Integrantes do Programa “Vivenciar e Construir Saberes”, atividade de extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, estarão promovendo no próximo fim de semana mais uma ação nas comunidades rurais e assentamentos. Segundo o coordenador Programa, professor Joaquim Pinheiro, desta vez os estudantes têm como missão apresentar, por meio de oficinas, um diagnóstico da realidade rural a partir da vivência dos universitário realizada no semestre passado.
“Após um intenso processo de imersão no universo das realidades das comunidades e assentamentos rurais que integram o Programa “Vivenciar e Construir Saberes”, os estudantes estão sendo desafiados a construir, de forma participativa, um Plano de Ação Estratégica para cada uma dessas localidades”, explicou o professor Joaquim Pinheiro.
A ação dos estudantes vai acontecer nos dias 13, 14 e 15, em quatro assentamentos, sendo dois em Apodi (Nova Descoberta e Sítio do Góes) e dois na região do Mato Grande (Canto da Ilha de Cima – São Miguel do Gostoso e Bonsucesso – Pedra Grande). A outra etapa ficará para janeiro de 2014.
Após a mobilização das famílias dos agricultores nas comunidades, os estudantes vão realizar Oficinas com dois momentos distintos. O primeiro, com a apresentação do que foi diagnosticado a partir das vivências, referentes aos eixos do Programa, definido como o Enlace da Sustentabilidade: soberania alimentar, transição para uma agricultura de base ecológica e comercialização solidária.
Já no segundo momento será proposta a construção do Plano de Ação Estratégica, a ser colocado em prática no próximo ano (2014) e que possam contribuir com o avanço desses três eixos em cada um desses Assentamentos. “Todo esse processo, assim como seus resultados, serão sistematizados e registrado através da publicação de um livro intitulado Uma imersão no universo da agricultura familiar camponesa, a ser lançado no final do Programa em um Seminário na Ufersa”, adiantou o professor Joaquim Pinheiro.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário