Rio Grande do Norte ganha centros de empreendedorismo
Tornar o que se aprende na teoria em algo possível de aplicar em um negócio. Essa é a proposta dos dois centros de empreendedorismo que a Universidade Potiguar (UnP), que faz parte da Rede Laureate Universities, lança no Rio Grande do Norte. Integradas à universidade, os centros funcionarão como núcleos de estímulo a prática profissional, seja na criação de empresas no sistema de incubadoras, ou de pesquisas acadêmicas aplicadas.
As consultorias e capacitações oferecidos pelos núcleos serão de responsabilidade do Sebrae no Rio Grande do Norte. As duas instituições são parceiras e já mantém várias ações em conjunto, como o Projeto Pré-Consultores, o Programa de Educação Empreendedora, o Desafio Universitário e a inclusão do Projeto de Incubadoras. A ideia é que os centros passem a disseminar e fomentar a inovação e a tecnologia entre alunos, egressos e pesquisadores da Instituição, assim como para fora da academia. A solenidade de lançamento ocorreu na noite da quinta-feira (20), na Arena das Dunas.
“A partir de agora, há uma ponte concreta entre a academia e o mundo real; entre a teoria e a prática. Uma ponte de mão dupla, por onde trafegarão inúmeras oportunidades de criação de novos negócios, éticos e sustentáveis, que construirão muito mais do que apenas riquezas”, disse o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, durante o lançamento das novas estruturas, denominadas Empreender e e-Labora, ao lado presidente da UnP, Marcus Peixoto.
Entre os serviços oferecidos pelo Centro estão o desenvolvimento de inovações tecnológicas que propiciem saltos de eficiências, a formação de profissionais de excelência e criação de patentes. As pesquisas aplicadas do e-Labora serão divididas em quatro grandes áreas: Construção Civil, Desenvolvimento de Software, Automação e Controle, e Microeletrônica.Em 2014 os projetos foram selecionados, mas as empresas interessadas em firmar parceria já podem se candidatar. Os pré-selecionados farão parte dos desafios de 2015 do e-Labora.
Poste seu comentário