Está cada vez mais acirrada a competição que Dilma sofrerá para se reeleger.A presidente caiu 28 pontos percentuais em relação à março, de acordo com uma pesquisa nacional sobre as intenções de voto divulgada quinta-feira (18) pelo instituto Ibope e o jornal ‘O Estado de S. Paulo’. O levantamento foi realizado entre quinta e domingo passados.
LULA DÁ BANHO
No cenário com quatro candidatos a presidente — Dilma, Marina Silva (sem partido), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) –, a presidente tem 30% das intenções de voto, contra 22% da ex-senadora, 13% do político mineiro e 5% do ex-aliado. Se Lula fosse o candidato do PT, receberia 41% contra 18%, 12% e 3%, respectivamente. O ex-presidente declarou nesta quinta que elimina a possibilidade de ser candidato.
Dilma despencou, se forem considerados dados de uma pesquisa realizada março pelas mesmas instituições. Antes, 58% dos entrevistados pretendiam reeleger a presidente. Marina cresceu de 12% em março para 22% em julho. Aécio ganhou 4 pontos: de 9% para 13%. Campos oscilou de 3% para 5%. A quantidade relativa de votos nulos e brancos dobrou de 9% para 18%.
COM JOAQUIM
Em outro cenário, que inclui o presidente do (STF) Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, como quinto candidato, o magistrado fica em quarto lugar com 6% das intenções de voto, enquanto Dilma, Marina e Aécio perdem um ponto percentual cada. Campos fica com 5%. Barbosa tem negado intenção de disputar eleições.
Foram entrevistados 2.002 brasileiros de no mínimo 16 anos de idade em 140 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. (Folha Online)
Poste seu comentário