FICI leva crianças à magia da produção cinematográfica
Drama, comédia, terror, ficção científica, aventura e romance. A programação da 11º edição do Festival de Cinema Infantil (FICI) em Natal está bem variada. Serão mais de 78 filmes exibidos, até o dia 29 de setembro, em sessões das 10h30 às 18h30, nas salas do Cinemark, no shopping Midway Mall. Tem opções para todos os gostos e que agrada às diferentes idades. Ingressos para todas idades custam R$ 7,00.
Outro atrativo do festival são atividades que mexem com a imaginação das crianças sobre o processo de produção cinematográfica e fazem um paralelo, entre as histórias apresentadas nas telas e a realidade vivida. No primeiro dia de exibições, os filmes da mostra Novos Jovens contaram com a participação da coordenadora pedagógica do FICI, Lilia Levy, com intervenções que incitavam a reflexão do público sobre as temáticas abordadas nas produções. “Nosso público cresceu, ao longo desses 11 anos de festival, e a Mostra Novos Jovens foi criada para essa parcela. A proposta é levar algo que vai além da diversão. Isso já é trabalhado na própria seleção dos filmes em cartaz e é reforçado com o debate, após as exibições”, coloca Lilia Levy.
Durante as sessões do filme “Osmose Jones – Uma aventura radical no corpo humano”, também exibido na sexta, a plateia aprofundou os conhecimentos sobre anatomia, através de exposições e debates com profissionais do Museu de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A programação de filmes e a intervenções com o público continuam, neste sábado (21), na abertura oficial do FICI, que começa às 10h30, no Cinemark. Pela manhã, haverá uma exibição simultânea de diversos filmes do festival. No período da tarde, a plateia poderá acompanhar e conhecer de perto como é o trabalho dos dubladores. Na exibição dos filmes “Nono Zigue-Zague”, “Os Mágicos” e “Victor e a Mansão dos Crocodilos”, as narrações serão feitas pelos profissionais em tempo real, dentro das salas de cinema.
No próximo fim de semana, as crianças também vão descobrir como funciona a criação de filmes de animação. O evento vai oferecer oficinas gratuitas da técnica Stop Motion, ministradas por profissionais do estúdio potiguar Pixel Agogo.
“Queremos que a criança veja o cinema além do que está apresentado na tela e entenda todo o significado e estrutura que existe por trás”, destaca o coordenador gera do FICI, Carlos Proença, programador do FICI.
Poste seu comentário