Por Guilherme Reis

O Tempo

A um ano das eleições, especialistas em planejamento de campanhas eleitorais já fazem projeções de quanto os candidatos a deputados federal e estadual, governador e presidente devem gastar durante o pleito para ter nome competitivo nas urnas. Para chegar ao Parlamento estadual, uma campanha forte pode ter custo total de R$ 3 milhões. Já para chegar ao Congresso, o desembolso pode atingir R$ 5 milhões.

Com a profissionalização das campanhas, os candidatos precisarão reforçar a imagem, afinar o discurso e planejar a busca por votos. As ações eleitoreiras, no entanto, são coordenadas por agências e profissionais especializados, que cobram alto pelos serviços.

Para o diretor de criação e coordenador de campanha de uma agência especializada em marketing político Cadu Senna, na maioria das vezes é preciso gastar cifras milionárias para ter uma candidatura competitiva nos níveis federal e estadual. “Os custos variam muito de nome para nome, mas R$ 3 milhões de investimento para deputado estadual e R$ 5 milhões para federal não garantem a cadeira, mas garantem competitividade. Temos que lembrar que são muitos concorrentes”, afirmou.

O especialista explica que os valores sobem bastante para candidatos em eleições majoritárias. “Em Minas, por exemplo, os candidatos ao governo do Estado devem gastar em torno de R$ 50 milhões. Para presidente, então, acredito na marca de R$ 200 milhões.”

‘PLANEJAMENTO”

Apenas os pacotes de planejamento de campanha, que contemplam a comunicação online, criação de peças publicitárias e aprimoramento da imagem do político para TV, rádio, internet e impresso, podem custar de R$ 50 mil a R$ 300 mil por candidatura.

Além das agências, os candidatos ainda devem se preocupar com a sua situação em relação à intenção de votos. Uma pesquisa quantitativa pode custar de R$ 20 mil a R$ 100 mil. Se o trabalho for feito pelo viés qualitativo, a pesquisa pode custar de R$ 40 mil a R$ 100 mil. Os valores dependem da abrangência da consulta popular.

Os produtos do mercado eleitoral apresentam tanta diversidade que já é possível comprar um modelo de discurso. Um instituto de pesquisa com sede em Minas Gerais oferece aos candidatos a “elaboração do discurso a ser praticado a partir da análise de informações obtidas por meio de pesquisa de opinião”.

Matéria-prima da política, “a saliva” capaz de convencer o eleitor pode custar até R$ 30 mil. “Nós conceituamos para o candidato um discurso forte. Analisamos quais os pontos positivos que ele deve usar e os pontos fracos que ele deve melhorar na hora de expor suas ideias”, disse Maurício Lara, sócio do instituto.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *