A atividade econômica do país registrou alta de 0,89% no segundo trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores, indicou nesta quinta-feira (15) o Banco Central.

O resultado do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) no segundo trimestre, que tenta ser uma “prévia” do PIB, ficou abaixo do registrado no primeiro trimestre deste ano – quando foi verificado um crescimento de 1,1% (número revisado) frente aos três últimos meses de 2012.

Os números oficiais do PIB do segundo trimestre deste ano, porém, serão conhecidos somente em 30 de agosto, quando será feita a divulgação pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o boletim Focus do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira (12), o mercado financeiro baixou sua expectativa de alta, em 2013, de 2,24% para 2,21%. Para o ano que vem, a estimativa de expansão econômica recuou de 2,6% para 2,5%.

O IBC-Br foi criado para tentar ser um “antecedente” do PIB. O índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, indústria e setor de serviços, além dos impostos. Os últimos resultados do IBC-Br, porém, não têm demonstrado proximidade com os dados oficiais do Produto Interno Bruto, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *