Governo Federal assegura mais R$ 40 mi em obras para Ufersa
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) fecha o ano de 2013 garantindo mais um pacote de 40 milhões de reais em obras que serão executadas no câmpus central de Mossoró e ainda nas unidades de Caraúbas, Pau dos Ferros e Angicos. Os contratos para as obras e as ordens de serviços foram assinados na manhã desta quinta-feira, dia 19 de dezembro, na Sala dos Conselhos, com a presença do corpo técnico da Universidade, professores e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
O maior volume de recursos irá beneficiar a assistência estudantil, com a fatia de R$ 14 milhões divididos para a construção de um Restaurante Universitário em cada uma das três unidades (exceto apenas no Câmpus Central que já dispõe de um RU) e ainda a construção de 2 blocos de Residência Universitária no câmpus de Angicos e no de Pau dos Ferros.
A acadêmica do curso de Direito, Rayane Andrade, presidente do DCE da Ufersa, reconhece o esforço da Universidade nas conquistas por melhorias para a infraestrutura de ensino. “O valor da assistência estudantil foi bem alto e reforçamos o pedido para que isso seja mantido. Esperamos o compromisso das empresas responsáveis pela construção para que não atrasem as obras, porque, quando atrasam, também estão atrasando a formação dos estudantes”, solicitou a estudante.
A Ufersa alçou um acelerado ritmo de crescimento, atendendo às necessidades da comunidade acadêmica. Com esta perspectiva, também foram assegurados volumosos recursos para a construção de equipamentos de atenção à coletividade. Em Mossoró, o Câmpus Oeste irá ser beneficiado com a instalação de um Centro de Convivência e a Universidade ainda irá reformar e ampliar o Centro de Exposições e Eventos Enéas Negreiro – Expocenter.
Há ainda um contrato para a construção da nova rede de abastecimento de água para o câmpus central e outro para a perfuração de um Poço Tubular Profundo. Juntos, os dois investimentos ultrapassam a cifra dos 3 milhões de reais.
Nas unidades de Caraúbas e Pau dos Ferros serão construídos novos Blocos de Sala de Aula, cada projeto está orçado em quase dois milhões de reais. Além da retomada dos serviços da Biblioteca de Pau dos Ferros.
Com foco direcionado à melhoria no ensino, o reitor também anunciou a construção do bloco de salas de apoio à Pró-reitoria de Graduação (Prograd), uma estrutura para o Núcleo de Ensino a Distância (NEAD), e um bloco de salas para as Monitorias da Ufersa em Mossoró.
O engenheiro João Marcelo, titular da Superintendência de Infraestrutura (SIN) da Ufersa, explicou aos responsáveis pelas empresas a importância do empenho para a entrega das obras dentro do prazo estabelecido em contrato. “Não faltam recursos do Governo Federal, no entanto precisamos do comprometimento para a entrega das estruturas com a qualidade exigida dentro dos prazos acordados”, reforçou.
ENGENHARIAS –
Os recursos reservados para a estruturação dos cursos de Engenharia correspondem à segunda maior fatia de investimentos. Somente em Mossoró serão aplicados mais de 9 milhões de reais na construção do Complexo de Laboratórios das Engenharias. Além desse montante, será erguida uma estrutura laboratorial específica para atender o curso de Engenharia Florestal. Já na cidade de Pau dos Ferros o investimento será de quase dois milhões de reais para erguer o bloco de Laboratórios das Engenharias.
Para o professor José de Arimatea, os novos projetos são continuidade dos grandes investimentos para consolidar a Universidade com excelência em Pesquisa, Ensino e Extensão.
“O ano de 2013 foi intenso na planilha de projetos para todas as unidades da Ufersa. Vamos iniciar um novo ano mantendo o mesmo ritmo, o que nos garante evidência de mais qualidade para a busca de conhecimento que movimenta a Universidade”, comenta o reitor.
MAIS OBRAS NO PACOTE
Bloco de Laboratórios de Pesquisas em Ciências Vegetais
Construção da Ala para Grandes Animais do Hospital Veterinário da Ufersa
Construção do Aviário Experimental no Setor de Avicultura
NÚMEROS –
07 empresas executarão os projetos. São elas: Antártida, A&C Construções, Poly Engenharia, Tecnicenter, EBS
Perfurações, Temasi e Proel;
20 contratos regem todas as obras
820 metros é a profundidade do Poço Tubular
03 Restaurantes Universitários serão construídos simultaneamente
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário