Alunos de 18 cursos da Ufersa colam grau
Quase 300 alunos receberam grau pela conclusão do curso de graduação na Universidade Federal Rural do Semi Árido (Ufersa), nesta última quarta-feira, dia dois de outubro, durante solenidade realizada no salão de eventos do Hotel Garbos. Os concluintes são oriundos dos cursos de Administração, Agronomia, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciência e Tecnologia (diurno e noturno), Ecologia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Energia, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Medicina Veterinária e Zootecnia.
A noite começou com a apresentação dos formandos, realizada pelo professor Carlos Augusto Pavão, Pró-reitor de Graduação. Já o aluno Magno Sobrinho veio em seguida e com a solicitação grau, quando cada um dos alunos concluintes recebeu simbolicamente o diploma de conclusão do curso.
A maratona de discursos foi aberta pela oradora especial das turmas, a concluinte Germanda Guimarães Rebouças que ressaltou em sua fala a importância da presença dos pais e ainda as frustrações e conquistas durante o percurso de graduação, fechando com palavras otimistas para o sucesso profissional dos novos profissionais. “A Universidade ainda é um sonho. Sentimo-nos honrados pelo trabalho que teremos daqui para frente.”, conclamou.
Anualmente, o colegiado de alunos formado pelas comissões de formatura elege o paraninfo das turmas. O professor Marcelo José Pedrosa Pinheiro foi o homenageado deste ano. Efetivo do quadro permanente da Esam-Ufersa, Marcelo Pedrosa é um dos profissionais mais antigos da Universidade. Em seu texto para a assembleia, Marcelo Pedrosa pontuou o crescimento da Instituição e a sua importância para o cenário de crescimento do Rio Grande do Norte.
Na última avaliação para recadastramento da Ufersa, realizada pelo Ministério da Educação, a Instituição obteve conceito 4 de uma escala que o máximo é cinco. “Consolidamo-nos como uma instituição de alto nível na formação de recursos humanos para o desenvolvimento da região”, pontuou Marcelo Pedrosa.
Em uma noite permeada de homenagens, os alunos que concluíram a graduação com os melhores rendimentos no curso também foram homenageados com a entrega de comendas pelo Paraninfo e pelo reitor, professor José de Arimateia de Matos.
Ficou a cargo do graduando Nielton Sandson o discurso de homenagem aos pais. Em palavras de gratidão e reconhecimento, Sandson relembrou o papel da família do processo de aprendizado e formação humana do ser. “Os pais são os responsáveis por todas essas conquistas. Hoje é uma complementação do que vocês [os pais] nos ensinaram”, relembrou ele.
A sessão solene foi encerrada com o pronunciamento do magnífico reitor, que destacou a importância do momento da vida de cada um, haja vista as dificuldades e o caminho traçado para ingressar e concluir um curso superior. “Hoje é mais uma fase na formação de cada um dos concluintes que irão contribuir com o desenvolvimento social em cada área escolhida para sua atuação profissional”.
Professor José de Arimatea parabenizou os concluintes e os contextualizou da importância de concluir uma graduação. O Brasil tem aproximadamente 7 milhões de matrículas no Ensino Superior e, deste montante, apenas 15% estão nas Universidades Federais, como a Ufersa.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário