Sebrae estimula regularização de criadores de peixes
O SEBRAE/RN vai fazer um levantamento sobre a situação dos criadores de peixes do município de Apodi, município distante 328 quilômetros de Natal, com o intuito de regularizar a atividade na região. A iniciativa faz parte das ações do projeto Aquinordeste, que visa desenvolver e aumentar a produtividade do pescado nos estados nordestinos com vocação para aquicultura de forma articulada e integrada. O objetivo é conhecer a realidade dos pescadores locais quanto à existência de licenças ambientais. Apodi é referência no Rio Grande do Norte na criação de tilápias em cativeiro.
A iniciativa inclui a visita a pescadores do município a partir da próxima segunda-feira (11) e apontará alternativas para o setor. Estima-se que a grande maioria dos aquicultores do Estado não dispõe de licenciamento ambiental. O estudo traçará o panorama da atividade da piscicultura nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. A ideia é analisar a situação geral em relação às políticas públicas ambientais no setor. Atualmente, a Associação de Aquicultores de Apodi (Aquapo), contabiliza o total de 180 tanques redes em atividade para criação de tilápias no município de Apodi.
Segundo o gestor do Projeto de Piscicultura do Sebrae-RN, Renato Gouveia, , esse projeto beneficiará os produtores, pois passarão a ter o acompanhamento de técnicos da Instituição na busca pelo licenciamento. “A licença ambiental é essencial aos produtores pesqueiros, pois é uma das exigências na hora de obter crédito junto às instituições financeiras.” O Projeto Aquinordeste realizará trabalho semelhante nos municípios de Tibau do Sul e Touros, onde há um criatório de ostras e um viveiro de tilápias. O encontro acontece no dia 10.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário