a situação real em que vive, e a situaçao real em que o Brasil vive é inflação sob controle, contas públicas sob controle. Isso significa que quando nós olhamos o entorno, a relação do Brasil com vários componentes que caracterizam os indicadores macroeconomicos é muito saudável”, afirmou a presidente.

Dilma enfatizou que “não há a menor hipótese de que o governo não tenha uma política de controle e combate à inflação”. “Não há a menor hipótese. Todos os que apostam nisso são os mesmos que no início deste ano apostaram que iria haver um problema sério com o fornecimento de energia no país e que sumiu, desapareceu de todos os jornais porque não era real. São movimentos localizados e especulativos que duram um tempo, mas que fazem mal ao Brasil.”

Em maio, a inflação desacelerou no país, na comparação com o mês anterior, ficando em 0,37%. No acumulado em 12 meses, no entanto, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a “inflação oficial” do país, atingiu 6,5%, no teto da meta do governo.

O superávit (economia feita para pagar os juros da dívida pública) nas contas do setor público, por sua vez, recuou 32% no ano até abril, na comparação com o mesmo período de 2012, para R$ 41 bilhões (2,7% do PIB, o menor da série histórica do BC, que começa em 2001). (G1)

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *