Feira de Ciências do Semiárido Potiguar tem abertura quarta-feira
A partir dessa quarta-feira, 16, cerca de mil estudantes e professores do ensino médio, de 97 escolas da região, estarão reunidos no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini, Expocenter e Hotel Garbos, em Mossoró. Este é o terceiro ano que a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, evento que discute e apresenta pesquisas de iniciação científica, acontece na cidade. Serão três dias de apresentações culturais, palestras, oficinas, debates e exposição de cerca de 200 trabalhos, voltados para as diversas áreas do conhecimento. As pesquisas retratam experiências dos alunos de ensino médio, no campo da ciência, a partir de observações na própria localidade onde vivem.
A cerimônia de abertura acontecerá dia 16, às 19 horas, no Expocenter, com a presença do reitor da UFERSA – Universidade Federal do Semi-Árido, professor José de Arimatéa de Matos. A programação da noite contará com a apresentação cultural de artistas de cordel. A exposição dos trabalhos terá lugar nos dias 17 e 18, no Ginásio Pedro Ciarlini, pela manhã e à tarde. O evento estará aberto para visitação, ao público interessado, no dia 17 (das 13 às 20 horas) e no dia 18 (das 8 às 11 horas). O encerramento do evento acontecerá no dia 18 (das 14 às 17 horas), no Hotel Garbos, quando haverá a premiação dos melhores trabalhos inscritos.
PALESTRAS E MESA REDONDA – Para o evento foram programadas duas palestras, ambas no auditório do ginásio, específicas para os orientadores dos projetos. Uma das palestras (dia 17, das 8 às 11 horas) será acompanhada da exibição do filme-documentário do diretor e roteirista, Passos Júnior, 40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire, em Angicos. No dia 18 (das 8 às 11 horas), o professor Ozimar Pereira, da rede POC-SP (Programa de Olimpíadas do Conhecimento), convida os participantes a descobrir Como participar de projetos facilita a vida de professor.
As experiências das pessoas as quais organizam feiras de ciências nacionais e internacionais e de quem realiza feiras regionais e escolares serão trocadas em uma mesa redonda, voltada para os orientadores (dia 17, das 14 às 17 horas). Na ocasião, serão debatidas ações para a organização de feiras de ciências nas escolas e como levar trabalhos desenvolvidos pelos alunos para grandes eventos. Os debates estarão a cargo dos professores Roseli Lopes (Febrace-SP); Diva Sales (Milset-CE); Ivo Leite (UFMS-MS); Goretti Silva (12ª. Dired-RN) e João Batista Santiago (Escola Estadual Monsenhor Onório-RN).
OFICINAS PARA ESTUDANTES – Além de exporem as suas pesquisas, os estudantes poderão participar de cerca de dez oficinas oferecidas para os inscritos no evento. As temáticas variam desde astronomia, biotecnologia, genética e medicina, fotografia científica, robótica educacional e pesquisa em ciências humanas. Uma das oficinas trará a experiência vivida por estudantes que participaram das feiras regionais e estaduais, no ano passado, e este ano tiveram a oportunidade de passar 15 dias, em Londres, em um dos maiores eventos de iniciação científica: o London International Youth Science Forum.
1ª. FEIRA DE PROFISSÕES UFERSA E UERN
Este ano, o evento apresenta uma novidade, que é a 1ª. Feira de Profissões UFERSA e UERN (dia 17, das 13 às 20 horas e dia 18, das 8 às 11 horas). O espaço contará com estandes onde serão expostos os cursos de graduação oferecidos pelas duas instituições de ensino, em todo o estado. Na oportunidade, os estudantes terão acesso a orientações sobre inúmeras carreiras que poderão abraçar, de acordo com a vocação de cada um. Outros estandes, de parceiros do Cienciarn, estarão presentes no mesmo local.
A 3ª. Feira de Ciências do Semiárido Potiguar é parte integrante do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, da UFERSA e da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das DIREDs – Diretorias Regionais de Educação.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário