• Começam amanhã (13) as inscrições para a primeira edição de 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni) pela internet. Segundo o Ministério da Educação, o sistema estará aberto desde o início da manhã, mas não definiu horário. O prazo vai até as 23h59 da sexta-feira (17). A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro no site do programa, que vai publicar a segunda chamada no dia 3 de fevereiro. O ProUni é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.
  • O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu que os diretórios nacionais e estaduais dos partidos políticos que quiserem receber doações eleitorais devem abrir conta bancária específica com essa finalidade. Para solicitar a abertura da conta específica ao banco, o partido precisa procurar o portal do TSE e gerar o Requerimento de Abertura de Conta Bancária Eleitoral (Racep). Depois de gerado, o Racep deve ser entregue na instituição financeira, possibilitando a abertura de conta bancária para a movimentação de recursos de campanha e permitindo ao banco verificar a autenticidade do documento. A arrecadação de recursos para campanha, com a conta bancária específica, será feita pela emissão do recibo eleitoral referente a cada doação recebida. O TSE informou que os diretórios nacionais e estaduais poderão solicitar e imprimir faixa de recibos eleitorais, por meio do Sistema de Recibos Eleitorais (SRE), também disponível no portal do TSE.
  • Avalia o colunista Ilimar Franco, na sua coluna deste domingo no jornal O Globo, que os petistas conseguiram detonar a ida de Ciro Gomes (PROS) para o ministério da Saúde, dentro da reforma que a presidente Dilma deverá fazer no próximo mês. Mas — registra o colunista –, o governador Cid Gomes (Ceará) está bem posicionado para a Educação, no caso de reeleição. ”A presidente Dilma não se cansa de elogiar a gestão de seu governo para a área. Com ênfase para o programa de alfaberização de crianças até aos oito anos.”
  • Repasses do Ministério da Educação (MEC) às cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014 foram celebrados pela presidente Dilma Rousseff. Em 2013, as 12 cidades receberam R$ 49,4 bilhões em recursos federais para educação. Em sua conta no Twitter, Dilma comentou os números. “No nosso governo, a prioridade à educação é real. Nunca se investiu tanto em educação porque acredito que este é o nosso passaporte para o futuro”, disse. De acordo com o MEC, o gasto do governo federal com a construção dos estádios nas 12 cidades, que alcança R$ 8,01 bilhões, corresponde a 8,5% do que foi liberado para a educação nos mesmos municípios somente no ano passado.
 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *