OAB Mossoró instala Comissão da Memória e da Verdade Anatália Alves

 

“A comissão da verdade vem tentando resgatar um debate nacional que precisa ser feito. Estamos buscando trazer à tona a história de pessoas que seguraram bandeiras coletivas em nome do bem comum da sociedade” com estas palavras o presidente da Comissão da Memória e da Verdade da OAB Seccional do Rio Grande do Norte, Djamiro Acipreste iniciou a cerimônia de posse dos membros da Comissão de mesmo nome da OAB Subseção de Mossoró, realizada na noite de hoje.

Para presidir a Comissão da Memória e da Verdade da OAB Mossoró, o nome escolhido foi o do advogado Wellington Barreto, por sua história na militância social no Rio Grande do Norte. Wellington Barreto foi presidente de grêmio estudantil, do DCE da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), militante do PCB na época do regime militar, e integrante de diversos segmentos sindicais no RN.

“Esta noite me recorda muitas pessoas, estou muito emocionado. Desde o início da tarde comecei a relembrar muitos nomes de colegas de militância. E para estes colegas que dedico este momento”, comentou Wellington Barreto. O advogado também falou acerca das próximas atividades da Comissão: “Vamos estabelecer um calendário, ouvir depoimentos e encaminhar ao Ministério da Justiça, ao Governo Federal, para que o Brasil possa, ao menos, se desculpar com essas pessoas”.

Também foram empossados como membros da Comissão os advogados João Paulo de Medeiros e Judith Dantas. A Comissão da Memória e da Verdade da OAB Mossoró, que faz homenagem a Anatália Alves, militante que foi presa, torturada e morta durante o regime militar.

Participaram da solenidade o presidente da OAB Seccional do Rio Grande do Norte, Sérgio Freire, o presidente da OAB Subseção de Mossoró, os conselheiros federais da OAB Humberto Fernandes e Daniel Victor da Silva Ferreira, e a presidente da Comissão de Direito à Saúde da Seccional do RN, Elisângela Fernandes. O evento teve ainda a presença de diversos advogados mossoroenses, políticos, estudantes e cidadãos interessados no tema.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *