Ufersa Caraúbas completa três anos com muitas conquistas
O Município de Caraúbas/RN está em festa. Há três anos, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido consolidava sua expansão universitária no médio oeste potiguar com a criação de um Campus na cidade. Mesmo sem instalações próprias, o dia 16 de agosto de 2010 foi um marco na região, com a realização da aula inaugural do curso noturno de Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT) – primeiro curso ofertado.
“É uma enorme satisfação para nós que fazemos o Campus Caraúbas, pois é o primeiro aniversario funcionando em instalações próprias. Não podemos negar que nestes três anos, tivemos muitos desafios que nos encorajam a buscar soluções e melhorias, e que com a graças de Deus, culminaram em muitas conquistas para a educação superior”, expressou a professora e diretora Edna Rocha, acrescentando que as conquistas instigaram a traçar novos desafios para o Campus, para cada vez mais oferecer excelência na educação de nível superior para toda região do médio oeste potiguar.
Em três anos de funcionamento a Ufersa Caraúbas cresceu e hoje é uma gigante no semiárido. A comunidade ufersiana ganhou instalações próprias. Ao todo são 32 hectares de área construída, que acomoda salas de aula, laboratórios, centro de convivência, bloco de docentes.
E as conquistas não param por aí. Estão sendo finalizados os blocos administrativos e da biblioteca e em breve será construído o restaurante e a residência universitária com capacidade para 160 alojamentos masculinos e femininos. O patrimônio institucional ultrapassa 1.900 itens.
Cresceram também a oferta de cursos. Além dos dois Bacharelados em Ciência e Tecnologia, diurno e noturno, o Campus de Caraúbas implantou neste ano as Engenharias: Mecânica, Elétrica e prepara para Engenharia Civil, e os cursos de Licenciatura em Letras, habilitação em Inglês. Tenho ainda a definir duas Engenharias e uma Licenciatura para totalizar a pactuação estabelecida com o MEC.
Novos setores como Recursos Humanos, Pedagógico e Serviço Social foram implantados, diversificando e melhorando o atendimento oferecido principalmente aos alunos. A comunidade discente deu um salto nesses três anos, passando de 100 (em 2010) para mais de 850 alunos matriculados (2013.1).
Crescimento vertiginoso também foi observado com a equipe de servidores, que passou de 06 para 96. O quadro de docentes é formado por 52 professores, sendo 52 efetivos e 01 substituto. Do quadro efetivo, 16 docentes possuem título de doutor e 36 são mestres.
“Com a chegada de novos professores e técnicos ao nosso campus, este cenário têm sido bastante dinâmico nesses três anos de implantação. Desafios foram superados com empenho de toda comunidade acadêmica, que têm proporcionado a este campus um grande destaque na região do médio oeste, impactando diretamente no contexto socioeconômico. A Ufersa Caraúbas grande é hoje uma universidade grande e forte que muito em breve estaremos formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, destacou André Moreira, um dos primeiros professores da Ufersa/Caraúbas.
Com uma equipe dinâmica e comprometida, a Ufersa Caraúbas inova em várias ações de caráter permanente tais como ginástica laboral, campanhas de vacinação e educação em saúde. As ações extrapolam os muros da universidade. Vários projetos de extensão e pesquisa estão em desenvolvimento, beneficiando diretamente a comunidade.
Nestes três anos programas foram desenvolvidos através da temática de Educação ambiental, como arborização da cidade, oficinas e palestras pelas Escolas urbanas e rurais, envolvendo alunos e professores da rede municipal e estadual. Pesquisas de iniciação científica foram realizadas sobre a disposição final dos resíduos sólidos (lixão) e os reservatórios naturais de água no município de Caraúbas.
A Educação Digital, desenvolvida em parceria com a prefeitura de Caraúbas e Emater, atenderá até o final do ano 300 pessoas com aulas gratuitas de informática. Da mesma forma, o Cursinho Pré-Enem é outro sucesso entre o público que almeja ingressar em um curso superior, atendemos 120 pessoas.
“Universidade se faz com ensino, pesquisa e extensão. Então na extensão, nós desenvolvemos projetos que realmente venham impactar na vida da comunidade, mostrando nossa responsabilidade social”, falou professor Luiz Carlos, coordenador de Extensão e Cultura.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário