Roteiros alternativos ganham espaço no mercado potiguar

Esqueça a ideia de que o turismo do Rio Grande do Norte se restringe a sol, mar e dunas. Os roteiros alternativos, que envolve serras e pontos turísticos religiosos, rurais, gastronômicos e culturais em cidades do interior, ganham força e também têm despertado o interesse de visitantes. Atentas ao potencial, as agências de turismo locais começam a apostar nesse nicho, principalmente em função dos turistas estrangeiros que virão conhecer um pouco mais da cultura local. É o caso da Dandara Tour, uma agência de turismo e eventos de Natal que registra um crescimento anual de 20% focando nesse segmento.

Atuando há nove anos no mercado, a empresa gradativamente foi se posicionando como uma empresa emissiva e receptiva que promove a identidade regional. Os destinos mais comercializados pela Dandara são da região do Seridó e Agreste devido à proximidade com a capital potiguar, dando mais ênfase às cidades com mais estrutura para receber. Nesses destinos, a empresa leva o turista por um passeio para vivenciar a cultura do lugar, destacando a religiosidade, a música, a dança, a gastronomia e a cultura de um modo geral.

Um exemplo dessa integração, que envolve experimentação, está no pacote para a cidade de Carnaúba dos Dantas, onde a agência explora o Monte do Galo (monumento tradicional do roteiro religioso do RN), o artesanato e o Sítio Arqueológico Xique-Xique, finalizando com o pôr do sol no Castelo de Bivar, ao som de um artista da cidade. Situação semelhante ocorre em Caicó. O roteiro começa com visita à Igreja de Sant’Ana e continua com apresentação das rendeiras, do queijo, dos doces, dos biscoitos, da carne de sol e de outras iguarias típicas do Seridó. Pacotes como esses são oferecidos a cada trimestre e envolve várias cidades, chegando a atrair grupos de até 100 pessoas.

Essa modalidade de turismo valoriza o regionalismo. São aspectos como os causos contados por moradores da região, o sabor da comida feita na panela de barro, o despertar ao som o galo, o passeio na feira, a fruta retirada do pé no quintal da casa. “Nosso diferencial está na transparência. O cliente consegue enxergar que a empresa vivencia e acredita no que está oferecendo. Por isso, priorizando a elaboração de um roteiro abrangendo curiosidades culturais em que o turista pode interagir com a comunidade local”, ressalta Rosângela Farias.

Fonte: Assessoria

 

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