Os produtos turísticos do Rio Grande do Norte que fogem do binômio sol e mar serão destaques na a 9ª edição da Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), que será realizada entre os dias 28 e 30 de agosto, em Campina Grande (PB). Serão apresentados os roteiros turísticos do interior do estado trabalhados pelo SEBRAE/RN, que está levando uma comitiva com cerca de 40 empresários, proprietários de empreendimentos instalados nos roteiros.

Denominado Encantos do Rio Grande do Norte, o espaço destinado ao estado vai expor aos visitantes do evento os roteiros ‘Encantos do Agreste’, ‘Caminhos de Pium’, ‘Seridó’, ‘Rota da Fé’ e ‘Do Sertão para o Mar’ (região Oeste), este último totalmente voltado para o turismo rural, que é a tônica da Ruraltur. Esses destinos estão sendo trabalhados pelo Sebrae para consolidar a interiorização do turismo no Rio Grande do Norte e reservam ao visitante um turismo de experiência, baseado no conceito ver, provar e levar, associando artesanato, gastronomia, cultura e produção associada ao turismo.

“A participação dos nossos roteiros e dos empresários atendidos na Ruraltur é importante para divulgação desses destinos, que são tão interessantes quanto os atrativos da capital potiguar. Como houve uma desaceleração do fluxo de turistas internacionais, a alternativa é atrair o visitante nacional, começando pelo da nossa região”, explica a gerente da Unidade de Comércio e Serviço do Sebrae-RN, Sandra Martins. De acordo com a gerente, os empresários que vão à feira também participam da programação técnica.

O roteiro ‘Encanto do Agreste’, como o nome sugere ressalta as potencialidades da região central do Agreste Potiguar para o turismo pedagógico. Já o roteiro ‘Do Sertão para o Mar’ envolve uma série de empreendimentos que ratificam toda a potencialidade econômica de Mossoró e região, como fruticultura, cadeia produtiva do petróleo e as salinas. Esse é um dos roteiros rurais mais consolidados do Rio Grande do Norte. Já o ‘Caminhos de Pium’, comunidade que fica entre os municípios de Paramirim e Nísia Floresta, mostra todo o esoterismo e as peculiaridades gastronômicas do lugar, agregados ao ecoturismo e ao turismo de aventura.

O roteiro do Seridó segue proposta semelhante, proporcionando uma viagem pela gastronomia da região, suas cores e sabores, com destaque para a carne de sol, os queijos de coalho e de manteiga e famosos bordados. Já a ‘Rota da Fé’ envolve uma série de opções na região do município de Santa Cruz, tendo como ponto de partida a visitação ao Santuário de Santa Rita de Cássia.

Fonte: Assessoria

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *