Por Mauro Santayana (HD)

A notícia de que o Brasil enviou para a reunião da cúpula de direitos humanos da ONU, na qual se tratou da espionagem norte-americana da NSA, uma estagiária, não é lisonjeira para o nosso país, no momento em que enfrentamos graves desafios no contexto das relações externas.

O Brasil – que patrocinou a convocação da reunião junto à Alemanha e os países escandinavos – não poderia ter deixado de mandar um diplomata de primeira linha ao encontro, principalmente quando a espionagem à própria Presidente da República foi ali abordada por outros países, e estiveram presentes a alta comissária Navi Pillay e o Relator da ONU para a Liberdade de Expressão, Frank de La Rue.

Com a decisão de postergar – sine die – sua visita de estado aos EUA, que estava programada para outubro, o Brasil mandou ao mundo uma firme mensagem de que a agressão sofrida à sua soberania é um tema prioritário para o Governo e a Nação nesse momento.

Esperava-se, portanto – dentro e fora do país – que o governo aproveitasse toda e qualquer oportunidade para marcar, na linha de frente, sua presença, e assumir um papel preponderante nessa questão, no contexto internacional.

SIMBOLISMO

A diplomacia é uma atividade estratégica e emblemática, na qual o simbolismo, a atitude e o gesto – como ficou demonstrado pela própria suspensão da viagem – são muitas vezes mais importantes do que as palavras.

A constatação – por meio dos documentos revelados por Edward Snowden – de que o primeiro escalão do governo brasileiro tem sido monitorado por serviços de inteligência dos Estados Unidos – e que o Brasil é o país mais espionado pelos norte-americanos – tem que ser tratada como uma grave e imediata ameaça à segurança nacional.

É difícil, portanto – da mesma forma que ocorreu no Congresso, com a criação da CPI da espionagem – acreditar que não exista, ainda, no âmbito do executivo, uma força tarefa – com a presença do Ministério da Defesa, da ABIN, do Ministério das Relações Exteriores – para analisar e acompanhar essa questão e estabelecer e aplicar uma agenda comum de atuação, sob a orientação direta da Presidência da República.

O compreensível foco na diplomacia presidencial – dada a gravidade do assunto – não pode justificar o tipo de conduta que se viu em Genebra, e muito menos permitir que o Brasil envie sinais contraditórios ou de ausência de preparo ou organização à comunidade internacional neste momento.

 

 

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