Cultura popular vira inspiração para produção artesanal

Os personagens do folclore brasileiro saíram das páginas dos livros do pesquisador potiguar Luiz da Câmara Cascudo e ganharam forma, através das mãos de grupos de mulheres do Complexo Penal João Chaves e da Associação dos Melhores Amigos do Bairro de Nossa Senhora da Apresentação (ASMANS), localizados na zona Norte de Natal. Boitatá, curupira, saci pererê, iara, lobisomem, mula sem cabeça, vitória régia, boto e sapucaia-roca são os protagonistas da ação “O Imaginário de Câmara Cascudo: Lendas do Folclore Brasileiro”, uma iniciativa desenvolvida conjuntamente pelos projetos Sebrae 2014 de RN Economia Criativa e de Responsabilidade Social e Negócios, mantidos pelo SEBRAE/RN.

“O objetivo foi criar uma produção diferente com o apelo simbólico da cultura potiguar. A gente entende que o ícone Cascudo é muito forte, por isso, tentou-se elaborar um produto que representasse essa cultura”, explica a gestora do projeto Sebrae 2014 – RN Economia Criativa, Cátia Lopes. Ao todo, 65 mulheres participam da ação dentro dos grupos que são atendidos pela iniciativa, cujos produtos ficaram prontos em outubro.

Antes da confecção dos artigos, todas as mulheres receberam orientações sobre a cultura empreendedora e conheceram a história do folclorista, que foi o principal responsável por tornar conhecidas as figuras do folclore brasileiro. “Quando fizemos a apresentação do que seria produzido, logo houve identificação com a temática. Como muitas são mães, elas já ouviram e contaram essas mesmas lendas”, afirma Cátia Lopes.

Para a comercialização desse material, três linhas de produção foram elaboradas. As dez mulheres da Asmans, criadoras da marca Retaliê, foram responsáveis pela confecção dos elementos, personagens do folclore criados artesanalmente. Já as 65 do regime fechado da Penitenciária João Chaves confeccionam livros de tecidos e dedoches com a temática folclorista. “Não é só o lado social, esses produtos são diferenciados por trazerem símbolos da cultura popular”.

Fonte: Assessoria

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *